sexta-feira, 1 de outubro de 2010

TSE recomenda ?cola eleitoral' para reduzir atraso em votação


Preocupado com o impacto do tempo de votação nas Eleições 2010, que compreende a escolha de seis cargos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recomenda que o eleitor leve uma ?cola' com os números de seus candidatos.
"Estamos instruindo o eleitor para ele leve para a cabina de votação a ?cola', que já defina seus candidatos e possa realizar seu voto com a maior celeridade possível, o que certamente vai impactar no resultado final", afirma o Secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Janino, em entrevista ao Valor.
Segundo Janino, o tempo de votação na seção eleitoral pode gerar filas nas seções eleitorais, retardando o fechamento da apuração.
Este ano, o TSE elevou em seis vezes a capacidade de processamento para a apuração e totalização dos votos de 136 milhões de brasileiros. A rede de comunicação dos 3 mil cartórios eleitorais com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e o TSE também conta com uma velocidade 600% superior na comparação com a última eleição.
"Fazendo um comparativo, na eleição de 2008, nós tínhamos dois cargos - prefeito e vereador", lembra Janino. Na época, o TSE processou uma média de 300 mil votos por minuto. "Agora temos seis cargos para votar, apurar, atualizar e divulgar. Isso impacta em todas as fases da eleição", afirma.
O site do TSE oferece um aplicativo para que o eleitor digite sua cola e imprima para levar à votação. Já a ferramenta online do jornal O Globo integra o banco de dados de candidatos do TSE, permitindo a busca por nomes e números para o preenchimento automático da cola.
(Daniela Braun | Valor)

Nenhum comentário: