As inovações do Portal da Transparência de Maringá, apresentadas nesta tarde a autoridades e representantes da sociedade organizada, na Prefeitura, surpreenderam pela quantidade e clareza das informações disponibilizadas. No portal, a partir de agora, qualquer pessoa com acesso à Internet poderá acompanhar as finanças, saldos bancários, recebimentos e pagamentos, orçamentos, licitações, compras, estoques, balancetes, além de muitas outras informações. A ampliação do portal é resultado de um processo crescente de transparência nas ações da administração municipal, iniciado em 2005 e da adesão do prefeito Silvio Barros ao “Compromisso com a Sociedade”, no ano passado. O trabalho foi realizado pelas equipes de diversos setores da administração, como Fazenda, Gestão, Administração e Informática, e acompanhado pelo Observatório Social.
Portal da Transparência
O assessor de Comunicação, Diniz Neto, fez a apresentação das diversas seções do Portal, mostrando a funcionalidade do espaço e os detalhamento da prestação de contas dos atos administrativos, orçamentários, contábeis e financeiros.
O Portal da Transparência é acessado através do site da Prefeitura www.maringa.pr.gov.br e traz diversas informações sobre a movimentação de compras e orçamento do município, como balanços, relatórios fiscais e resumidos, licitações, orçamento municipais, publicações do órgão oficial do município, mensagens de lei, entre outros. A novidade é a inclusão de outros itens que estão inseridos no campo “Compromisso com a Sociedade”, que disponibiliza informações sugeridas pela Sociedade Eticamente Responsável (SER) e Observatório Social, com a aprovação do prefeito Silvio Barros.
Observatório Social
Para o presidente do Observatório Social, Ariovaldo Costa Paulo, o novo mecanismo utilizado pela Prefeitura representa um avanço no trato com o dinheiro público. “As informações do novo portal demonstram um amadurecimento político e politiza a sociedade para conviver com a administração pública. Certamente essa ação mudará o relacionamento entre Prefeitura e comunidade, pois qualquer cidadão vai poder sugerir e conferir as ações municipais. Agora todos poderão ter acesso às informações que antes eram restritas ao Observatório. É uma mudança significativa que refletirá no comportamento da sociedade e do servidor”, comentou Costa Paulo, elogiando a atitude do prefeito Silvio Barros. “Agradeço o prefeito pela abertura que deu para a equipe do Observatório desde o primeiro momento. Nunca encontramos dificuldades com nenhuma secretaria. Agora o cidadão pode ajudar a fiscalizar as contas públicas o que faz Maringá ser referência para o Brasil mais uma vez”.
Mais transparência
Falando sobre o Portal, o prefeito Silvio Barros reafirmou que este é mais um avanço da administração para garantia de uma gestão fiscal responsável. “O que queremos de fato é transparência em todas as ações da Prefeitura. Esse novo portal é uma continuidade no processo de transparência desta administração, que acontece desde que assumimos a Prefeitura e que reflete em contas equilibradas e gestão fiscal responsável. Não temos nada para esconder, por isso todas as licitações do município podem ser acompanhadas por qualquer cidadão na Sala de Licitações que inauguramos já faz algum tempo e é aberta à população. O que compramos e quanto pagamos não é segredo para ninguém. Em breve esse acompanhamento poderá ser feito ao vivo através de câmera colocada no Portal, com imagens sobre todos os procedimentos licitatórios. O novo portal demonstra nosso compromisso e responsabilidade com o dinheiro público”, explicou o prefeito Silvio Barros.
Através do Portal da Transparência de Maringá qualquer cidadão pode acompanhar o que ocorre dentro da Prefeitura. O prefeito comentou que o Observatório Social é um parceiro da Prefeitura. “Vejo o Observatório como um parceiro, por isso tenho difundido o nosso trabalho conjunto em todos os locais possíveis, onde sou convidado a falar, para prefeitos e para a sociedade. A melhor parceria que um prefeito pode fazer é com o cidadão que mora em sua cidade, e é isso que procuramos fazer”, finalizou Silvio Barros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário