sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Firefox: Mozilla corrige problema que causava pane no navegador

 

Atualizações foram produzidas em caráter de urgência; fundação sinaliza que recurso Panorama pode não ser incluído na versão 4

A Mozilla atualizou esta semana todas as versões do Firefox, incluindo o beta do futuro Firefox 4, para corrigir problemas de estabilidade que faziam o browser apresentar pane durante a carga.
O Firefox 3.6.10 e o Firefox 3.5.13, lançados pela Mozilla na quarta-feira (15/9), trazem uma solução para o que a fundação descreveu como “um único problema de estabilidade que afetava uma quantidade limitada de usuários”.
O problema da pane surgiu na semana passada, depois que a Mozilla lançou as versões 3.6.9 e 3.5.12 para corrigir 15 vulnerabilidades. Os usuários de todas as três edições – para Windows, Mac e Linux – informaram ter havido “crashes” repentinos durante a carga do navegador depois de terem atualizado suas versões.
A Mozilla interrompeu o fornecimento de atualizações enquanto investigava. Depois, a atualização automática foi normalizada.
A Mozilla também atualizou a versão beta do Firefox 4 esta semana, para lidar com bug que comprometia a estabilidade do browser.
Questão de estabilidade
“Nós decidimos publicar uma pequena atualização do beta para consertar uma questão de estabilidade no Windows e alguns problemas de renderização e relacionados ao mouse e ao teclado no OS X, e que tinham a ver com plug-ins”, afirmou Mike Bellzner, diretor do Firefox, em uma mensagem publicada na lista de discussão “Mozilla.dev.planning”.
Tal como o bug no Firefox 3.6.9/3.5.12, este problema do Firefox 4 Beta 5 causava uma pane no navegador pouco tempo depois de sua carga. O banco de dados Bugzilla, que rastreia os bugs e as mudanças de código da Mozilla, oferecia mais informação sobre o bug, que subiu rapidamente para o topo do ranking de relatórios de panes.
A Mozilla publicou a correção na terça-feira (14/9) como Firefox 4 Beta 6.
Como a Mozilla tinha de resolver a questão da estabilidade, a empresa também designou como Beta 7 sua nova versão “congelada” – aquela que representará o que será incluído e o que não será. A Beta 7 tem previsão de lançamento para o fim de setembro.
Panorama em risco
Para que possa cumprir seus prazos, a Mozilla já eliminou diversos recursos do Firefox 4. E o Panorama, um novo nome para o que a Mozilla tem chamado de “Tab Candy”, também foi classificado como “Em risco”, pela primeira vez esta semana.
Conduzido em grande parte pelo trabalho de Aza Raskin, líder criativo do Firefox, o Panorama permite que os usuários agrupem as abas do navegador na forma de conjuntos, que podem ser representados em forma gráfica. Quando os usuários abrem uma aba, o navegador passa a mostrar apenas as abas daquele grupo.
O novo gerenciador de abas do Firefox 4 está agora “em risco” e pode ser eliminado da futura versão.
O Tab Candy/Panorama tem sido valorizado pela Mozilla e foi calorosamente recebido por analistas, incluindo Preston Gralla, da Computerworld/EUA, que o chamou de “um dos melhores recursos em novos navegadores desde que as abas foram inventadas”.
A Mozilla planeja lançar o Firefox 4 ainda este ano.
 

Nenhum comentário: