sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ibope mostra Osmar Dias em ascensão e Richa em queda

Osmar: efeito Lula surtiu o efeito esperado (foto: Divulgação)

Pesquisa Ibope divulgada ontem à noite pela RPC aponta que em duas semanas Osmar Dias (PDT) diminuiu em sete pontos percentuais a diferença em relação a Beto Richa (PSDB) nas intenções de voto para o governo do Estado. Richa, que tinha 50% no levantamento anterior do mesmo instituto, divulgado no dia 26 de agosto, caiu para 47%. Osmar, que tinha 34%, subiu para 38%. Outros 10% dos entrevistados não souberam responder, e 4% declararam intenção de anular ou votar em branco. Os demais candidatos não atingiram 1%, ou não foram citados.

O resultado confirma que a estratégia de Osmar de “colar” sua imagem no presidente Luiz Inácio Lula da Silva e na candidata do PT, Dilma Rousseff, à Presidência, surtiu efeito. Os números devem acirrar ainda mais a disputa eleitoral nessa reta final da campanha.
O Ibope ouviu 1.512 eleitores entre os dias 6 e 9 de setembro. A pesquisa tem margem de erro de 3% para mais ou para menos e foi registrada na Justiça Eleitoral com o número 21413/2010.

Hoje, nova pesquisa, desta vez do Datafolha, deve ser divulgada. No levantamento anterior, divulgado também no dia 26 de agosto, a diferença entre os dois estava em treze pontos, com rixa sendo prefeirido por 47% dos entrevistados, contra 34% que declararam voto em Osmar. 

Desde a divulgação das pesquisas Ibope e Datafolha há duas semanas, o candidato do PDT passou a utilizar mais intensamente a imagem e a presença de Lula e Dilma em sua campanha. A estratégia de “colar” no presidente foi motivada pelo crescimento de Dilma, que ultrapassou o presidenciável tucano José Serra (PSDB) nas intenções de voto no Estado, considerado reduto da oposição ao governo federal. No Datafolha do dia 26 de agosto, Dilma saiu de 34% para 43%, enquanto o tucano caiu de 41% para 34%.

Na semana passada, Lula e Dilma participaram de comício ao lado de Osmar em Foz do Iguaçu. As imagens e declarações do presidente no evento foram exaustivamente veiculadas no programa e nas inserções da propaganda do candidato do PDT.

Um dos trechos, em que Lula relatava ter alertado Osmar de que Richa não cumpriria acordo de apoia-lo na eleição para o governo, em troca do apoio do pedetista na campanha para a reeleição para a prefeitura de Curitiba, em 2008, motivaram uma guinada na campanha do tucano. Em atitude inédita, Richa partiu para o ataque contra Osmar, exibindo em seu programa veiculado na tarde de sexta-feira, gravação em que o pedetista declarava apoio à reeleição do tucano para a prefeitura em 2008.
A campanha do PDT rebateu veiculando videos em que Richa pedia voto para Osmar na eleição para o governo em 2006, e outro em que ele se comprometia a cumprir os quatro anos de mandato como prefeito, caso reeleito. Já na noite de segunda-feira Richa retirou do ar o video com o ataque ao adversário, dando a entender que a iniciativa não teria sido bem recebida pelo eleitorado.


Nenhum comentário: