quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Brasil lidera pedidos de remoção de conteúdo de sites do Google

 Nova ferramenta permite visualizar países onde sites são bloqueados.
Executiva diz que serviço mostra o aumento da censura no mundo.

O Google divulgou nesta terça-feira (21) uma nova ferramenta on-line que permite a usuários visualizar os países onde os produtos da empresa, como o YouTube, são bloqueados. O novo serviço, chamado de "Transparency Report" (“Relatório de Transparência”), também fornece aos internautas a lista dos governos que exigem remoção de conteúdo de sites da empresa.
Entre janeiro e junho deste ano, o Brasil alcançou a liderança entre os países nos pedidos de remoção, com um total de 398 solicitações.
“O relatório on-line mostra que a censura na internet está aumento em todo o mundo, e não apenas nos países em que mais se espera”, disse Dorothy Chou, analista de política do Google, em entrevista à CNN.
A nova ferramenta inclui um mapa interativo onde os usuários podem ver quantos pedidos de bloqueio e remoção de conteúdo cada país fez ao Google. O internauta pode, inclusive, acompanhar em quais sites da empresa os pedidos foram feitos. No Brasil, por exemplo, houve 99 ordens judiciais para remoção de dados do Orkut.

 

Nenhum comentário: