terça-feira, 14 de setembro de 2010

Em queda, Richa intensifica ataques contra Osmar Dias

 
Durval Amaral (DEM): tucano deve bater na tecla de que Osmar representa continuidade (foto: Franklin de Freitas)

Tucano tenta reverter perda de apoio insistindo em questionar aliança de adversário com o governo Requião.

A escalada de troca de acusações e ofensas pessoais trocadas pelos dois principais candidatos nas eleições deste ano tende a crescer nos últimos 19 dias de campanha, antes das eleições deste ano. Beto Richa (PSDB), candidato da coligação “Novo Paraná”, deverá endurecer o discurso nos próximos dias, mostrando que votar em Osmar Dias (PDT), candidato da coligação “União Faz um Novo Paraná”, vai apostar na continuidade governamental.

A nova estratégia para evitar a queda acentuada nas pesquisas eleitorais é mostrar que Beto Richa representa mudança e avanços sociais. “O Estado continua com baixos índices de segurança pública e a criminalidade está crescendo. O efetivo da Polícia Militar é inferior do que se tinha há 20 anos. Votar em Osmar Dias é dar continuidade a este governo que está aí, que não foca na segurança pública e tem descaso com a saúde”, discursou o deputado estadual Durval Amaral (DEM).

Para ele, mostrar que a mudança é Beto Richa será fundamental para garantir a vitória de Beto no processo eleitoral. “Não vai ser o Lula quem vai administrar o Paraná, mas vai ser o Osmar Dias que significa para nós uma continuação do governo Roberto Requião (PMDB)”, complementou Amaral. A intensificação da estratégia de agredir o adversário eleitoral já pode ser vista nos debates (Rede Massa e APP-Sindicato) e na página pessoal de Beto Richa na Internet.

Transferência - Já a campanha de Osmar Dias dará continuidade a estratégia iniciada há pouco mais de dez dias, com apresentação de propostas e aproximação diária entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato pedetista. “A transferência de votos de Lula é incontestável. Fica claro que o Paraná, com o Osmar Dias, vai ser beneficiado pelo governo federal com avanços na gestão administrativa, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento, com obras que tenham força estruturante. Até agora não recebemos uma soma significativa de recursos porque havia um clima de animosidade entre Lula e Requião. Isto não existe com o Osmar, que foi abençoado por Lula, foi ungido para ser governador. O que seria da Dilma se não tivesse o palanque de Osmar no Paraná?”, questionou o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB).

Serraglio não acredita que a vinculação Osmar-Requião pegue no eleitor paranaense. “Nada atrapalha agora a eleição de Osmar Dias no Paraná. Lula pedir votos aqui para o Osmar será decisivo como foi para Dilma que pulou de 7% da preferência do eleitorado para 50%. Tem político que não transfere voto. Esse político, já ficou provado, não é o Lula”, ponderou.

O deputado federal Florisvaldo Fier (PT), o Dr. Rosinha, não aposta apenas em Lula como fator decisivo para conquistar a vitória de Osmar Dias no Paraná. Para ele, as próprias agressões feitas pela campanha de Beto serão fundamentais para uma migração de votos - que já estaria ocorrendo. “O que vemos nas pesquisas é que o eleitor está migrando o voto. Não é que um tenha perdido eleitores e outro tenha ganho aleatoriamente. É que um perdeu eleitores para o outro e isso tem várias razões como a confiança do eleitorado porque o Osmar conhece o Paraná e o Beto é um ventríloquo que repete o que os marqueteiros dizem, por causa dos ataques generalizados do Beto contra o Osmar e por ele ter chamado os professores de laranjas podres. Tudo isso acaba sendo decisivo na hora de decidir o voto”, apostou Rosinha.

Nenhum comentário: