quinta-feira, 30 de junho de 2011

Comerciantes não aceitam mão única em trecho da Brasil


Ricardo Lopes
Avenida Brasil no Maringá Vellho: prefeitura
quer mudança no tráfego

Projeto de mobilidade urbana para a Avenida Brasil, que será apresentado pela prefeitura no próximo dia 4, prevê um sistema binário no Maringá Velho.
A intenção é implantar mão única na via, sentido Centro-rodovia, entre as praças Sete de Setembro (Peladão) e Rotary Internacional (Fim da Picada). Com a mudança, a Rua Antônio Carniel serviria aos motoristas no sentido Centro.
Moradores e comerciantes do Maringá Velho, que não gostaram nada da novidade, receberam os detalhes do projeto em reunião na Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), na segunda-feira passada.
"Fomos pegos de surpresa quando recebemos um convite para comparecer a essa reunião. A prefeitura apresentou um projeto e a maioria do pessoal não ficou contente", diz o presidente da Associação de Moradores do Maringá Velho, Rosnei Oliveira.
O descontentamento levou a associação de bairro a criar a Comissão da Revitalização da Brasil no Maringá Velho, formada por 10 moradores antigos do bairro, para apresentar contraproposta à prefeitura. Ontem à noite, em reunião a portas fechadas na Acim, a comissão deixou claro que não quer a transformação da Brasil em mão única.

A avaliação dos moradores é que a modificação faria do Maringá Velho mera rota de saída da cidade, prejudicando o comércio. "Não gostaríamos de servir de corredor de saída da cidade. Os empresários têm interesse que a prefeitura faça as melhorias necessárias, mas queremos que nosso comércio seja respeitado", diz Oliveira, que reside no bairro desde os anos 50.

A reivindicação da comissão formada pelos moradores foi apresentada, ontem, ao engenheiro da Secretaria de Transportes (Setran), Mauro Menegazzo, e a dois membros da diretoria da Acim: Anália Nasser e Everaldo Belo Moreno. Apesar da indignação dos moradores, o clima da reunião foi amistoso.
Meio-campo
A Acim se apresentou como mediadora nesse conflito de interesses. "Desde o início (do projeto de mobilidade urbana para a Brasil), a Acim se colocou à disposição nessa discussão, sempre em defesa de um comércio forte, inclusive nos bairros", disse o vice-presidente de Desenvolvimento Regional da entidade, Everaldo Belo Moreno.
Ex-morador do Maringá Velho, Moreno diz que a Brasil precisa ser revitalizada, mas que a instalação do sistema binário deve levar em conta a qualidade de vida dos moradores e não apenas melhorias no trânsito. "O bairro não pode ser só uma via de passagem."
Silêncio
O secretário municipal Diniz Afonso, responsável pelo gerenciamento das obras de mobilidade, comentou que a reunião de ontem serviu para ouvir as reivindicações dos moradores. Contudo, disse que a prefeitura vai se pronunciar sobre o projeto apenas na reunião do próximo dia 4, às 18h40, na Acim.
Na semana passada, ele confirmou que a Caixa deu aval para a liberação de R$ 1,3 milhão para as obras na avenida. O processo aguarda oficialização do repasse no Ministério das Cidades. O projeto de mobilidade inclui a retiradas do estacionamento dos canteiros centrais da via (espinha de peixe).

Inaugurada 41ª Cúpula do Mercosul

Foi inaugurada hoje (29) a 41ª Cúpula do Mercosul, que está sendo realizada na sede da Confederação Sulamericana de Futebol, nos arredores de Assunção, capital do Paraguai. No evento, líderes dos países da América do Sul vão discutir tópicos como integração da indústria regional e reforço da coordenação das políticas macroeconômicas.
Fernando Lugo, presidente do Paraguai, país que ocupa a presidência rotativa do Mercosul, disse que a entidade deve resolver o desequilíbrio econômico e comercial entre seus membros para que a economia de países pequenos, como Paraguai, não seja mais prejudicada. Segundo Lugo, o livre comércio entre os países do Mercosul ainda não foi concretizado até hoje. E ele ainda acrescentou que, se os países membros continuarem a criar barreiras comerciais, serão afastados cada vez mais.
Na ocasião, a presidente brasileira, Dilma Rousseff, criticou a política monetária relaxada dos países desenvolvidos, dizendo que isso é uma das causas da pressão de inflação no planeta.
A Cúpula do Mercosul também aprovou uma declaração contra as palavras duras do ministro de Defesa britânico, Liam Fox, sobre o arquipélago das Malvinas. Segundo o documento, todos os integrantes do Mercosul vão boicotar a exploração de petróleo de empresas britânicas no mar do arquipélago.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

PF prende paraguaios que traziam 21 kg de cocaína para Maringá

 

A Polícia Federal (PF) de Maringá prendeu, na tarde desta terça-feira (28), dois paraguaios que traziam 21 kg de cocaína para formulação de crack. Eles estavam em dois veículos, que foram abordados no Contorno Sul da cidade e também na PR-317, em Peabiru (a 76 km de Maringá). No mesmo dia uma carreta, com mil caixas de cigarro, foi apreendida no distrito de Água Boa, em Paiçandu, na PR-323.

O primeiro carro flagrado foi um um Fiat Strada, no Contorno Sul de Maringá. A droga foi encontrada em um fundo falso de um dos faróis do carro. Em seguida os policiais receberam informações de que um Pálio também estaria trazendo drogas do Paraguai. O carro foi localizado em Peabiru, mas a cocaína já havia sido distribuída em Maringá. Cachorros farejadores, no entanto, encontraram vestígios do entorpecente em um fundo falso de um dos faróis do veículo.




Cocaína estava escondida em um fundo falso de um dos
faróis de uma caminhonete Fiat Strada

Dois paraguaios, que conduziam os carros, estão detidos na sede da Polícia Federal de Maringá. Os agentes não divulgaram o nome dos envolvidos.



Cigarros

Quatro pessoas foram detidas pela PF na tarde desta terça-feira acusadas de contrabandear cigarros do Paraguai. Cerca de mil caixas do produto foram encontradas em uma carreta, com placa de Umuarama, na PR-323, no distrito de Água Boa, em Paiçandu. Outros dois carros, um Fiat Strada e um Gol, que serviam como "batedores" (avisando o motorista do caminhão sobre a presença de policiais na estrada), também foram presos.

Os quatro estão detidos na sede da PF em Maringá. Os nomes também não foram divulgados. Segundo os agentes, um dos presos, que servia como batedor, é um empresário de Foz do Iguaçu.





Foram apreendidas mais de mil caixas de cigarro em um caminhão com placa de Umuarama

Brasil começa a implantar RG com chip no mês que vem

 O RG biométrico, com chip, já começa a ser implementado no Brasil em julho. Neste ano, 2 milhões de brasileiros em Brasília, Rio de Janeiro e Salvador serão os primeiros a ter o novo cartão de identidade (denominado RIC), em fase de testes.
A convocação dos selecionados para trocar a antiga cédula de identidade começou em janeiro e a escolha foi aleatória, segundo o Ministério da Justiça. No primeiro semestre, parte dos eleitores brasileiros também já foi cadastrada para permitir uma mudança para o cartão biométrico no título de eleitor.
Nessa primeira fase, todo o custo será bancado pelo governo - o documento biométrico pode custar até R$ 40 e as formas de pagamento ainda não estão definidas (hoje alguns Estados cobram pelo atual RG). Procurada ontem para comentar o assunto, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que ainda não há uma data certa para o Estado integrar o projeto. Ainda deverá ser lançado um processo licitatório (sem data definida).
A mudança no documento deverá atingir, até 2019, 150 milhões de brasileiros. A tecnologia foi contratada de uma empresa suíça, a Covadis, com sede em Genebra, que também trabalha na instalação em outros países do mundo. Para seu executivo-chefe, Marcelo Correa, as alterações no sistema de identificação brasileiro "serão um teste importante" para a nova tecnologia. Para ele, a grande vantagem do novo formato é a proteção dos dados dos cidadãos, além da redução do risco de fraudes, com o roubo de documentos.
O cartão promete diminuir a quantidade de cópias de documentos que cada cidadão terá de fazer, cada vez que for obrigado a se apresentar a um serviço público. Ele trará um chip com dados da pessoa, informações biométricas e sua impressão digital. Para garantir a proteção dos dados, a Casa da Moeda ficará responsável pelo armazenamento das informações contidas em cada um dos cartões. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

SURPREENDA SEU AMOR COM PRESENTES QUATRO ESTAÇÕES

NÃO DEIXE PARA A ULTIMA HORA!!!