terça-feira, 1 de setembro de 2009

UEM é a melhor universidade do Paraná

Universidade Estadual de Maringá subiu 10 posições no Índice Geral de Cursos do MEC. Em ranking espanhol, a instituição aparece como a 40ª melhor universidade da América Latina

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) subiu dez posições e ocupa a 53ª lugar no ranking do Índice Geral de Cursos (IGC), das instituições de ensino superior públicas e privadas do País avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Entre as universidades, a instituição maringaense é a 21ª mais bem colocada no País e a primeira do Paraná.

O índice, divulgado nesta segunda-feira (31) e com base em dados de 2008, avalia a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições por totais contínuos que vão de 0 a 500 pontos e em faixas que vão de 1 a 5. A UEM obteve 343 pontos, ficando em 2º lugar no geral, no Estado. No ranking de 2007, a UEM aparecia em 63º lugar no País, com 341 pontos.

Para o reitor Décio Sperandio, o crescimento é justificado pela qualificação do corpo docente. “Temos quase mil doutores e cerca de 90% dos nossos professores têm pelo menos o mestrado. Isso é fruto do planejamento da instituição”, diz. “Isso, com certeza, aumenta a credibilidade da instituição”, avalia Sperandio.

A instituição paranaense melhor colocada no IGC é a Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro (Fundinopi), vinculada à Universidade Estadual do Norte do Paraná, com índice de 355 — 36ª posição do País. No ranking de 2007, ela ocupava o 49º lugar. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) obteve 328 pontos, ficando em 5º lugar no Paraná e 67º no País, nove posições a mais que em 2007. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), com 326 pontos, ficou em 6º no Estado e subiu da posição 97 para a 65 no ranking nacional.

A instituição que obteve o maior índice contínuo (469) é o Centro de Educação Superior (Unica), instituição privada do Rio de Janeiro, vinculada à Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na segunda colocação ficou o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), com 468 pontos. Participaram da avaliação 2.001 universidades, centros universitários e faculdades do País. Do Paraná, 156 instituições constam do ranking.

O IGC é uma síntese da qualidade dos cursos de graduação, mestrado e doutorado, calculado por meio dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) para graduação, ou pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação.

Nenhum comentário: