segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Gabarito oficial do Enem só será divulgado amanhã à noite

O gabarito oficial do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) só será divulgado nesta terça-feira, a partir das 18h. O prazo de 48 horas para a divulgação das respostas oficiais está previsto no edital do exame, divulgado no início deste ano, justifica a assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas).

Apesar disso, em 2009, o gabarito oficial do exame foi divulgado no mesmo dia da aplicação da última prova. O resultado do exame sairá na primeira quinzena de janeiro.

A explicação dada à imprensa pelo presidente do Inep, Joaquim José Soares Neto, é que, por segurança, somente nesta segunda-feira as provas chegarão ao instituto para fechamento do gabarito com o objetivo de que nenhuma pessoa teria acesso aos resultados antes ou no dia das provas.

Falhas

Após o vazamento das provas no exame do ano passado, o Enem 2010 voltou a apresentar falhas. No cabeçalho da folha de respostas da prova, o espaço para o gabarito das questões de ciências da natureza estava incorretamente identificado como ciências humanas.

Os candidatos que tiveram problemas no sábado com o caderno de provas de cor amarela poderão refazer a prova, segundo o Ministério da Educação.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) informou que deve abrir uma página para reclamações na internet nesta quarta-feira. Os estudantes que se sentirem prejudicados com o erro no caderno poderão tecer suas reclamações. O espaço ficará no ar até o próximo dia 16.

Expansão

Desde o ano passado, o Enem se tornou uma das principais formas de acesso às universidades públicas. Segundo levantamento do MEC (Ministério da Educação) divulgado em agosto, ao menos 59 universidades federais usarão a nota do Enem de 2010 em seus processos seletivos. Parte delas com seleção pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada), para qual as inscrições devem começar em 20 de janeiro de 2011.

Pelo SiSU, devem ser abertas 80 mil vagas em instituições públicas de ensino superior pelo sistema, segundo a Secretaria da Educação Superior do MEC.


Nenhum comentário: