quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Supercomputador vence segundo round contra humano



Ao segundo round do concurso de questões norte-americano que opõe um supercomputador a um adversário humano, a máquina ganhou
O segundo programa especial, de uma série de três, do concurso de perguntas e respostas «Jeopardy!» está a opor o supercomputador Watson, da IBM, e dois adversários humanos e foi transmitido ontem.
No primeiro programa o Watson empatou com Brad Rutter, um dos concorrentes humanos, mas desta vez o caso mudou de figura.
Vários meios de comunicação estão a definir o segundo confronto como um massacre, com clara vitória para o computador, que desta vez apenas teve uma falha ao considerar Picasso uma época da história de arte.
Ao que tudo indica, o problema foi a rapidez com que Watson carregava no botão, utilizado para escolher quem respondia primeiro.
Depois das primeiras questões os concorrentes humanos começaram a carregar indiscriminadamente, mesmo sem saberem a resposta, o que acabou por não dar grande resultado.
O concurso chega hoje ao fim, mas a diferença pontual entre Brad Rutter e o supercomputador é tão grande que poucos acreditam numa vitória contra Watson.

Nenhum comentário: