quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Datafolha aumenta expectativa de “virada” no Paraná

Caito Quintana: “Vos de comando do Lula trouxe energia” (foto: Arquivo JE)

Coligação que apoia Osmar Dias aposta em crescimento e empate; tucanos tentam estancar queda de Beto Richa 

A divulgação de nova pesquisa Datafolha prevista para hoje elevou as expectativas sobre os rumos da eleição pelo governo do Estado. Do lado de Osmar Dias (PDT), a aposta é na consolidação da tendência de crescimento do candidato, verificado nos levantamentos divulgados na semana passada, e de nova queda do adversário Beto Richa (PSDB), o que confirmaria as previsões de uma “virada” na disputa entre os dois. Do lado tucano, a ordem foi intensificar a campanha, principalmente na Capital e Região Metropolitana, onde Richa caiu mais, na esperança de “estancar” o crescimento do oponente.
O clima entre os aliados de Osmar é de euforia contida diante dos últimos números. No último Datafolha, divulgado na sexta-feira, o pedetista diminui pela metade a vantagem do tucano, que caiu de 47% para 44%, enquanto Osmar passou de 34% para 38%. A diferença diminuiu de 13 pontos percentuais para seis em duas semanas. Em Curitiba, Richa caiu onze pontos, enquanto Osmar cresceu oito, reduzindo a diferença em 19 pontos percentuais.

Os apoiadores de Osmar apontam que ele ainda tem espaço para crescer entre o eleitorado de Dilma Rousseff (PT). Entre os eleitores de Dilma no Paraná, 51% votam em Osmar Dias (eram 45%) e 38% em Beto Richa (eram 42%), segundo o último Datafolha. “Esse eleitorado é mais suscetível, por isso há essa expectativa de crescimento”, avalia o presidente estadual do PT, deputado Ênio Verri. “A próxima pesquisa deve dar um empate mais explícito”, prevê.

Os aliados do pedetista são unânimes em apontar que o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a intensificação do uso da imagem do petista na campanha de Osmar tem sido decisivo para o candidato da coligação. “Estava precisando uma voz de comando. E essa voz foi o Lula, que trouxe energia para a campanha”, considera o deputado Caito Quintana (PMDB). “Se a pesquisa de amanhã (hoje) confirmar a tendência de crescimento, ela vira essa semana”, apontou.

Os dois concordam que a presença de Lula também foi fundamental para acabar com o “corpo mole” de certos setores da campanha. E que o crescimento nas pesquisas também favorece a atração de lideranças, como prefeitos e vereadores, que até então estavam reticentes sobre se engajarem na busca de votos para Osmar. “Não tem nada mais pragmático que o corpo mole em política. A medida que vai subindo (nas pesquisas) a situação muda”, brinca Ênio Verri.

O novo levantamento do Datafolha foi iniciado na segunda-feira, e deve ser concluído hoje. O instituto pretende ouvir 1.220 eleitores, em todo o Estado. A margem de erro máxima prevista é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral no último dia 10, sob o número 21.776/2010.  A pesquisa anterior, divulgada na sexta-feira, foi registrada sob o número 21.185/2010.

Nenhum comentário: