quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Google lidera ranking das empresas mais cobiçadas para trabalhar


Pesquisa elaborada nos EUA ouviu 130 mil estudantes de graduação para identificar os empregadores mais atrativos do mundo.
O Google é o “empregador mais atrativo do mundo”, de acordo com uma pesquisa da Universum, empresa de consultoria especializada em reputação de marcas de empregadores.
Segundo o levantamento, que ouviu 130 mil profissionais em início de carreira nas áreas de negócio e engenharia, a Google manteve sua posição pelo segundo ano consecutivo. Já a rival Microsoft foi classificada como o 7.º empregador mais atrativo.
Foi uma queda significativa para a Microsoft, que na pesquisa de 2009 ocupava o 3.º lugar. Mas, no ranking de empresas de engenharia, ela ainda é a segunda empresa mais atrativa, atrás apenas da Google. IBM, Sony, BMW, Intel, General Electric, Siemens, Procter & Gamble e Apple completam a lista das dez mais.
A Cisco foi classificada como a 11.ª empresa mais atraente em engenharia. Outros nomes conhecidos de TI que aparecem no ranking são HP, em 13.º lugar, Dell, em 22.º, e Oracle, em 31.º.
Os ranking foram elaborados com base em uma pesquisa de “aproximadamente 130 mil estudantes de instituições acadêmicas de excelência” que “escolheram as empresas ideais para as quais desejam trabalhar”. A primeira edição da pesquisa ocorreu em 2009.
No ranking geral, a Google é vista como um desafio para as quatro grandes empresas de auditoria – KPMG, Ernst & Young, PricewaterhouseCoopers e Deloitte – que completam a lista dos cinco primeiros.
A sexta empresa mais atrativa para trabalhar é a Procter & Gamble. Depois da Microsoft (7.º) vêm empresas como Coca-Cola (8.º), J.P.Morgan (9.º) e Goldman Sachs (10.º).
A Google, que esta semana celebra seu 12.º aniversário, informou em 30 de junho ter 21.805 mil empregados em tempo integral, depois de contratar 2 mil funcionários em apenas seis meses.
A Microsoft tem cerca de 89 mil empregados, mas demitiu 5 mil desde 2009, sugerindo talvez a razão pela qual tenha caído do 3.º para o 7.º lugar.
A Apple, em comparação, tem 34 mil empregados. Todas as três empresas são superadas pela IBM, que emprega aproximadamente 400 mil pessoas em todo o mundo.
(Jon Brodkin)

Pacotão de segurança: esclareça dúvidas sobre navegadores web

Coluna responde perguntas enviadas por leitores.
Com tantas brechas, saiba qual é o caminho mais seguro.

Altieres Rohr  

A coluna Segurança para o PC preparou um pacotão especial respondendo dúvidas de leitores sobre navegadores web. Desativar o Java é o caminho? Com tantas brechas nos navegadores, ainda é seguro realizar transferências bancárias na web? Se o mecanismo de atualização automática causar problema, ele pode ser desativado? Confira!
Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários, que está aberta para todos os leitores. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras.
Vários leitores deixaram dúvidas ou comentários na coluna sobre a importância de segurança em navegadores. Abaixo seguem algumas das colocações e perguntas feitas pelos leitores.
Java (não confundir com Javascript) é usado para infectar PCs com o mínimo de interação possível e sem uso de falhas de segurança. 
Java (não confundir com Javascript) é usado para
infectar PCs com o mínimo de interação possível
e sem uso de falhas de segurança.
(Foto: Reprodução)
>>>Desabitar Java
A coluna sugeriu desativar o Java nos navegadores e ensinou como fazer isso. Um leitor discordou:
"Acho temerário sugerir desabilitar a execução de código Java como uma solução para evitar ataques. Educar os usuários, no sentido de usar de maneira mais atenta os recursos da Internet, é o melhor meio, já que previne a maioria dos tipos de ataque". (Leonardo)
Na verdade, Leonardo, foi exatamente isso que a coluna fez. Quase nenhum site precisa de Java. E entre aqueles que ainda usam Java por algum motivo, apenas alguns poucos não poderiam abandonar o Java também. O Java, como plugin, tem caminhado em direção à extinção. As mesmas tecnologias que hoje ameaçam o Flash, como por exemplo o HTML5, também ameaçam o Java.
Sobram alguns usos muito específicos. Os leitores citaram, por exemplo, os serviços de internet banking. Eles também não precisam de Java. Há vários bancos que não exigem Java para darem acesso aos serviços da conta. O mais engraçado é que alguns bancos usam o Java para instalar recursos de segurança no computador do internauta, mas um internauta que não estivesse com o Java habilitado – e que não poderia instalar o tal programa – também teria muito menos chances de ser infectado, pois o Java é o método preferido dos criminosos brasileiros.
O Java é um plugin inseguro, falho, lento. Este colunista o mantém desativado durante a navegação porque entende que é mais fácil ativá-lo quando for absolutamente necessário do que correr riscos ao abrir cada página. Em três anos, a quantidade de vezes que o Java precisou ser ativado manualmente pode ser contada nos dedos de uma mão.
Se um plugin tem mais chances de ser acionado por criminosos do que por sites legítimos, por que mantê-lo ativado?
Transferências online podem ser realizadas com segurança, desde que outras recomendações de segurança sejam seguidas. 
Transferências online podem ser realizadas com
segurança, desde que outras recomendações de
segurança sejam seguidas. (Foto: Divulgação)
>>> Segurança em transferências online
"Com essas brechas de segurança aparecendo diariamente, a navegação em sites de banco, por exemplo, é realmente segura nesses 3 browsers (Internet Explorer, Firefox e Chrome)? Podemos pagar contas e realizar operações com tranquilidade?" (Lucas)
Vulnerabilidades em navegadores podem servir como porta de entrada para pragas digitais no PC. Mas os criminosos podem usar muitas outras “portas” para infectar seu computador. Um exemplo comum: os e-mails falsos, fraudulentos, enviados justamente com o intuito de infectar sua máquina.
Nesse sentido, embora os navegadores possam contribuir para um ataque, eles não são o único fator. Mesmo que os navegadores fossem 100% seguros – que é não é possível – ainda assim um vírus poderia se alojar no seu computador e capturar todas as informações da sua conta bancária. Isso porque o roubo de informações costuma estar ligado a erros de usuário e a pragas virtuais, e não exclusivamente a falhas nos navegadores.
No entanto, isso significa que, apesar das “imperfeições” na segurança dos navegadores, ainda é possível realizar transferências online, desde que você permaneça atento a golpes e evite-os. Os bancos ainda dispõem de recursos adicionais que podem proteger sua conta apesar de um ataque web e, em alguns casos, é o próprio usuário que ignora a recomendação de segurança do banco e acaba cedendo todas as informações e senhas em uma página falsa ou em um e-mail fraudulento.
Usar serviços de banco pela internet será seguro com esses três navegadores ou com quaisquer outros. Vai depender, sim, da segurança do seu PC.
Vale um adendo: é possível usar alguns serviços de internet banking em LiveCDs do Linux, que iniciam a máquina a partir de um ambiente 100% limpo. Máquinas virtuais também são uma opção.
Sem atualizar o navegador web, o sistema fica exposto a ataques em páginas maliciosas. 
Sem atualizar o navegador web, o sistema fica
exposto a ataques em páginas maliciosas.
(Foto: Reprodução)
>>> Sem atualizações automáticas
"Recentemente o Mozila Firefox instalado no meu PC começou a travar. Isso aconteceu depois de uma instalação de segurança que ele baixou e eu instalei. Resolvi então desinstalar as atualizações automáticas do Firefox. O meu PC estará correndo algum risco com essas atualizações desinstaladas?" (Ronny)
Com certeza. Você não pode, de modo algum, desativar as atualizações automáticas para softwares com acesso direto e constante à internet, como comunicadores instantâneos, programas de e-mail (se usar), firewall, media player responsável por streaming, sistema operacional e, claro, navegador de internet.
Esses softwares ficam muito acessíveis pela rede e podem ser facilmente explorados caso alguma brecha seja encontrada. Manter o software atualizado é a sua única garantia de que as falhas conhecidas estão corrigidas e o seu nível de proteção é o maior possível.
Outros softwares que não acessam constantemente a internet também têm recursos de atualizações automáticas. Mesmo nesse caso é recomendado tentar sempre atualizar. A situação é ainda mais crítica com navegadores web, plugins e outros softwares de acesso à serviços de internet.
Não instalar as atualizações inutiliza todo o esforço rápido que a Mozilla realiza para manter os usuários do Firefox protegidos. É verdade que algumas atualizações causam problemas, principalmente de travamentos como foi falado – mas foi exatamente essa crítica que a coluna fez ao Firefox; o navegador tem perdido sua tradição de software estável, principalmente quando comparado ao Chrome.
A coluna Segurança para o PC de hoje fica por aqui. Fique atento para notícias de segurança e tecnologia aqui no G1 todos os dias, e deixe sua dúvida para a coluna na área de comentários. Toda quarta-feira tem pacotão, e todos os comentários deixados são lidos e considerados. Até a próxima!

 

Anatel quer licitar quarta geração de celular em 2011

As operadoras operariam na faixa de 2,5 GHz, que hoje é usada pelas empresas de MMDS, serviço de TV paga via micro-ondas

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja licitar as licenças para a quarta geração da telefonia celular (4G) no primeiro trimestre de 2011. Segundo a conselheira Emília Ribeiro que participou do 3º Seminário TelComp, em São Paulo, a agência resolveu antecipar o cronograma, por causa da Copa de 2014. “O serviço precisa estar em funcionamento em 2013.”
Anteriormente, a previsão era de que as licenças fossem vendidas somente em 2012. O 4G, que utiliza tecnologia Long Term Evolution (LTE), permite comunicação de dados com velocidade de até 100 megabits por segundo (Mbps), comparada a 14,4 Mbps do 3G. As operadoras operariam na faixa de 2,5 GHz, que hoje é usada pelas empresas de MMDS, serviço de TV paga via micro-ondas.
As empresas de MMDS, que hoje ocupam um bloco de 190 MHz, terão sua capacidade reduzida para 50 MHz. Essas empresas chegaram a ameaçar ir à Justiça para não perder essas frequências, que serão vendidas para as celulares. Executivos de telecomunicações porém, consideraram exageradamente otimista a previsão da conselheira de licitar o 4G no começo de 2011. A Anatel tem uma agenda cheia até dezembro, tendo de decidir, por exemplo, sobre o texto dos novos contratos de concessão de telefonia fixa até o fim do ano.
Emília não revelou detalhes sobre a proposta de edital para o 4G afirmando somente que devem ser semelhantes aos leilões anteriores. Segundo a conselheira, a proposta está em análise na procuradoria da agência. “O edital deve ser colocado em consulta pública ainda este ano”, afirmou a conselheira. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Rua lateral vai substituir cruzamento na BR-376

  • Uma rua lateral a BR-376 substituirá o cruzamento rodoviário - considerado um ponto crítico de acidentes - na ligação entre o centro de Mandaguaçu a bairros da periferia, mais precisamente ao Jardim Europa e aos Parques Industriais I e II.
    O segmento de 530 metros de rua lateral a BR-376 está sendo construído sob um viaduto já existente na rodovia através de uma parceria entre a concessionária Viapar e a Prefeitura de Mandaguaçu. A obra deve ficar pronta até o fim do mês.
    "Mesmo não sendo uma obrigação contratual, a Viapar prontificou-se a participar", comentou o engenheiro de obras Egilson Mota Leal. A empresa ficou responsável por projeto, mão de obra, terraplanagem e drenagem, enquanto a prefeitura entrou com o transporte de terra e o revestimento primário do pavimento.
    O investimento total será de R$ 100 mil, montante rateado entre as duas partes. "Se dependesse só da prefeitura, que não tem recursos suficientes, demoraria muito para que a obra saísse", comentou o prefeito Ismael Fouani.
    Cerca de três mil pessoas passam pelo local diariamente. "Agora vamos ter muito mais segurança", comemorou Rubens Aparecido da Silva, dono de uma empresa fabricante de molas nas imediações, que conhece inúmeras pessoas que já se envolveram em acidentes no local.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Maringá cai mias uma vez no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal


Maringá caiu pela segunda vez consecutiva no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). De acordo com os dados do último levantamento, relativo ao ano de 2007, divulgado nesta semana, o município ocupa o terceiro lugar no ranking estadual. Em 2006, Maringá estava na segunda posição e em 2005, na primeira.

O IFDM avalia os serviços de saúde e educação, a geração de emprego e a melhoria da renda da população. Apesar da queda nos rankings, Maringá só registrou piora na geração de emprego e melhoria de renda – de 0,8444 para 0,8235. Em educação, o aumento foi de apenas 0,0001 (de 0,8208 para 0,8209). Saúde foi que teve o crescimento mais expressivo, saltando de 0,9211 para 0,9226.

Em 2007, Maringá obteve o IFDM de 0,8557, enquanto Londrina, em segundo lugar no ranking estadual, alcançou 0,8582; e Curitiba, o primeiro lugar, 0,8687.

Apesar da queda, Maringá ficou à frente de outros municípios grandes, como Ponta Grossa (que ficou com a 15ª posição no Paraná, com índice de 0,8061) e Foz do Iguaçu (o 41º do estado, com 0,7602).

O resultado no Paraná fez com que Maringá caísse também no ranking nacional. O município, que ocupou o 36º lugar em 2005 e o 54º em 2006, ficou com a 67º em 2007. A situação não é a mesma de Curitiba, que angariou posição de maior destaque no IFDM: no Brasil, saltou da 75ª para a 47ª posição.

Santa Inês

Santa Inês, um município com menos de 2 mil habitantes no Norte do Paraná, registrou a maior variação positiva no último levantamento do IFDM. O índice saltou de 0,5 em 2000 para 0,7280 em 2007, fazendo com que o município subisse da 397ª para a 80ª posição no estado.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Debate, viagens e guerra jurídica

Última semana de campanha no Paraná deve ser tensa, com acusações entre Beto Richa e Osmar Dias subindo de tom

Debate, viagens e guerra jurídica

Última semana de campanha no Paraná deve ser tensa, com acusações entre Beto Richa e Osmar Dias subindo de tom


Os dois principais candidatos ao governo do Paraná, Osmar Dias (PDT) e Beto Richa (PSDB), passarão a última semana de campanha viajando e enfrentando um ambiente de tensão nos bastidores. A tensão cresceu com acusações de parte a parte cada vez mais contundentes e batalhas jurídicas entre as coordenações de ambas as campanhas.
Além disso, os candidatos participarão do debate na RPC TV, na terça-feira, que será a última oportunidade de confronto pessoal entre Richa e Osmar antes das eleições do próximo domingo e está sendo encarado como decisivo pelas duas coligações (ver box).
Fotos: Jonathan Campos / Gazeta do Povo
Fotos: Jonathan Campos / Gazeta do Povo / Osmar Dias - “Esse bate-boca não me interessa. Aliás, cadê a aura de bom moço [de Beto Richa]? Acabou? Aquele bom moço que foi fabricado derreteu?”



“O meu adversário censura pesquisa, censura colunista. Isso é uma diferença grande entre nós. A outra coisa é que eu costumo cumprir minha palavra” + ampliar imagem
Osmar Dias - “Esse bate-boca não me interessa. Aliás, cadê a aura de bom moço [de Beto Richa]? Acabou? Aquele bom moço que foi fabricado derreteu?” “O meu adversário censura pesquisa, censura colunista. Isso é uma diferença grande entre nós. A outra coisa é que eu costumo cumprir minha palavra”
Debate na RPC TV pode ser decisivo
Os quatro candidatos a governador cujos partidos têm representatividade no Congresso Nacional, Osmar Dias (PDT), Beto Richa (PSDB), Paulo Salamuni (PV) e Luiz Felipe Bergman (Psol) participam nesta terça-feira, dia 28, às 22 horas, do debate promovido pela RPC TV. Será o último con­­­fronto entre os concorrentes antes do primeiro turno das eleições, no próximo domingo.
Leia a matéria completa
Os departamentos jurídicos das campanhas estão de prontidão para eventuais deslizes e irregularidades do adversário. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) admite que o número de ações aumentou consideravelmente.
Na última sexta-feira, Beto Richa ingressou com mais duas ações na Justiça contra a coligação de Osmar Dias. Uma delas é contra o candidato a vice na chapa do pedetista, Rodrigo Rocha Loures. Segundo o advogado Ivan Bonilha, da coligação de Richa, Rocha Loures tem feito cursos sobre inserção do jovem no mercado de trabalho, apresentando-se como candidato e sorteando um computador ao final do evento. De acordo com o jurídico de Richa, isso caracteriza abuso de poder econômico e pode culminar na cassação do registro de candidatura.
Outra ação contra Osmar é um convite que foi postado no site do pedetista para eleitores trabalharem nos últimos seis dias de campanha, ao preço de R$ 60 – segundo a assessoria do pedetista, o isso decorreu de uma “sabotagem”. “Isso é compra de votos”, diz Bonilha. Já a coligação de Osmar ingressou na sexta-feira com uma ação de investigação judicial por abuso de propaganda institucional. Segundo o advogado Leandro Rosa, a propaganda da prefeitura está “casada” com a do candidato Richa.
Richa e Osmar devem ir para a estrada e tentar visitar o maior número de municípios possível nesta última semana. A assessoria de Beto informou que a agenda do candidato ainda não está definida, mas o tucano deve viajar bastante e irá cumprir o roteiro que inclui uma última visita às grandes cidades do estado. Eventos em Curitiba e região metropolitana também devem ocupar a agenda do ex-prefeito. A semana de Osmar deve ser parecida, com viagens ao interior, carreatas, comícios e encontros com lideranças dos principais municípios do estado. Os respectivos candidatos a vice-governador cumprirão agendas paralelas, procurando cobrir o maior número de cidades em visitas.
De hoje até domingo, quando os mais de 7 milhões de paranaenses esperados pelo TRE irão às urnas para escolher o novo governador do Paraná, o clima tenso e agitado dos últimos dias de campanha deve recrudescer, levando-se em conta os últimos acontecimentos na campanha. Se há um mês as circunstâncias indicavam uma vitória tranquila do Beto, a subida de Osmar – muito influenciada pelo apoio do presidente Lula – impossibilitam o prognóstico quanto ao resultado das eleições, com a forte tendência de uma eleição extremamente disputada, aos moldes da disputa entre Osmar e Requião na eleição de 2006.
Para o professor de Ciência Política da UFPR Adriano Codato, o tom da reta final deve ser agressivo e o resultado da eleição é imprevisível. “Sem os dados das pesquisas a situação atual é misteriosa. A única certeza que temos é que os ânimos devem se acirrar e as criticas e ataques se tornarem mais contundentes”. Para Codato, a grande surpresa da eleição foi a capacidade de transferência de votos do presidente Lula para Osmar. “Particularmente, não acreditava que o presidente conseguiria associar tão notavelmente seu nome a Osmar Dias, um político que notoriamente não pertence ao mesmo grupo político. Mas a estratégia, ao que parece, deu certo” , analisa.
O clima que ficou ainda mais tenso depois de o PSDB ter conseguido que a Justiça Eleito­­­ral suspendesse a divulgação de três pesquisas de intenção de votos ao governo do Paraná. A mais recente, do Ibope, seria divulgada na quinta-feira. Antes, já tinha sido proibida na terça-feira, por força de uma liminar, a publicação de pesquisa realizada pelo Vox Populi; e, na quarta-feira, foi proibido o levantamento do Datafolha.
Na quinta-feira, o juiz eleitoral Juan Daniel Pereira Sobreiro, atendendo a uma ação da campanha de Osmar concedeu liminar suspendendo o envio de e-mails do candidato do PSDB com números de intenção de voto de uma pesquisa não registrada no TRE-PR. A mensagem enviada afirmava que Richa estaria à frente de Osmar. Como a Justiça Eleitoral proíbe a divulgação de pesquisas sem registro, o juiz acatou o pedido de liminar e determinou multa de R$ 300 mil para uma possível reincidência.
Nas ruas, a campanha também esquentou e um confronto violento entre militantes rivais foi verificada em Maringá.

Governo anuncia injeção de mais R$ 30 bilhões no BNDES


Nos últimos anos, instituição já recebeu R$ 180 bilhões. Oferta de crédito do BNDES tem crescido acima do setor privado

A Medida Provisória 505, publicada no Diário Oficial da União (DO) desta segunda-feira (27), autoriza a Secretaria do Tesouro Nacional a emitir mais R$ 30 bilhões, em títulos públicos, para o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A operação é uma forma de empréstimo ao banco público.

Essa é a terceira injeção de recursos no BNDES dos últimos anos. Em janeiro de 2009, o governo anunciou que a instituição teria R$ 100 bilhões para fazer novos empréstimos ao setor produtivo e, posteriormente, uma nova parcela de R$ 80 bilhões foi autorizada para o banco público. Com a operação autorizada hoje, o aporte de recursos total subirá para US$ 210 bilhões.
Assim como nas duas primeiras operações, o Tesouro Nacional aumentará o endividamento público, por meio da emissão de títulos do governo federal, para fornecer o empréstimo ao BNDES. "Para a cobertura do crédito, a União poderá emitir, sob a forma de colocação direta, em favor do BNDES, títulos da Dívida Pública Mobiliária Federal, cujas características serão definidas pelo Ministro de Estado da Fazenda", informa a Medida Provisória.
Dados do Banco Central mostram que os empréstimos do BNDES para o setor produtivo têm subido, neste ano, acima da média das operações do setor privado. De janeiro a agosto de 2010, ainda segundo a autoridade monetária, as operações de crédito do BNDES avançaram 18,2% e, nos últimos doze meses, cresceram 32,3%. Enquanto isso, as operações de crédito dos bancos para as empresas, com recursos livres, subiram 7,6% neste ano e 11,9% em doze meses até agosto.

sábado, 25 de setembro de 2010

Mozilla apresenta conceito de smartphone com projetor de teclado

Aparelho tem projetores que reproduzem teclado virtual.
Headset bluetooth pode se tornar um mouse 3D.

A fundação Mozilla, que desenvolve o navegador Firefox, divulgou o conceito do smartphone Seabird. Como destaque, o aparelho possui dois projetores laterais que permitem apresentar um teclado virtual na mesa, permitindo que o usuário digite com precisão. Ele também pode projetar imagens na parede e tem um headset bluetooth que pode ser utilizado como mouse 3D. Ainda não há data de lançamento ou preço do aparelho.

Câmera profissional de 200 megapixel chega ao mercado em 2011

Modelo anterior, com 'apenas' 60 megapixel, custa cerca de US$ 40 mil.
Fotógrafo precisa de 30 segundos para capturar imagem em alta resolução.

A fabricante sueca de câmeras de médio formato Hasselblad anunciou que planeja lançar, no primeiro semestre de 2011, um modelo com capacidade de tirar fotos com resolução de 200 megapixel.
No momento, o modelo mais poderoso vendido pela empresa é o H4D-60, com resolução de 40 megapixel. Para comparação, o sensor fotográfico do iPhone 4 tem 5 megapixel. Cada conjunto de câmera com sensor digital H4D-60 custa, nos EUA, cerca de US$ 40 mil, o equivalente a R$ 68 mil.
A supercâmera tem um sensor maior que o das máquinas fotográficas tradicionais. Desde o tempo da fotografia analógica, com filme, câmeras de  médio formato são utilizadas principalmente por fotógrafos de publicidade.
A nova máquina da Hasselblad também deve ter uso semelhante. Para capturar uma imagem, são necessários cerca de 30 segudos de processamento: a câmera, portanto, deve atrair principalmente forógrafos de estúdio, interessados em registrar objetos estáticos.

 

Fotos das ruas do Brasil chegam no dia 30 ao Google Street View

Google Street 

Serviço começou a mapear São Paulo e Rio de Janeiro no início de 2010.
Plano inicial é cadastrar imagens em 360 graus de sedes da Copa de 2014.

O Google vai permitir, a partir de quinta-feira (30/9), que o internauta faça um "passeio virtual" pelas ruas de algumas cidades brasileiras. O site de buscas americano anunciou para a próxima semana a chegada das imagens capturadas no país ao serviço Google Street View, que integra fotografias em 360 graus aos serviços de mapas Google Maps e Google Earth.
Desde janeiro, cerca de 30 carros com câmeras especiais acopladas no teto circulam pelo Rio de Janeiro e São Paulo - Belo Horizonte já tinha sido mapeada por ser a sede de tecnologia do Google no país. Quando iniciou a captura de imagens no Brasil, o Google anunciou que o plano era registrar todas as cidades brasileiras escolhidas como sede para a Copa do Mundo de 2014.
“Vamos fotografar dos grandes centros urbanos para os menores, de acordo com o interesse público. Naturalmente, vamos privilegiar as grandes capitais e as cidades que sediarão a Copa do Mundo”, afirma Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil. “Esses locais despertarão muito interesse tanto dos brasileiros como do mundo todo”.
Após a primeira fase, o serviço de captura de imagens não será interrompido. O trabalho no Brasil será contínuo, como é feito nos 28 países em que o Street View está presente no Google Maps. Os carros não irão parar de rodar pelo país.
Google Street ViewCarros com câmeras adaptadas mapeiam cidades do Brasil. (Foto: Gustavo Petró/G1)
O Google Maps é um conjunto de mapas de todas as cidades e ruas do mundo e o Street View é uma funcionalidade adicional deste serviço. “Nem todo mundo consegue interpretar um mapa com naturalidade”, explica Ximenes. “Faz muito mais sentido olhar o mapa através da realidade das ruas e nosso serviço traz a representação gráfica e agrega a ela uma representação real das localidades e das referências geográficas”.
Cada carro leva nove câmeras fotográficas, que captam imagens do horizonte e do céu, fornecendo uma captura de 360º na horizontal e 280º na vertical. Ao fotografar as ruas, um GPS marca as imagens para que o computador identifique onde é o local.
“As imagens são tratadas por um software proprietário desenvolvido pelo Google, criando uma espécie de bolhas”, diz o diretor de comunicação. “A sensação é que se trata de uma imagem única que, quando associada a outras capturas, dará uma ilusão de sequência ao se navegar pelo Street View”.

 

Biquini Cavadão toca seus sucessos no sábado


Bruno Gouveia, Miguel Flores, Álvaro Birita e Carlos Coelho voltam a se apresentar em Maringá. Neste sábado (25), o show dos cariocas acontece no palco do Polo Club Bar.

Um dos grandes nomes do rock brazuca dos anos 80, o Biquini Cavadão construiu uma carreira sólida e foi responsável por um punhado de sucessos, repletos de romantismo, engajamento político e humor.
No show, os cariocas devem retomar velhas canções, como "Tédio", "Zé Ninguém" e "Vento Ventania". Dos anos 80 para cá, eles não pararam no tempo.
As baladas "Quanto Tempo Demora Um Mês", "Vou Te Levar Comigo" e o hit "Dani" aproximaram o Biquini Cavadão de um público mais novo, que rejuvenesceu o grupo. A última passagem da banda pela cidade foi no final de 2008.
Local:
Polo Club Bar
Horário:
25 de setembro às 23h
Preço:
Os convites custam R$25 (seco) e podem ser adquiridos na casa noturna

Agência do trabalhador oferta mais de 200 vagas em Maringá

 
  • A Agência do Trabalhador de Maringá está com mais de 200 vagas abertas para a próxima semana - 24 delas para portadores de deficiência. Há oportunidades para diversos cargos, e diferentes níveis de experiência.

    Vendedor interno (com 46 vagas), operador de caixa (25) e vigilante (18) são as carreiras com mais oportunidades disponíveis.
    Quem tiver interesse deve se dirigir à Agência do Trabalhador, localizada na Avenida Joubert de Carvalho, 675, no Centro, entre 8h e 17h. Os documentos necessários para a inscrição são carteira de trabalho, RG, CPF, título de eleitor e carteira de motorista.
    Confira as vagas disponíveis:
    Agente de portaria 02 vagas
    Escolaridade: 2°grau Completo
    Experiencia: 0 meses
    Ajudante de extrusão de fibras de vidro 05 vagas
    Escolaridade: 4°serie Completa
    Experiencia: 06 meses
    Ajudante de rebarbação (metais) 03 vagas
    Escolaridade: 1° grau incompleto
    Experiencia: 0 meses
    Atendente de lanchonete 08 vagas
    Escolaridade: 2° grau incompleto
    Experiencia: 0 meses
    Auxiliar de marceneiro 05 vagas
    Escolaridade: indiferente
    Experiencia: 0 meses
    Babá 01 vaga
    Escolaridade: indiferente
    Experiencia: 0 meses
    Chapeador metalúrgico 02 vagas
    Escolaridade: 4° serie completa
    Experiencia: 06 meses
    Controlador de entrada e saída 12 vagas
    Escolaridade: indiferente
    Experiencia: 0 meses
    Embalador à máquina 10 vagas
    Escolaridade: 2° grau Completo
    Experiencia: 0 meses
    Funileiro industrial 10 vagas
    Escolaridade: Indiferente
    Experiencia: 0 meses
    Montador soldador 10 vagas
    Escolaridade: Indiferente
    Experiencia: 0 meses
    Operador de caixa 25 vagas
    Escolaridade: 2° grau Incompleto
    Experiencia: 0 meses
    Passadeira de peças confeccionadas 06 vagas
    Escolaridade: Indiferente
    Experiencia: 0 meses
    Preparador de tintas 10 vagas
    Escolaridade: Indiferente
    Experiencia: 0 meses
    Recepcionista atendente 03 vagas
    Escolaridade: 2° Grau Completo
    Experiencia: 06 meses
    Técnico de enfermagem do trabalho 01 vaga
    Escolaridade: 2° Grau Completo
    Experiencia: 0meses
    Técnico em manutenção de equipamentos de informática 01 vaga
    Escolaridade: 2° Grau Completo
    Experiencia: 06meses
    Torneiro CNC 03 vagas
    Escolaridade: Indiferente
    Experiencia: 06meses
    Vendedor interno 46 vagas
    Escolaridade: 2° Grau Completo
    Experiencia: 03 meses
    Vigilante 18 vagas
    Escolaridade:Indiferente
    Experiencia: 06 meses
    Zelador 03 vagas
    Escolaridade:Indiferente
    Experiencia: 06meses
    Vagas para pessoas portadoras de deficiência:
    03 vagas - Assistente Administrativo
    02 vagas - Operador de Telemarketing Ativo
    07 vagas - Auxiliar de Linha de Produção
    01 vaga - Zelador
    02 vagas - Agente de Portaria
    01 vaga - Auxiliar de Enfermagem
    01 vaga - Auxiliar ade Lavanderia
    01 vaga - Montador Equipamentos Eletrônicos
    01vaga - Ajudante de cozinha
    02 vagas - Servente de Obras
    01 vaga - Auxiliar de marceneiro
    01 vaga - Assistente Administrativo
    01 vaga - Recepcionista Secretaria

Com Chico Neto lotado, Brasil e EUA iniciam série de amistosos no Paraná


Jogos acontecem às 21h30 de sábado (25) e domingo (26) estão com ingressos esgotados. A expectativa é de que dez mil pessoas apóiem a equipe brasileira nos dois dias de jogos

Após quase dois anos fechado para reformas, o Ginásio Chico Neto, em Maringá, será reaberto neste final de semana para dois jogos da seleção feminina de vôlei contra os Estados Unidos. Os amistosos fazem parte da reta final de preparação para o mundial da modalidade, que será disputado entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro, no Japão.
Os jogos, marcados para as 21h30 de sábado (25) e domingo (26), estão com ingressos esgotados. A expectativa é de que dez mil pessoas apóiem a equipe brasileira nos dois dias de jogos.
Segundo o técnico José Roberto Guimarães, os amistosos (que, mais tarde, serão disputados em Londrina e Arapongas) servirão para os ajustes finais na equipe, que nunca conquistou o título mundial. Em 1994 e em 2006, as brasileiras chegaram à final, mas foram derrotadas por Cuba e Rússia, respectivamente.
“Os Estados Unidos tem um time muito bem estruturado no sistema defensivo. Elas têm uma excelente defesa e também são eficientes no saque e no bloqueio. Para o nosso time, será uma oportunidade de continuar corrigindo as falhas que apresentamos no Grand Prix. Precisamos evoluir no saque, no bloqueio e, principalmente, na defesa.”, avaliou o treinador, durante coletiva na manhã desta sexta.
No campeonato mundial, o Brasil está no grupo B, com sede em Hamamatsu, e terá como adversários Quênia, República Tcheca, Holanda, Porto Rico e Itália. Se garantirem a classificação, as brasileiras podem duelar na fase seguinte com Cuba e com as próprias norte-americanas. Mari é desfalque para o mundial
Para o mundial deste ano, Zé Roberto não contará com a ponteira paranaense Mari, que rompeu o ligamento do joelho direito durante a fase final do Grand Prix e passou por uma cirurgia. Sua recuperação deve levar cerca de seis meses. Mesmo assim, ela acompanha o grupo no Paraná, onde realiza alguns treinamentos leves. Ela também pretende visitar a família, que vive em Rolândia, no Norte do estado.
Já a ponteira Paula Pequeno está em São Paulo, onde segue na fase final de recuperação de uma fratura no tornozelo esquerdo. A jogadora ainda tem chances de disputar o Mundial. No lugar dos dois desfalques, Zé Robeto terá como opções as ponteiras Jaqueline, Natália, Sassá e Fernanda Garay.
Reabertura do Chico Neto
Os amistosos em Maringá marcarão a reabertura do Ginásio Chico Neto, que estava fechado há quase dois anos para reformas. De acordo com a secretária municipal de Esportes, Edith Dias , esta ainda não será a reinauguração oficial da praça esportiva, já que as obras no local ainda não foram concluídas. “Tivemos alguns atrasos com licitações, mas as obras estão no fim. Falta a instalação de uma parte das cadeiras e a adequação de algumas saídas".
Como os trabalhos estão inacabados, o Corpo de Bombeiros liberou 5 mil dos 6 mil lugares para a torcida. De acordo com engenheiros e arquitetos da obra, o ginásio ganhou novos banheiros e vestiários, além de novas instalações elétricas e hidráulicas.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Adobe atualiza Flash, corrige falha que permitia invasão do computador


Falha já era usada por criminosos na internet para contaminar coputadores.

por Aylons Hazzud
A Adobe liberou ontem uma nova versão do seu plugin Flash Player. Conforme boletim de segurança da companhia , esta nova versão corrige uma falha que permitia que um invasor controlasse o computador, e para ser contaminado bastava acessar um site infectado usando um navegador com o Flash instalado. Já havia, segundo a empresa, vírus na internet que exploravam a vulnerabilidade.
A falha também afetava o Adobe Reader, mas não há relatos de arquivos PDFs contaminados e a correção para este programa será liberada somente em outubro. Já a atualização do Flash foi adiantada, pois anteriormente a Adobe havia informado que ela ocorreria na semana que vem .
A nova versão do Flash pode ser instalada através do mecanismo de atualização automática do plugin ou pelo link http://bit.ly/cMa0oY. Quem usa o Google Chrome, que vem com o Adobe Flash integrado, deve atualizar o navegador para a versão 6.0.472.62, o que também deve ocorrer automaticamente se o programa estiver configurado com os ajustes “de fábrica”.

Brasil lidera pedidos de remoção de conteúdo de sites do Google

 Nova ferramenta permite visualizar países onde sites são bloqueados.
Executiva diz que serviço mostra o aumento da censura no mundo.

O Google divulgou nesta terça-feira (21) uma nova ferramenta on-line que permite a usuários visualizar os países onde os produtos da empresa, como o YouTube, são bloqueados. O novo serviço, chamado de "Transparency Report" (“Relatório de Transparência”), também fornece aos internautas a lista dos governos que exigem remoção de conteúdo de sites da empresa.
Entre janeiro e junho deste ano, o Brasil alcançou a liderança entre os países nos pedidos de remoção, com um total de 398 solicitações.
“O relatório on-line mostra que a censura na internet está aumento em todo o mundo, e não apenas nos países em que mais se espera”, disse Dorothy Chou, analista de política do Google, em entrevista à CNN.
A nova ferramenta inclui um mapa interativo onde os usuários podem ver quantos pedidos de bloqueio e remoção de conteúdo cada país fez ao Google. O internauta pode, inclusive, acompanhar em quais sites da empresa os pedidos foram feitos. No Brasil, por exemplo, houve 99 ordens judiciais para remoção de dados do Orkut.

 

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Tolerância Zero realiza fiscalização na Avenida JK


A Operação Tolerância Zero fez mais uma blitz na tarde desta terça-feira (21), na Avenida Juscelino Kubitscheck de Oliveira, no centro de Maringá.
De acordo com o tenente Roberto de França, comandante do pelotão de trânsito da Polícia Militar (PM) e porta-voz da operação, a fiscalização segue dentro da rotina normal.
A previsão é que nesta quarta-feira (22) aconteça uma blitz durante a noite. Os locais de atuação da operação continuarão variando, conforme os eventos e acontecimentos da cidade.
Ainda segundo o tenente, os campeões de notificação são veículos não licenciados, problemas com equipamentos obrigatórios dos veículos, documentação atrasada e dirigir sem habilitação.

Inmetro publica edital para concurso público


São oferecidas 253 vagas em todo o Brasil, com oportunidades para níveis Médio e Superior 

O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) publicou o edital para Concurso Público, organizado pelo Cespe/UnB. São oferecidas 253 vagas para composição do quadro efetivo nacional, sendo 164 de nível Superior e 89 de nível Médio. As inscrições têm início no dia 1º de outubro e podem ser realizadas até o dia 21 de outubro, pelo site do Cespe/UnB, organizador do concurso: www.cespe.unb.br/concursos/inmetro2010. As provas (objetiva e discursiva) serão aplicadas no dia 12 de dezembro, pela manhã e à tarde. A remuneração varia entre R$ 1.678,28 e R$ 7.563,01.

Os cargos contemplados para nível Superior são: Analista Executivo e Pesquisador Tecnologista, cujo requisito para a inscrição é diploma de instituição universitária reconhecida pelo MEC, de acordo com as áreas específicas do concurso. Para os cargos de Assistente e Técnico em Metrologia, ambos de nível Médio, os requisitos são diploma de conclusão de curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio (antigo Segundo Grau profissionalizante), também de acordo com as áreas específicas.

A maioria das vagas é destinada para o Rio de Janeiro, mas há oportunidades para o Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal. Os aprovados para o Rio de Janeiro serão lotados na Capital ou no distrito de Xérem, em Duque de Caxias, conforme as necessidades do Instituto.

A seleção para os cargos de nível Superior será por meio de provas objetiva, discursiva e avaliação de títulos e de experiência profissional. Já a seleção para os cargos de nível Médio terá provas objetiva, avaliação de títulos e de experiência profissional.

O edital na íntegra pode ser conferido no seguinte link: www.inmetro.gov.br/noticias/conteudo/Edital-Inmetro-2010.pdf

Serviço
Inscrições: 1º a 21 de outubro de 2010. Taxas: R$ 60 (nível Médio) e 120 (nível Superior).
Prova objetiva e discursiva: 12 de dezembro.
Informações: (0xx61) 3448-0100; e-mail: sac@cespe.unb.br 

Venda de ingressos para jogos da seleção no Chico Neto começa nesta quarta


Os ingressos para os dois amistosos da seleção brasileira feminina de vôlei contra os Estados Unidos - que serão disputados em Maringá no próximo fim de semana - começarão a ser vendidos a partir das 10 horas desta quarta-feira (22), nas bilheterias do Ginásio Chico Neto.
Cada ingresso custará R$ 20 e estudantes e idosos pagam meia. No ato da compra e na entrada no ginásio será exigida a carteira de identificação estudantil e a carteira de identidade. Cada torcedor poderá comprar até seis ingressos e os de meia-entrada serão nominais.
Os torcedores também já podem adquirir as entradas por meio do site Tickets for Fun e pelos telefones 4003-5588 (para quem mora em São Paulo) ou 0300-789-6846 (para demais localidades).
Os jogos em Maringá marcam o reencontro das melhores seleções do Grand Prix disputado este ano, vencido pelos Estados Unidos. Os amistosos fazem parte da preparação das duas equipes para o mundial da modalidade, que será disputado entre os dias 29 de outubro e 14 de novembro, no Japão.
O primeiro confronto entre as equipes será no sábado (25), às 21h30, no ginásio Chico Neto. No dia seguinte, brasileiras e norte-americanas voltarão a se enfrentar no mesmo local e no mesmo horário. As partidas serão transmitidas ao vivo pelo canal Sportv. Além de Maringá, também estão marcados amistosos para as cidades de Londrina e Arapongas.
EUA já treinam no Chico Neto
A seleção dos Estados Unidos chegou em Maringá na última segunda-feira (20) para disputar os jogos amistosos. Nesta terça-feira (21), as jogadores norte-americanas já deram inicio aos treinos no ginásio de esportes Chico Neto. A seleção brasileira só deve chegar em Maringá na quinta-feira (23).
Para o técnico José Roberto Guimarães, as norte-americanas estão entre as favoritas para o título mundial. “No Grand Prix, vimos que o time dos Estados Unidos é o que está em melhores condições. Elas foram superiores na relação bloqueio e defesa e estiveram muito bem no ataque. Esses quatro amistosos servirão para fazermos os ajustes finais na nossa equipe”, disse Zé Roberto para o site da Confederação Brasileira de Volei (CBV).
Nesta temporada, as duas seleções estiveram frente a frente na fase final do Grand Prix, em Ningbo, na China. Desta vez, as norte-americanas saíram vitoriosas: 3 sets a 2. Duas norte-americanas foram relacionadas entre as melhores do Grand Prix. Glass foi eleita a melhor levantadora, enquanto a meio de rede Akinradewo foi a melhor jogadora da competição e o melhor bloqueio.
Depois da medalha de prata do Grand Prix, Zé Roberto sabe que precisa fazer alguns ajustes para a equipe chegar com força ao Mundial. “Temos que evoluir em vários aspectos. O bloqueio, por exemplo, foi bem, mas ainda precisa melhorar. Nossa defesa ficou aquém do que havíamos treinado. Nosso passe também precisa evoluir, assim como as combinações de ataque”, avaliou o treinador.

Dois mil estudantes abraçam a Catedral para celebrar o Dia da Paz


Para celebrar o Dia Internacional da Paz, a Arquidiocese de Maringá promoveu um abraço gigante ao redor da Catedral Nossa Senhora da Glória, um dos principais pontos turísticos da cidade. Segundo os organizadores, cerca de duas mil pessoas de seis estabelecimentos de ensino católicos participaram do evento.
Na ocasião, os estudantes rezaram o Pai Nosso, cantaram e realizaram apresentações, pedindo por um mundo mais fraterno. Para a estudante Bárbara Couto, de 16 anos, os gestos representam a busca de soluções para todo tipos de conflitos, envolvendo principalmente a juventude. “Se todos os jovens tomarem consciência, nós podemos mudar o mundo”, afirmou em entrevista para a RPC TV Cultura.
Esta é a terceira vez que a mobilização é feita pela arquidiocese. “Não dá pra dizer que o jovem não tem fé, que não tem Deus e que está perdido. Temos que acreditar muito na juventude de hoje”, avaliou o arcebispo de Maringá, Dom Anuar Battisti.

Cinto e cadeirinha são os alvos de campanha


  • O cinto de segurança e a cadeirinha são os temas da Semana Nacional de Trânsito que, em Maringá foi lançada ontem. Apesar de ser item obrigatório desde 1998, o cinto de segurança só é usado por 11% dos passageiros no banco de trás, segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

    É por causa dessa estatística que a obrigatoriedade do cinto foi escolhida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) como tema da campanha deste ano.

    A mesma pesquisa mostrou que o cinto de segurança é usado por 88% dos ocupantes dos bancos dianteiros. O cinto usado no banco da frente reduz em 50% o risco de morte em uma colisão de trânsito.

    O tenente Nivaldo do Rego, do Corpo de Bombeiros, diz que quem não usa o cinto no banco de trás coloca a própria vida em risco e também a de quem está na frente.

    "Em uma colisão frontal ou com uma árvore, quem está no banco traseiro pressiona quem está na frente contra o painel do automóvel. Existe o risco da pessoa que está atrás ser projetada contra os passageiros da frente."

    Os ferimentos mais comuns causados nesse tipo de acidente são no tórax, pescoço e crânio.

    Ele cita um acidente que ilustra a importância de usar o cinto no banco de trás. "A pessoa que estava atrás e sem cinto foi projetada para frente, atravessou o para-brisa e bateu na traseira de um caminhão parado."

    A mesma pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia indica que o risco de morte de um condutor usando o cinto de segurança, como resultado de um passageiro do banco de trás sem cinco, é cinco vezes maior do que se ele estivesse usando o cinto.

    Flagrantes

    "Eu moro a três quarteirões da escola." Essa foi a justificativa de um pai que transportava a filha de 6 anos no banco dianteiro e sem o equipamento de retenção.

    O representante comercial Fábio Machado levava a filha para a escola, na Vila Esperança, no início da tarde de ontem. Apesar de a criança estar no banco da frente e sem cadeirinha, ele diz ser importante usar o dispositivo.
    "Mas como era perto, não coloquei. Eu tirei a cadeirinha porque vou levar o carro para lavar."

    No mesmo local, outro flagrante de desrespeito à lei. Duas crianças, uma de 7 anos e outra de 1 ano e 4 meses estavam no banco de trás sem os equipamentos de proteção.

    O aposentado Arlindo Alves, avô das meninas, deu a mesma explicação que Machado. "Eu moro pertinho, na quadra de trás", acrescentando que as duas meninas têm cadeirinhas.

    Quem não cumpre a lei pode ser multado em R$ 191,54, perder sete pontos na carteira e ter o veículo retido. Segundo a norma, crianças com até 1 ano devem ser transportadas no bebê conforto; de 1 a 4 anos na cadeirinha; e dos 4 aos 7 anos e meio, no assento de elevação.

Versão teatral de Dona Flor e Seus Dois Maridos será encenada em Maringá


A peça, estrelada por Carol Castro, Duda Ribeiro e Marcelo Faria, terá duas sessões na cidade. Ingressos começam a ser vendidos na terça-feira (21)

O espetáculo Dona Flor e Seus Dois Maridos será a atração do dia 29 de setembro, no Teatro Marista, em Maringá. Dirigida por Pedro Vasconcelos e com elenco liderado por Carol Castro, Duda Ribeiro e Marcelo Faria, a peça será apresentada às 19h e às 21h. Os ingressos estarão à venda a partir desta terça-feira (21), na Livraria Espaço Maringá Park. Os preços variam de R$ 30 (promocional) a R$ 50 (inteira). Estudantes, professores e aposentados pagam meia-entrada.
A peça é baseada na obra literária de Jorge Amado. A história da recatada Dona Flor (Carol Castro) que, depois de se casar com o segundo marido, o farmacêutico Teodoro (Duda Ribeiro), começa a ser atormentada pelo espírito do primeiro marido, o beberrão Vadinho (Marcelo Faria).
Dona Flor e Seus Dois Maridos ganhou uma versão para o cinema, em 1976; e para a televisão, em 1997.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Flanelinha risca carro de PM e é preso


Um flanelinha foi preso no fim da tarde desta segunda-feira (20) no centro de Maringá após riscar o veículo de um policial militar que estava de folga.


Por volta das 16 horas, o policial estacionou o veículo Ford Fiesta 2009 na Rua Neo Alves Martins para ir ao cartório quando foi abordado por um flanelinha que pediu para cuidar do veículo. Ele recusou, e, ao retornar ao carro, cinco minutos depois, deparou-se com o flanelinha André Alessi, de 27 anos, sentado no capô, riscando o veículo com uma moeda.

O flanelinha saiu correndo; o policial correu atrás, e acionou a Polícia Militar (PM). Alessi deu a volta na quadra, pensando ter enganado o policial, mas foi cercado pela PM.


Na delegacia, Alessi disse ser morador de rua, natural de Santa Terezinha do Itaipu, e amasiado com outra moradora de rua, que recentemente deu à luz a uma criança. Os três moram em casas abandonadas em Maringá.


Festa do Cordeiro

Carro tomba e vai parar na calçada após acidente no Centro

Dois carros se envolveram em um acidente por volta das 12h30 deste domingo (19) no cruzamento das avenidas Paraná e XV de Novembro, no Centro de Maringá.

Um dos automóveis, um Citroen Xsara, conduzido por Manuel Duarte Gilberto, 53 anos, tombou e foi parar na calçada depois da batida. O outro carro envolvido no acidente foi um Uno, de Carlos Roberto Boso, 60 anos. Os dois veículos têm placas de Maringá.
O motorista do Uno teve ferimentos graves e foi encaminhado pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) para o Hospital Santa Rita. O condutor do Citroen Xsara teve ferimentos leves.

Foto: Frank Silva

domingo, 19 de setembro de 2010

Aparelhos de GPS se popularizam e viram "febre" em Maringá

Redução nos custos do aparelho e praticidade motivam aumento nas vendas do produto, que facilita a vida de taxistas, serve como ferramenta para quem busca conforto e ajuda até a produção agrícola. Cerca de 80% dos produtos vêm do Paraguai

Indicar a melhor rota, rastrear veículos e cargas, otimizar a colheita. Estas são apenas algumas das funções do sistema de posicionamento global, popularmente conhecido por GPS (Global Positioning System), tecnologia que está cada vez mais presente na vida de quem mora em Maringá. Vários empresários vêm registrando crescimento na comercialização do produto.
É o caso de Willian Fiorindo, proprietário de uma loja especializada em som e acessórios automotivos. Segundo ele, somente neste ano, as instalações de GPS aumentaram cerca de 80%. “Por mês, nós recebemos uma média de vinte clientes solicitando a instalação do GPS. É uma febre”, afirmou.
Um dos que aderiram ao sistema foi o caminhoneiro Alceste Negrini Neto, que há três anos trabalha com o transporte de diversas cargas, como alimentos e máquinas. Negrini adquiriu o aparelho há nove meses e gostou da compra. “Em Maringá eu conheço bem os endereços, mas, quando preciso fazer entregas em Curitiba ou Londrina, por exemplo, sempre utilizo o GPS. Muitos amigos também estão comprando”.
Outro usuário é o representante comercial Hugo Rosa, que já conta com o GPS em dois veículos. Segundo ele, a praticidade e a redução no preço do aparelho nos últimos anos foram fatores que influenciaram na aquisição. “Não tenho mais problemas para encontrar os endereços, mesmo em grandes centros”.
Taxistas
Segundo Rodolfo Lomba, que gerencia uma rede de táxis em Maringá, os cinco carros de sua empresa já contam com o sistema. “A tecnologia agiliza tudo: monitora a frota, acelera os atendimentos e traz economia, pois percorremos destinos mais curtos”.
Nas concessionárias, o interesse por veículos que contam com o GPS de fábrica também tem sido maior. Segundo o consultor de vendas de uma revendedora de Maringá, Múcio Gongora, a procura é feita principalmente por clientes das linhas de luxo. “Devido ao alto custo, só algumas pessoas conseguem adquirir esse tipo de equipamento . São clientes que gostam de tecnologia, conforto e conveniência”.
Aumentando a produção agrícola
Além do GPS automotivo, os aparelhos similares voltados para a agricultura também ganham espaço. De acordo com o engenheiro agrônomo Edmilson Lima Pompeu, proprietário de uma empresa especializada nesse serviço, cada vez mais produtores rurais têm utilizado o GPS para elevar a produção agrícola.
“Com o dólar mais baixo, várias pessoas têm adquirido o sistema, que fornece informações mais precisas sobre suas lavouras, a área plantada e a produtividade obtida. Além disso, o aparelho diminui os gastos com mão de obra. Uma marcação de propriedade, por exemplo, precisaria de dois tratores e dois funcionários. Com o GPS, uma só pessoa pode fazer isso".


Incêndio atinge cooperativa de recicláveis em Maringá

O fogo começou por volta das 14h30 e já foi controlado. Dez pessoas trabalharam no combate às chamas. Não há informações de feridos.

Um incêndio atingiu uma cooperativa de materiais recicláveis na tarde deste domingo (18) em Maringá. O fogo começou por volta das 14h30 e, segundo o Corpo de Bombeiros, já foi controlado. Não há informações de feridos.
A cooperativa fica no Conjunto João de Barro. Três equipes, com cerca de dez pessoas, se deslocaram para combater as chamas. Até as 16h30, elas trabalhavam na remoção dos entulhos deixados pelo incêndio.

OS CANDIDATOS MAIS BIZARROS - ELEIÇÕES 2010

Candidato Tiririca

Cada tipo de candidato encontramos em nosso Brasil.

Baixando as portas


Na prática, o deputado federal Ricardo Barros parou com a campanha para o Senado. Recusa até oferta de “voluntários”; está evitando até dar material para alguns assalariados, digo, liderados. Daqui pra frente, vai em ponto morto.
Por enquanto, tem descontado seu quarto lugar nas pesquisas procurando atrapalhar a campanha de Gustavo Fruet – e atrapalhar, no caso, beira birra de criança mimada. A estratégia é evitar que Fruet cresça mais, especialmente sobre Gleisi.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Telebrás faz consulta para compra de equipamentos de banda larga


SÃO PAULO (Reuters) - A Telebrás iniciou nesta sexta-feira primeira consulta pública de referência para aquisição de equipamentos para compor a rede de telecomunicações do governo federal que levará acesso rápido à Internet a 4.283 municípios brasileiros até 2014.
A consulta se baseia na tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing), que segundo a estatal permite a transmissão de dados a uma velocidade de terabits por segundo em um único par de fibras ópticas.
"Também agregará flexibilidade e escalabilidade à rede, porque permite estender gradualmente a sua capacidade, por meio da adição de comprimentos de onda, atendendo as demandas de crescimento do tráfego de dados", segundo a estatal.
A consulta se encerra em 1o de outubro e servirá para apoiar a elaboração dos editais de contratação. Além dos equipamentos, a estatal vai adquirir serviços como instalação e treinamento.
Segundo a Telebrás, a rede gerenciada pela empresa para implantar o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) utiliza fibras ópticas pertencentes ao sistema Eletrobras e à Petrobras, "que no momento se encontram apagadas".
"A aquisição desses equipamentos permitirá o início das operações na rede para o cumprimento da meta de interligar, ainda este ano, 100 cidades, mais 15 capitais, além do Distrito Federal", de acordo com a Telebrás.
A estatal venderá banda larga no atacado para provedores e operadoras que farão o acesso para os usuários finais.
Os equipamentos serão instalados em cada um dos pontos de presença da rede, estimados em 241, até 2012. Esses pontos são estações da rede onde ficam instalados toda a infraestrutura e os equipamentos para a transmissão de dados pelas fibras ópticas.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Firefox: Mozilla corrige problema que causava pane no navegador

 

Atualizações foram produzidas em caráter de urgência; fundação sinaliza que recurso Panorama pode não ser incluído na versão 4

A Mozilla atualizou esta semana todas as versões do Firefox, incluindo o beta do futuro Firefox 4, para corrigir problemas de estabilidade que faziam o browser apresentar pane durante a carga.
O Firefox 3.6.10 e o Firefox 3.5.13, lançados pela Mozilla na quarta-feira (15/9), trazem uma solução para o que a fundação descreveu como “um único problema de estabilidade que afetava uma quantidade limitada de usuários”.
O problema da pane surgiu na semana passada, depois que a Mozilla lançou as versões 3.6.9 e 3.5.12 para corrigir 15 vulnerabilidades. Os usuários de todas as três edições – para Windows, Mac e Linux – informaram ter havido “crashes” repentinos durante a carga do navegador depois de terem atualizado suas versões.
A Mozilla interrompeu o fornecimento de atualizações enquanto investigava. Depois, a atualização automática foi normalizada.
A Mozilla também atualizou a versão beta do Firefox 4 esta semana, para lidar com bug que comprometia a estabilidade do browser.
Questão de estabilidade
“Nós decidimos publicar uma pequena atualização do beta para consertar uma questão de estabilidade no Windows e alguns problemas de renderização e relacionados ao mouse e ao teclado no OS X, e que tinham a ver com plug-ins”, afirmou Mike Bellzner, diretor do Firefox, em uma mensagem publicada na lista de discussão “Mozilla.dev.planning”.
Tal como o bug no Firefox 3.6.9/3.5.12, este problema do Firefox 4 Beta 5 causava uma pane no navegador pouco tempo depois de sua carga. O banco de dados Bugzilla, que rastreia os bugs e as mudanças de código da Mozilla, oferecia mais informação sobre o bug, que subiu rapidamente para o topo do ranking de relatórios de panes.
A Mozilla publicou a correção na terça-feira (14/9) como Firefox 4 Beta 6.
Como a Mozilla tinha de resolver a questão da estabilidade, a empresa também designou como Beta 7 sua nova versão “congelada” – aquela que representará o que será incluído e o que não será. A Beta 7 tem previsão de lançamento para o fim de setembro.
Panorama em risco
Para que possa cumprir seus prazos, a Mozilla já eliminou diversos recursos do Firefox 4. E o Panorama, um novo nome para o que a Mozilla tem chamado de “Tab Candy”, também foi classificado como “Em risco”, pela primeira vez esta semana.
Conduzido em grande parte pelo trabalho de Aza Raskin, líder criativo do Firefox, o Panorama permite que os usuários agrupem as abas do navegador na forma de conjuntos, que podem ser representados em forma gráfica. Quando os usuários abrem uma aba, o navegador passa a mostrar apenas as abas daquele grupo.
O novo gerenciador de abas do Firefox 4 está agora “em risco” e pode ser eliminado da futura versão.
O Tab Candy/Panorama tem sido valorizado pela Mozilla e foi calorosamente recebido por analistas, incluindo Preston Gralla, da Computerworld/EUA, que o chamou de “um dos melhores recursos em novos navegadores desde que as abas foram inventadas”.
A Mozilla planeja lançar o Firefox 4 ainda este ano.
 

Microsoft avalia usar Windows Phone 7 em tablets


O Windows Phone 7, criado pela Microsoft para telefones celulares, pode ir parar em tablets concorrentes do iPad. O sistema operacional será lançado nos Estados Unidos entre final de outubro e início de novembro.

De acordo com Augusto Valdez, gerente de marketin da divisão de comunicação móvel da empresa, o software, projetado em sua origem para tecnologia touchscreen, é facilmente adaptada para as telas maiores dos tablets.

O sistema operacional pode ser uma das portas de entrada para a companhia no segmento dos dispositivos móveis. “O sistema do tablet pode ser o WP 7 ou algo intermediário entre ele e o Windows 7 para computadores”, explicou Valdez, durante demonstração do novo sistema criado para celulares, na sede da companhia, em Redmond, no estado de Washington.

Ministro virá a Maringá para assinatura de ordem de serviço


O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, deve estar em Maringá na próxima semana para a assinatura de convênio entre a Prefeitura de Maringá e o Governo Federal que permitirá a  continuação da obra do rebaixamento da linha férrea da Avenida XIX de Dezembro até a Avenida Paranavaí, bem como da construção do túnel de 600 m até a Rua Arlindo Planas.
"Era para o ministro ter vindo esta semana, hoje (17), mas foi cancelado", explicou o procurador jurídico do município, Luiz Carlos Manzato. "A construtora que venceu a licitação é a mesma que atuou na primeira nas outras fases do rebaixamento."
Manzato confirmou a informação da vinda de Bernardo para a assinatura dos contratos e da ordem de serviço.

Mais de 1.250 empregos temporários devem ser criados até dezembro

A Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) estima que 1.270 empregos temporários sejam criados entre outubro e dezembro em Maringá, por conta da alta das vendas geradas pelas festas de fim de ano. Dos 1.270 empregos, 1.050 devem ser para o comércio e 220 para outros setores. A previsão é resultado de uma pesquisa realizada pela Acim, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM).
De acordo com o economista responsável pelo estudo, Joilson Dias, a estimativa de criação de empregos temporários é 10% maior do que a registrada em 2009. “Para este ano, estamos prevendo vendas maiores [no comércio] e, portanto, um aumento de 10% na demanda de temporários”, explicou, por meio da assessoria de imprensa da Acim.
O estudo também prevê que, até o fim do ano, 7,5 mil novos empregos sejam gerados no município. Até julho, 5.992 já tinham sido criados.