terça-feira, 8 de setembro de 2009

Desfile cívico-militar atrai público de 15 mil no Centro em Maringá









O dia amanheceu ensolarado, porém, o tempo fechou e passou a ventar - dando a impressão de que choveria - antes mesmo do início do tradicional desfile cívico-militar de 7 de setembro, em Maringá. Por fim, não caiu um único pingo e a população não arredou o pé da XV de Novembro, avenida escolhida para a comemoração ao Dia da Independência. Segundo levantamento da Prefeitura Municipal, cerca de 15 mil pessoas acompanharam de perto o desfile, uma pequena parte acomodada em arquibancadas tubulares.
Participaram diretamente do desfile servidores municipais, integrantes do Tiro de Guerra, do 4º Batalhão da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino, além de convidados, entre eles: Apae, escoteiros, CTG, clubes de serviço e ONGs. Na organização de desfile, prestigiado por autoridades municipais, foram mobilizadas aproximadamente 2 mil pessoas - também de acordo com a prefeitura.

As comemorações tiveram início como nos anos anteriores, com hasteamento das bandeiras do Brasil, do Paraná e de Maringá. O Pavilhão Nacional foi hasteado pelo prefeito Silvio Barros; o do Estado pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Hossokawa, e o de Maringá pelo chefe de instrução do Tiro de Guerra de Maringá, José Antônio dos Santos.

Logo em seguida, o Hino Nacional foi executado pela Banda Musical Joubert de Carvalho, sob a regência do maestro José Galetti. A servidora municipal Madalena Martins Alves e o professor de música Vicente Neves fizeram uma apresentação musical com o Hino à Independência. Autoridades foram convidadas a acompanhar o desfile cívico-militar do Palanque Oficial, montado rente à XV de Novembro, defronte à Catedral de Maringá.

Em um discurso breve, o prefeito Silvio Barros agradeceu a presença da comunidade e ressaltou a importância de refletir sobre a pátria. “É um exercício de patriotismo estarmos aqui reunidos comemorando a independência do Brasil. Temos o privilégio de viver em um dos melhores países do mundo, por isso, devemos aproveitar esse momento de amor à pátria”.

Também prestigiaram o desfile o deputado federal Ricardo Barros, os deputados estaduais, Cida Borghetti, Dr. Batista e Luís Nishimori, o secretário de Planejamento, Ênio Verri, o presidente da ACIM, Adílson Santos e o vice-prefeito, Roberto Pupin. Quem primeiro cruzou pelo público foi a guarda municipal, que aproveitou para apresentar os novos veículos - carros e motos - utilizados na patrulha.

Novidade
Uma das grandes novidades do desfile, este ano, foi a participação especial de um casal de mestre sala e porta bandeira, vestidos a caráter, na última ala temática, que representou o carnaval brasileiro. Além das alas temáticas, também tiveram espaço as alas tradicionais dos militares, instituições de ensino, entidades, grupos folclóricos, associações e carros antigos. A Secretaria de Cultura contou com a participação de crianças dos Centros Integrados de Atividades Culturais e Artísticas (CIACAS) durante o desfile.

A secretária de Cultura, Flor Duarte, disse que o evento reforçou os ideais de patriotismo e ressaltou o trabalho desenvolvido por integrantes da administração municipal e artistas maringaenses para que o desfile se tornasse atrativo ao público. “Tivemos um desfile maravilhoso, com muita cor, música, dança e alegria, representando o que o brasileiro tem de melhor. A essência do Brasil é a população. Temos que refletir sobre nossa nação sempre. É essa alegria e união que melhor caracterizam o povo brasileiro”.

Família unida
Muitas famílias, não apenas de Maringá, fizeram questão de acompanhar de perto, o desfile. Foi o caso da família da comerciante Carmem Incêncio, de Mandaguari. “Esse é o terceiro ano que optamos por assistir o desfile de Maringá. Tudo aqui é muito bem organizado e bonito. Gosto de trazer meus filhos e pretendo fazer isso todos os anos”.

Todas as alas que passaram ao longo da avenida XV de Novembro foram acompanhadas ao som de músicas tradicionais brasileiras e pela alegria do público presente. “São gestos assim que nos fazem pensar em nosso País, que apesar das dificuldades nos dá orgulho de sermos brasileiros. Ver a dedicação das pessoas que prepararam o desfile e de quem integra as alas é um orgulho”, emocionou-se Carlos Almeida, que levou seus três filhos para assistir ao desfile.

Quem ajudou na organização também não escondeu a emoção. “Já participei várias vezes do desfile. Sempre estou disposta a desfilar e fazer parte dessa grande homenagem ao Brasil”, disse Ana Carolina. “Essa é a primeira vez que desfilo e estou emocionada. Ver tanta gente prestigiando o evento é maravilhoso”, comentou Renata Lerco de Morais, da ala do F.A Comunidade.

Nenhum comentário: