quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Lucro decepciona e Microsoft demite até 5 mil


NOVA YORK (Reuters) - A Microsoft divulgou nesta quinta-feira resultados trimestrais que ficaram aquém da expectativa de Wall Street. A companhia de software também anunciou que poderá cortar até 5 mil postos de trabalho e informou que não poder dar estimativa de ganhos para todo o resto do ano fiscal. Os cortes, entretanto, não devem afetar a operação brasileira, segundo informações da assessoria de imprensa local. "A Microsoft Brasil esclarece que o anúncio de redução de quadros feito hoje pela Microsoft Corporation não afetou a operação da empresa no Brasil", diz a empresa em comunicado.
Ações da Microsoft caem a menor nível desde 1998
NOVA YORK (Reuters) - As ações da Microsoft despencavam cerca de 10 por cento nesta quinta-feira, para o menor patamar desde janeiro de 1998, após a empresa divulgar um lucro trimestral decepcionante e informar que demitirá 5 mil pessoas. Os papéis afundavam 9,8 por cento, a 17,49 dólares, às 15h51 (horário de Brasília). Na mínima, eles chegaram a 17,19 dólares.
Impasse entre teles e governo sobre banda larga continua
SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tentou, nesta quinta-feira, chegar a um acordo com as operadoras de telefonia fixa local para incluir em seus contratos aditivo que garante a reversibilidade à União das redes de banda larga após o fim dos contratos em 2025. A agência tentava, desta forma, assegurar em contrato que essas redes pertencem à União após o fim dos contratos e, assim, atender a uma liminar obtida pela Pro-Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) junto ao Tribunal Regionmal Federal (TRF) em novembro.
Demanda por eletrônicos afunda e afeta empresas de tecnologia
HELSINQUE/TÓQUIO (Reuters) - Três das principais fabricantes mundiais de eletrônicos, Nokia, Sony e LG Electronics, fizeram alertas nesta quinta-feira sobre quedas sérias na demanda e problemas que devem surgir à medida que a brutal recessão mundial abala os consumidores. A maior fabricante mundial de celulares, Nokia, reportou queda pior que a esperada em seu lucro no quarto trimestre, e alertou que os celulares haviam entrado em seu pior ano, com previsão de queda de 10 por cento em termos de volume com relação a 2008.
Sony espera prejuízo anual recorde e acelera reestruturação
TÓQUIO (Reuters) - A Sony alertou nesta quinta-feira que vai registrar prejuízo operacional anual recorde de 2,9 bilhões de dólares por causa da queda na demanda e valorização do iene. A companhia revelou novas medidas de restruturação em suas operações com eletrônicos. O prejuízo operacional será o primeiro da Sony em 14 anos, o que sinaliza agravamento dos problemas de uma companhia que caiu atrás da Apple no mercado de música digital, da Nintendo nos videogames e está perdendo dinheiro com televisores de telas planas.
Google deixa de ser a melhor empresa para se trabalhar--Fortune
NOVA YORK (Reuters) - A empresa norte-americana de tecnologia Google perdeu para a NetApp o título de melhor empresa para trabalhar, disse nesta quinta-feira a revista Fortune. O Google, que encabeçou a lista nos dois últimos anos, caiu para número quatro na relação das melhores empresas para se trabalhar, a maioria das quais tem postos abertos e está contratando.
Ações da Palm caem com preocupação sobre disputa legal com Apple
NOVA YORK (Reuters) - As ações da Palm chegaram a cair oito por cento nesta quinta-feira, devido às preocupações dos investidores quanto a uma possível contestação judicial da rival Apple sobre o Pre, o celular equipado com tela de toque que a Palm planeja lançar. O vice-presidente operacional da Apple, Tim Cook, disse na noite de quarta-feira que sua empresa utilizaria todas as suas armas para combater qualquer um que "metesse a mão" em sua propriedade intelectual.
Resultado da Nokia fica abaixo do esperado no trimestre
HELSINQUE (Reuters) - A maior fabricante de celulares do mundo, a Nokia, divulgou nesta quinta-feira resultado trimestral abaixo do esperado e alertou o mercado que as vendas em volume do mercado mundial devem cair cerca de 10 por cento com a crise internacional afetando a demanda dos consumidores. No mês passado, a companhia havia informado que o mercado recuaria 5 por cento ou mais em 2009.
Presidentes da RIM podem enfrentar multa de até US$80 milhões
TORONTO (Reuters) - Órgãos reguladores canadenses avaliam aplicar uma multa recorde de até 100 milhões de dólares canadenses (80 milhões de dólares) para os dois principais executivos da Research in Motion (RIM) por seus papéis em uma controversa contabilização de programa de opções de ações em 1996, segundo o jornal Globe and Mail. O colegiado da Ontario Securities Commission (OSC) está em discussões avançadas com os advogados que representam os dois presidentes-executivos da RIM, Jim Balsillie e Mike Lazaridis, publicou o jornal nesta quinta-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto.
Encomendas de equipamentos para produção de chips despencam
TÓQUIO (Reuters) - Encomendas de equipamentos japoneses usados para fabricar semicondutores despencaram 83 por cento em dezembro em relação ao mesmo mês de 2007, diante de um cenário em que fabricantes de chips mantêm gastos em um nível mínimo, mostraram cálculos baseados em dados da indústria nesta quinta-feira. As encomendas em dezembro por equipamentos usados para processar wafers, imprimir circuitos, cortá-los em chips e testá-los foram de 21,01 bilhões de ienes (235,9 milhões de dólares), queda elevada ante valor de 126,49 bilhões de ienes um ano antes, e metade das encomendas do mês anterior.

Nenhum comentário: