COMO POTENCIAR A MOTIVAÇÃO NA VIDA E NO TRABALHO
Inevitavelmente o trabalho é uma questão central na vida de todos nós. O trabalho influencia fortemente todas as outras áreas de vida. Existe uma bidirecionalidade de influências e motivações entre a vida e o trabalho. Cada vez que a motivação é afetada negativamente na nossa vida em geral, consequentemente o nosso trabalho sofre uma quebra. Ou ao invés, quando a nossa motivação no trabalho sofre um abalo, quando perdemos perspectivas de progressão e a satisfação diminui, também a motivação na nossa vida tem tendência a diminuir.
A motivação comprova-se como um grande potenciador da nossa qualidade de vida. Ou ao invés, a desmotivação tonar-se um tormento na nossa vida. Então, posso afirmar categoricamente que aprendermos estratégias para manter os nossos níveis de motivação adequados é promotor e potenciador de satisfação no trabalho e na vida em geral.
Este artigo surge na sequência da criação de um vídeo elaborado na EscolasTV, um projeto que pertence à Escola Plus, uma Rede Educacional de Blogs, constituída por: Escola Psicologia, Escola Dinheiro, Escola Freelancer, Escola Criatividade, Escola WordPress e Escola Apostas ). O vídeo tem por título: EscolasTV Episódio 6 - Como Manter a Motivação no Trabalho.
Como ser um profissional mais atraente para o mercado?
Todo profissional precisa, constantemente, avaliar sua empregabilidade.
Por Camila Mariano*
Mas, o que é empregabilidade?
Empregabilidade é a capacidade de manter-se atual e adequado às exigências do mercado. Para isso, o profissional deve ser flexível e buscar conhecimentos sempre focado em seus objetivos profissionais e pessoais. Hoje não basta ter um histórico profissional estável e uma formação acadêmica. É necessário conhecer profundamente seu negócio, o mercado, as tendências e tudo que envolve sua área de atuação.
Mas, o que é empregabilidade?
Empregabilidade é a capacidade de manter-se atual e adequado às exigências do mercado. Para isso, o profissional deve ser flexível e buscar conhecimentos sempre focado em seus objetivos profissionais e pessoais. Hoje não basta ter um histórico profissional estável e uma formação acadêmica. É necessário conhecer profundamente seu negócio, o mercado, as tendências e tudo que envolve sua área de atuação.
Um bom profissional deve, sempre, identificar o que o mercado busca e, assim, fazer sua auto-avaliação a fim de buscar melhorias em seu perfil.
Como aumentar sua empregabilidade?
Alguns itens são básicos quando falamos de aumento de empregabilidade. São eles:
Alguns itens são básicos quando falamos de aumento de empregabilidade. São eles:
- Realize cursos de especialização / extracurriculares (Dica: procure cursos em sua área de atuação em procurandocursos.com)
- Participe de eventos e feiras relacionados à sua profissão;
- Evite mudar de emprego várias vezes com menos de 1 ano na empresa, para que assim não seja avaliado como um profissional instável;
- Procure ser relevante em seu trabalho, buscando inovações e soluções. Assim as pessoas perceberão como seu trabalho é importante para a empresa;
- Se possível, mantenha atividades paralelas remuneradas (consultoria, aulas) que aumentam sua experiência e seu equilíbrio financeiro;
- Crie e mantenha um bom networking;
- Mantenha-se atento às oportunidades que surgem no mercado.
Lembramos que a constante busca por profissionais qualificados é uma realidade atual. Cabe ao profissional, de qualquer área, estar preparado e consciente de sua atuação, pois caso contrário estará automaticamente fora das exigências do mercado de trabalho e assim tornará menor sua chance de rápida recolocação.
*Camila Mariano: é Gerente de Produto da Procurandocursos.com
*Camila Mariano: é Gerente de Produto da Procurandocursos.com
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Os segredos do sucesso profissional
Todos nós queremos conhecer o segredo do sucesso profissional para as nossas vidas, além do sucesso familiar e sucesso em todas as outras áreas.
Mas então qual é o segredo para o sucesso profissional?
Existem algumas características que nos podem ajudar a alcançar o sucesso, mas a principal é a ação. Sem ação, qualquer boa característica que tenha não serve de muito.
Das seguintes características, consegue aprender algumas na escola, outras no emprego e outras ainda da experiência da vida.
Aqui ficam os segredos do sucesso profissional.
1. Falar bem em público
A capacidade de falar bem em público, seja para uma pessoa ou para centenas, é uma das mais importantes que podemos aprender.
Quem domina a arte de falar em público, aparece aos olhos dos outros como uma pessoa confiante e mais atrativa, que todos gostam de acompanhar.
Com esta característica, pode vender produtos ou serviços, mas mais importante, vender ideias, defender pontos de vista e apresentar soluções.
2. Escrever bem
Saber escrever bem oferece praticamente as mesmas vantagens de saber falar em público.
Consegue estruturar melhor as suas ideias e defender as suas opiniões.
Quando sabemos quais são os nossos verdadeiros objetivos profissionais podemos ter uma noção sobre se o caminho que estamos trilhando esta ajudando ou dificultando alcançarmos nossas metas e podemos definir quais são os passos que devemos trilhar para facilitar este caminho.
Para muitos, ter sucesso profissional é alcançar um cargo importante dentro da empresa como diretor ou presidente. Mas infelizmente, não são poucos os casos de profissionais que passam grande parte da vida profissional buscando este tipo de "premiação" e que após alcançar este objetivo sentem-se frustrados pela realidade não corresponder as expectativas que eles tinham. Muitos outros, atingem os maiores degraus dentro da empresa e, pelo contrário sentem-se realizados e satisfeitos.
Sucesso!
É preciso dominar a gramática da sua língua e ter a capacidade de apresentar textos muito bem organizados e claros.
Os grandes gurus de uma determinada área de negócio, são pessoas que normalmente escrevem artigos para várias publicações e que também aparecem em conferências.
3. Gestão Pessoal
Outro segredo do sucesso profissional é a Gestão Pessoal. Para podermos agir corretamente, nas tarefas que criam mais valor, é necessário melhorar a nossa gestão pessoal. Organização, produtividade, disciplina e Desenvolvimento Pessoal constante, são hábitos obrigatórios para quem quer ter sucesso profissional.
4. Redes de contatos
Ter uma rede de contatos é útil para angariar clientes e procurar emprego, mas é muito mais importante para criar ideias e desenvolver produtos finais interessantes. As portas de fornecedores, clientes e parceiros abrem-se e gera-se uma corrente de valor para a inovação e criatividade.
5. Pensamento crítico
Existe hoje em dia muito mais informação a circular no Mundo do que existia em gerações passadas, o que torna impossível o conhecimento de todas as áreas. Por isso, a capacidade de filtrar a informação importante e relacioná-la com a informação que já conhece, é crucial para atingir o sucesso profissional e distinguir-se dos outros milhões de pessoas.
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Saber o que é motivo de realização profissional é um passo importante para quem quer desenhar um planejamento da carreira.
Quando sabemos quais são os nossos verdadeiros objetivos profissionais podemos ter uma noção sobre se o caminho que estamos trilhando esta ajudando ou dificultando alcançarmos nossas metas e podemos definir quais são os passos que devemos trilhar para facilitar este caminho.
Para muitos, ter sucesso profissional é alcançar um cargo importante dentro da empresa como diretor ou presidente. Mas infelizmente, não são poucos os casos de profissionais que passam grande parte da vida profissional buscando este tipo de "premiação" e que após alcançar este objetivo sentem-se frustrados pela realidade não corresponder as expectativas que eles tinham. Muitos outros, atingem os maiores degraus dentro da empresa e, pelo contrário sentem-se realizados e satisfeitos.
Às vezes, o profissional sente-se realizado ao perceber que pode proporcionar um bem estar material e uma qualidade de vida melhor para sí mesmo e para a família.
Um grupo grande de profissionais considera que o sucesso é equivalente ao saldo da conta bancária, ou seja, para estes profissionais ter sucesso é ganhar bem para poder realizar todos os desejos.
Muitos outros profissionais percebem o sucesso como o reconhecimento de seu talento e seus esforços por seus colegas de trabalho e de profissão, para estes ser reconhecido como um profissional prestigiado e valorizado no mercado é o bastante para sentirem-se satisfeitos.
Estes são somente alguns exemplos de percepções sobre o sucesso, pois esta avaliação é muito pessoal e varia de pessoa para pessoa. O importante é que o profissional saiba reconhecer entre suas habilidades, suas aptidões, suas vontades e seus objetivos o que é que realmente importa para que ele se sinta valorizado e satisfeito profissionalmente.
E para você o que é sucesso profissional?
Sucesso!
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Vídeo Motivacional
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Negociação: domine esta técnica
Em quais situações você usa a negociação no seu dia-a-dia? Se logo vêm à sua mente as duras conversas com o chefe, aquele pedido de aumento de salário ou alguma situação esporádica na carreira, saiba que a negociação é muito mais que isso. De acordo com Carlos Alberto Julio, presidente da empresa de educação e eventos empresariais HSM e autor do livro "A Magia dos Grandes Negociadores", da Negócio Editora, a negociação "é um exercício de convivência, a maneira mais democrática de resolver conflitos".
E por conflito entenda coisas pequenas e grandes, que dizem respeito à você, à sua rua, empresa, estado e país. A atual e problemática guerra no Iraque; o difícil acordo de votação do salário mínimo no Congresso; o acerto de preço e data de entrega de um produto; a contratação de uma nova empresa de limpeza; o programa de sábado à noite; o roteiro de viagem das próximas férias, tudo envolve negociação. Ela está presente em todas as esferas de nossa vida, tanto na pessoal como na profissional.
Vender é diferente de negociar. Como Julio ressalta em entrevista ao site VendaMais, "a venda é a profissão, a atividade. E a negociação é a técnica. Na verdade, a negociação é algo que está além da relação compra-venda. Nós hoje negociamos no dia-a-dia com mulher, com marido, com filhos, com irmãos".
Não há dados comprovados, mas Julio comenta que a arte de negociar deve ter surgido com a troca de mercadorias, prática também conhecida como escambo e que antecede o comércio formal. Ele brinca dizendo que vendas é a segunda profissão mais antiga do mundo - a primeira todos sabem qual é, não é mesmo? E desde o começo dos tempos sentiu-se a necessidade de negociar, sejam produtos ou idéias.
"A negociação é discutida nos Estados Unidos há mais de 30 anos, mas sempre falou-se na vantagem que uma parte levaria sobre a outra como fator primordial para o sucesso da negociação. Somente há 10 ou 15 anos os estudiosos começaram a tratar o tema de maneira mais empática, ética e profissional", destaca Denise Manfredi, psicóloga especialista em mediação corporativa e professora de negociação da escola LABSSJ e da Business School São Paulo (BSP).
Para Juliet Nierenberg e Irene Ross, autoras do livro "Os Segredos da Negociação", da Publifolha, o negociador que quer levar vantagem em tudo acaba destruindo as possibilidades de um relacionamento duradouro e bem-sucedido com a outra parte. "O fator que mais conta no desenrolar de uma negociação é a filosofia que está por trás de cada uma das partes envolvidas. Muita gente está mergulhada na tradição das partes adversárias ou oponentes porque querem vencer a qualquer custo. Porém, quem procura ganhos imediatos, adotando a filosofia do 'eu ganho, você perde', arrisca-se a a sacrificar o relacionamento com a outra parte no longo prazo. Quando os papéis são assinados e o acordo é fechado, essas pessoas talvez acreditem que deu tudo certo. Mas, se a outra parte ficou insatisfeita, imaginando que foi prejudicada ou manipulada, é provável que ponha um fim no relacionamento ou revide em algum outro acordo", esclarecem as autoras.
Negociação por etapas
"A chave da negociação é o autoconhecimento, é conhecer bem o seu negócio e a si mesmo, assim como o outro lado", avalia Denise Manfredi. Ela afirma que a negociação de sucesso pode ser dividida em 5 etapas. Confira:
- Prepare-se - Esta é a fase de coletar informações, estudar o mercado, conhecer o produto, os concorrentes, os clientes, etc. Também é fundamental conhecer os interesses - tanto os seus como os da outra parte;
- Crie opções - Depois de saber bem o que a outra parte deseja na negociação, crie alternativas, ofereça soluções para chegar a um acordo amigável. O ideal é encontrar aquela solução que é melhor para ambos os lados, a chamada solução win-win (ganha-ganha);
- Negocie - Essa parte diz respeito ao ato de negociar propriamente dito. É o momento de ceder em coisas que para você têm pouco valor para obter coisas que têm grande valor, e que para o outro lado tem menos valor. É o chamado encontro de interesses;
- Fechamento - Esta é uma das horas mais complicadas do processo, pois as pessoas tendem a fazer as maiores concessões no final, o que pode ser ruim para você - ou não. Uma opção é lançar a questão "Se concordarmos com estas condições, temos um acordo?" A vantagem é que você ainda não concordou em nada, e está obrigando o outro lado a jogar sua última carta, se tiver uma escondida;
- Conclusão - Após a negociação, o relacionamento deve continuar: este é o momento de investir na construção de uma relação duradoura entre as partes.
O presidente da HSM argumenta que a negociação tem mais chances de sucesso se for trabalhada sob 3 aspectos: comercial, técnico e comportamental. O primeiro diz respeito ao conhecimento que você tem do produto - tanto o da sua empresa quanto o dos concorrentes. A segunda questão fala dos atributos técnicos (prazos, preços, etc) e a terceira, de como você e o cliente se comportam, e da necessidade de você conhecer bem o cliente para estabelecer uma comunicação eficaz com ele.
Segundo Carlos Alberto Julio, a tendência do profissional que quer negociar é começar falando, uma espécie de mecanismo de defesa. Mas Julio adverte que a técnica está errada: "O poder está nas mãos de quem pergunta, não de quem responde. Você precisa conhecer o cliente e saber o que ele quer antes de mais nada", alerta.
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A coragem de errar. (Ou acertar)
Quando o fim do ano se aproxima, alguns de nós temos o costume de começar a rever aquilo que foi feito de bom, e também o que não foi tão bom assim em nossas vidas. No que diz respeito à vida profissional esta avaliação geralmente enfoca aspectos como relacionamento no ambiente de trabalho e desempenho no que diz respeito à realização de tarefas específicas.
Se você ainda não começou o seu “balanço”, deixo a sugestão de começar logo a fazê-lo, pois este é um hábito muito rico que pode nos ajudar a identificar pontos fracos e fortes para nosso desenvolvimento. Mas cuidado; não se deixe abalar caso descubra que cometeu alguns erros pelo caminho. Isto porque erros nem sempre são sinal de incompetência; algumas vezes pode até mesmo ser o contrário.
Fazendo meu próprio balanço descobri que neste ano errei diversas vezes. Alguns erros foram relativamente grandes e nada trouxeram de bom, muitos outros foram pequenos erros cujas conseqüências puderam ser sanadas sem maiores danos. Mas em especial ficou marcada uma situação na qual cometi um “erro”, e sofri conseqüências inusitadas.
A questão foi que resolvi agir em uma situação que precisava de “ação imediata”, mas na qual eu não me sentia totalmente seguro. Embora eu houvesse já iniciado a busca pelos elementos que me permitiriam um posicionamento claro, o outro lado precisava com urgência de uma resposta. Foi então que decidi me posicionar, mesmo com os poucos elementos disponíveis que tinha, e enviei a resposta com as ações a serem tomadas. 24 horas depois recebi as informações que faltavam e minha reação foi: Errei!
Três dias depois toca o telefone e o chefe me chama. Gelei. Mas fazer o que, engoli seco e subi as escadas já esperando pela “paulada” na cabeça. Chegando lá me olhou seriamente e soltou:
__ Bruno, você tomou uma decisão na semana passada, a respeito de nossos fornecedores, e o resultado é que acabamos pagando 12% a mais! (Breve Pausa)…__Meus parabéns!
__ Você está me dando parabéns porque acabei autorizando um serviço que custou mais caro, em vez de esperar o fornecedor mais barato?
__ Não! Estou te parabenizando por avaliar a urgência da situação e entender que não poderíamos esperar pela resposta do fornecedor mais econômico. Caso não tivéssemos fechado com este o prejuízo seria bem maior, especialmente no relacionamento com nosso cliente.
Pois vejam, assumi o risco de errar e fui parabenizado. É claro que em outras vezes assumi o mesmo risco e não recebi os parabéns, pois o erro foi um “erro” mesmo, e não trouxe nada de positivo. De qualquer forma o que quero dizer é: Só não erra quem não arrisca.
Se você não cometeu sequer um erro ou engano ao longo do ano, pode ser que isto seja um sinal de que você ousou muito pouco; que fez o que sempre fez, da forma que sempre faz. Acredite: Isto não é exatamente algo positivo.
O profissional que erra é muitas vezes o profissional que busca melhorar processos ou se arrisca tomando decisões importantes. É claro que assumir riscos calculados é bem diferente do que sair se atrapalhando com tudo pelo caminho. A qualidade nos processos cotidianos deve ser uma busca constante, só não devemos é abandonar o ímpeto de crescer, ou fraquejar diante de uma situação nebulosa, paralisados pelo medo de errar.
Afinal, como disse Dale Carnegie: Se você puder se assegurar de estar totalmente certo pelo menos 51% das vezes, pode ir a um cassino e ficar rico hoje mesmo!
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Você está Pronto para Criar o seu Sucesso?
Quem na vida não tem um sonho? Todos desejamos algo que julgamos importante conquistar, não é mesmo? Uns se contentam com um sorriso, já outros desejam fortunas, carros, aviões, reconhecimento e muito sucesso. O que se busca não importa muito, o que conta mesmo é ter algo que justifique o nosso esforço.
Mas, a questão é: você se sente preparado para construir o seu sucesso?
Muita gente quer obter algo achando que pensamento positivo é o bastante. Ledo engano, criar uma imagem do que se deseja e transferir boas energias para que ela se materialize é importante, mas não garante, por si só, o tão desejado sonho.Para obter algo precioso é preciso um bom plano mental e físico. Precisa-se saber o que se quer e como obtê-lo. Caso contrário, tudo dependerá de bons fluidos. Quem deseja o pódio deve ter confiança em sua trajetória, mas é preciso agir e correr riscos para conquistá-lo, no tempo e na forma desejada.
Para realizar sonhos, o primeiro passo é tomar as rédeas de sua vida, deixando para trás o medo, insegurança, preguiça, dúvidas, inveja e não temer os demais obstáculos que estarão sempre lhe testando. Não tenha vergonha de buscar ajuda. Dificilmente conquistaremos algo sem o apoio de outras pessoas.
O segundo passo é agir com muito amor a ponto de nos apaixonarmos pela causa. Quando nos apaixonamos por algo ou alguém, realizamos maravilhas. O mestre Zig Ziglar nos ensina: “O dever faz com que façamos as coisas bem feitas, mas o amor faz com que façamos melhor ainda”.
O terceiro e último passo é não permitir desperdício de energia. Concentre-se no ponto desejado e não esmoreça nunca. Haverá momentos que você irá pensar que está no caminho errado, que não conseguirá o que tanto deseja, que é incompetente, que o seu sonho está muito além de suas reais possibilidades… Saiba que estará diante de mais um teste para saber o quanto você deseja alcançar a sua meta e se já está pronto para obtê-la.
É como disse Randy Pausch: “As paredes de tijolo não estão lá para nos manter fora, as paredes de tijolos estão lá para nos dar uma chance de mostrar o quanto queremos alguma coisa”.
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Você, micro ou pequeno empresário cuida de sua empresa, verifica constantemente como vai a saúde dela?
Se não cuida, deve começar a se preocupar, pois a tendência para quem não realiza exames periódicos quanto às condições da saúde financeira e outros atributos não menos importantes, está fadado ao fracasso. Para preservar a boa saúde de sua empresa é essencial aplicar todo um conteúdo, uma série de realizações que façam com que a empresa conquiste e mantenha clientes ativos e com isso rentabilizar a organização como um todo. O mais importante é reinvestir uma porcentagem dos lucros em ações que preservem a imagem da marca.
O mundo corporativo atual é extremamente seletivo, só permanecem no mercado empresas bem estruturadas, empreendedoras, que tenham visão de longo prazo, então é muito importante manter-se atualizado, atuante e com disposição de investir, pois sem investimento as organizações param e paradas são ultrapassadas facilmente pela concorrência.
A falta de planejamento e as práticas mal executadas, vão consumindo, contaminando os alicerces do organismo corporativo e com isso vão enfraquecendo e deixando a organização sem condições de reagir, se não forem tomadas medidas abrangentes e não paliativas, superficiais, a tendência é a insolvência, podendo resultar no fechamento da empresa.
As pessoas que detém o poder de decisão e cargos de comando, devem também exercitar práticas saudáveis, pois também contaminam positiva ou negativamente todos os outros colaboradores, impactando na qualidade e produtividade de toda a organização.
Planeje práticas laborais diárias, iniciando logo no início do dia de trabalho, como alongamentos e prossiga desenvolvendo atividades no decorrer do dia, com ambientes voltados a qualidade de vida no trabalho, seguindo normas, padronizações, motivando o colaborador a contribuir com extrema eficiência.
O Brasil precisa que as empresas se desenvolvam rapidamente para apoiar o seu crescimento, só assim poderemos realmente usufruir de melhor distribuição de renda e conseqüentemente ter uma sociedade mais justa, principalmente com melhor educação. A importância do investimento em infra-estrutura também é primordial, sem isso o país fica na inércia, sem realmente aproveitar os benefícios do desenvolvimento, além de não conseguir sustentar uma linha de crescimento.
É sempre bom relembrar que a ética deve fazer parte das decisões tomadas pela classe política e os cidadãos por outro lado devem estar sempre atentos e tomar conhecimento das atitudes dos governantes, cobrando responsabilidade quanto a lisura e a seriedade, comportamentos exemplares de qualquer homem público.
Sabemos que o custo Brasil muitas vezes faz com que empresas percam negócios, mercado, rentabilidade, diminuindo o seu market share e abrindo espaço para a concorrência, principalmente a internacional, que ainda leva grande vantagem, devido a sua profissionalização.
Os portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, hidrovias e dutos, modais utilizados como sistema de transporte e os meios de transporte de massa, como trens e metrôs ainda estão muito aquém das necessidades que um país emergente precisa ter, condições mínimas para vir a se tornar desenvolvido, ser respeitado e ter credibilidade no cenário mundial.
O Brasil por ser um país relativamente novo comparado com culturas milenares como a China, tem ainda muito o que aprender, deve fazer diariamente a sua lição de casa, aprender com os erros, pensar grande e se planejar para tornar-se dentro de poucos anos um país central, não fazendo mais parte do rol dos países periféricos, mas para que isso aconteça muitos obstáculos devem ser ultrapassados e claro dedicação não poderá faltar.
Enfim, tenha em mente que só sagram-se vencedores as empresas dinâmicas que pensam à frente, investem em pesquisa e nas pessoas, praticam ações solidárias, respeitam o meio ambiente, dividem parte do seu lucro com todos os stakeholders,, competem sempre focando nas primeiras posições, mesmo que os resultados não sejam tão positivos no início e permanecem orientados aos objetivos e metas.
Proporcione então condições favoráveis para que sua empresa não seja mais uma e sim que ela venha agregar com novos ideais, filosofia consistente e missão de perdurar em um alto patamar, objetivando que seus produtos ou serviços nunca cheguem à fase de declínio do seu ciclo de vida.
Alimente sua empresa com inovações, seja competitivo, faça da pesquisa uma rotina diária, melhore continuadamente, acredite no seu potencial, valorize o seu capital humano, pratique a responsabilidade sócio-ambiental, desenvolva a comunidade ao seu entorno e compartilhe boas práticas.
Siga todas estas dicas e terá profissionais engajados, satisfeitos, alta competitividade e retorno garantido a médio e longo prazos.