quinta-feira, 30 de junho de 2011

Inaugurada 41ª Cúpula do Mercosul

Foi inaugurada hoje (29) a 41ª Cúpula do Mercosul, que está sendo realizada na sede da Confederação Sulamericana de Futebol, nos arredores de Assunção, capital do Paraguai. No evento, líderes dos países da América do Sul vão discutir tópicos como integração da indústria regional e reforço da coordenação das políticas macroeconômicas.
Fernando Lugo, presidente do Paraguai, país que ocupa a presidência rotativa do Mercosul, disse que a entidade deve resolver o desequilíbrio econômico e comercial entre seus membros para que a economia de países pequenos, como Paraguai, não seja mais prejudicada. Segundo Lugo, o livre comércio entre os países do Mercosul ainda não foi concretizado até hoje. E ele ainda acrescentou que, se os países membros continuarem a criar barreiras comerciais, serão afastados cada vez mais.
Na ocasião, a presidente brasileira, Dilma Rousseff, criticou a política monetária relaxada dos países desenvolvidos, dizendo que isso é uma das causas da pressão de inflação no planeta.
A Cúpula do Mercosul também aprovou uma declaração contra as palavras duras do ministro de Defesa britânico, Liam Fox, sobre o arquipélago das Malvinas. Segundo o documento, todos os integrantes do Mercosul vão boicotar a exploração de petróleo de empresas britânicas no mar do arquipélago.

Nenhum comentário: