quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Maringá está entre as cidades incluídas no programa "Mais Médicos"

Maringá é uma das 62 cidades do Paraná incluídas na nova versão do Programa Mais Médicos, que agora vai incorporar o Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab). Também aparecem na lista outras cidades da região, entre elas Sarandi, Mandaguari, Floresta, Atalaia, Astorga, Itaguajé, Peabiru e Kaloré.
"A ampliação do Mais Médicos dá nova oportunidade a esses municípios que, por algum motivo, não puderam aderir ao programa. A iniciativa atende a reivindicação de cidades do país inteiro por nova chance de integrar ou ampliar o número de profissionais. O Mais Médicos tem papel fundamental no fortalecimento e consolidação da Atenção Básica e se complementa com o trabalho na área da formação médica e com obras de melhoria na infraestrutura", ressaltou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.
O novo edital - anunciado nesta quinta-feira (15) pelo Ministério da Saúde - abre uma nova oportunidade para 1,5 mil prefeituras em todo o país. O número de vagas para cada uma das cidades não foi informado.
Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa (http://maismedicos.saude.gov.br/).
Os médicos brasileiros continuam tendo prioridade na seleção. Só que agora, ao invés de uma, eles terão três oportunidades para escolher o município em que irão atuar. Na inscrição, cada profissional definirá até quatro cidades de diferentes perfis, conforme a sua prioridade. Os candidatos concorrem somente com aqueles que optarem pelos mesmos municípios e, quem não conseguir alocação, terá acesso às vagas remanescentes.
Outra novidade é que os candidatos brasileiros poderão escolher entre os benefícios do Mais Médicos ou 10% nas provas de residência do país. Caso todas as vagas não sejam preenchidas, o edital será aberto aos brasileiros que se formaram no exterior e, em seguida, aos profissionais estrangeiros.
Fonte: odiario.com

Prefeitura abre cadastro para o Passe do Estudante


Os estudantes que moram em Maringá, Floriano e Iguatemi já podem solicitar o Passe Fácil do Estudante por meio do link
www.maringa.pr.gov.br. 

Os interessados devem residir a pelo menos 1,5 mil metros da instituição de ensino. A expectativa da Secretaria de Trânsito e Segurança (Setrans) é que 24 mil alunos façam a solicitação.

O cadastramento requer o preenchimento de uma ficha, que pode ser acessada na aba “solicitação de cartão” no site. A validação dos cartões será feita a partir do dia dois de fevereiro. Porém, o cartão será expedido ou recarregado somente para quem estiver matriculados nos ensinos fundamental, médio ou superior.

Se o estudante já tem o cartão e perdeu, quebrou ou este apresentava algum problema ao passar na catraca do transporte coletivo, a segunda via deve ser feita primeiramente na loja do Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC), na Avenida Tamandaré, 655. Com o cartão o recadastramento é feito via internet e, depois de sete dias úteis, recarregado no Terminal Urbano.

Cartões em turno integral somente serão concedidos para cursos e/ou séries, desde que denominados como integral, e para os que estudam no supletivo. Os dados do estudante são cruzados utilizando o geoprocessamento. 

Ao digitar o número do cadastro imobiliário e a escola, o sistema automaticamente calcula a distância entre os locais, liberando o passe para quem mora na distância mínima de 1,5 mil metros da escola onde estuda.

O gerente administrativo da Setrans, Antônio Bernardi, reforçou a importância do cadastramento com antecedência. 

“Solicitamos que os alunos não deixem para a última hora, porque com o acúmulo o sistema tende a ficar lento e cair. Além disso, durante o ano há fiscalização nas escolas quanto a utilização correta dos cartões. O Passe do Estudante disponibiliza dois créditos diários, com direito a integração quando necessário. Vamos intensificar essa vistoria”, disse Bernardi. 

O horário de funcionamento do passe é das 6 horas às 13h30; 12 às 19 horas e das 18 à 00 horas, de segunda à sexta-feira.

Máquina da Fama "SBT"

Jamila Bruneri, apresentadora do programa Amigos do Samba da Rádio Globo Maringá, foi selecionada pelo SBT para participar do programa musical Máquina da Fama, com a nova temporada programada para o início de março .
Ela que vem se destacando nas noites maringaense cantando samba, agora terá oportunidade de soltar a voz para todo Brasil.