quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Nasa causa suspense mundial


Agência espacial anunciou entrevista sobre descoberta científica ligada à vida extraterrestre

Washington. A Nasa, a agência espacial norte-americana, vem criando grande expectativa ao anunciar para hoje uma entrevista sobre uma descoberta científica ligada à vida extraterrestre.


"A Nasa realizará uma entrevista coletiva às 14h (17h, horário de Brasília), dia 2 de dezembro, para discutir uma descoberta em astrobiologia com consequências para a pesquisa de provas da existência de vida extraterrestre", informou a agência em seu site na Internet.

"A coletiva acontecerá em Washington, EUA", acrescenta o comunicado. A astrobiologia é o estudo da origem, evolução, distribuição e futuro da vida no universo.

A Nasa não deu detalhes sobre o assunto da entrevista, mas alguns jornalistas e blogueiros especularam, com base nas especializações dos pesquisadores convocados para a coletiva, que a Nasa anunciaria a descoberta de vida em Titã, uma das luas de Saturno. A sugestão foi repetida e amplificada por vários sites.

Os participantes do evento são Mary Voytek, diretor do programa de Astrobiologia da NASA, Felisa Wolfe-Simon, pesquisadora do departamento de pesquisas geológicas dos Estados Unidos; Pamela Conrad, astrobiologista do Centro Espacial Goddard; Steven Benner, da Fundação para Evolução Molecular Aplicada e James Elser, professor da Universidade Estadual do Arizona.

A Associação Americana para o Progresso da Ciência (AAAS) - que publica a revista "Science" - afirmou que o foco da coletiva será um artigo com publicação prevista pelo periódico e que ainda não foi aberto ao público. Segundo a AAAS, quem espera "revelações bombásticas" vai se decepcionar. "Recebemos diversas consultas à respeito as especulações, em sua maior parte errôneas, feitas online ou em tabloides sobre a pesquisa", afirmou a associação. A AAAS acrescenta que "esses informes claramente não estão baseados na pesquisa".

Ao que tudo indica, a descoberta da Nasa está mais relacionada à origem da vida no nosso planeta do que fora dele.

Nenhum comentário: