segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Primavera molhada começa na 3.ª


Período chuvoso que marcou o inverno no Paraná vai se prolongar por pelo menos mais três meses

Depois de um inverno marcado por eventos severos de chuvas por todo o Paraná, a primavera, que começa oficialmente às 18h18 de terça-feira, deve derrubar ainda mais água pelo estado. Carac­terizada historicamente pelo volume de precipitação crescente, a nova estação deve ser ainda mais chuvosa do que nos anos anteriores por causa da influência do fenômeno El Niño, segundo previsão do Instituto Tecnológico Simepar. As temperaturas também ficam ligeiramente mais altas do que as registradas nos anos anteriores.

O El Niño é uma mudança no ciclo climático natural que ocorre quando há o aquecimento das águas do Oceano Pacífico. “A umidade que se forma por causa das altas temperaturas acaba sendo transportada para o Paraná, o que inevitavelmente provoca um regime de chuvas fora do comum”, explica a meteorologista Sheila Paz. Para a região de Curitiba, o índice médio de chuva dos últimos anos varia em outubro de 100 a 140 milímetros; em novembro, de 70 a 130; em dezembro, de 110 a 190 milímetros.

As demais regiões do estado têm índices pouco maiores, chegando a 240mm no Sudoeste em outubro, e 280mm no litoral em dezembro. “A primavera já é uma estação que parece mais chuvosa por estar na transição do inverno, que é seco, e do verão, que tem os maiores índices de umidade”, diz Sheila. “Nesse ano, com a influência do El Niño a previsão é que os índices pluviométricos cheguem a patamares próximos ao dobro da média histórica.”

Segundo o Simepar, a interferência no tempo começou há uma semana. O último registro do El Niño com grande intensidade foi entre julho de 2006 e fevereiro de 2007. Os fatores que provocam o fenômeno ainda são desconhecidos. “Não há um ciclo lógico, uma periodicidade ou um padrão definido para ocorrer, de modo que a previsão é sempre feita com pouca antecedência”, diz Sheila. Também em razão do aumento da umidade atmosférica, o Simepar prevê temperaturas entre 1 e 2 graus Celsius mais altas do que nas últimas primaveras.

Pela previsão, em outubro a temperatura ficará entre 17°C e 27°C no Litoral, entre 13°C e 24°C na região de Curitiba, entre 17°C e 28°C no Norte do Paraná, oscilará de 16°C a 28°C no Oeste, de 13°C a 26°C no Sul, de 15°C a 27°C no Sudoeste e de 13°C a 26°C na região Central. Para novembro e dezembro, as temperaturas são historicamente um pouco mais elevadas e por isso devem variar de 19°C a 31°C no litoral; 14°C a 27°C em Curitiba; 15°C a 28°C na região Central; 15°C a 28°C no Sul; 17°C a 30°C no Sudoeste; 17°C a 30°C no Oeste e 18°C a 29°C no Norte.

Nenhum comentário: