domingo, 29 de novembro de 2009

Projeto incrementa calçadas ecológicas em Maringá


Proposta de professor da UEM é melhorar as chamadas calçadas ecológicas com aspectos paisagístico e de sustentabilidade para as plantas.

Das 35 mil árvores existentes nos passeios de Maringá, cerca de 7 mil estão condenadas, segundo levantamento realizado pelo Instituto da Árvore. O professor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Basílio Bacarin, primeiro presidente da entidade, propõe uma forma de substituir as árvores condenadas por novas plantas, assegurando suas condições de crescimento.

Com o apoio financeiro de três empresas da cidade - Sicoob, Imobiliária Pedro Granado e Transporte Coletivo Cidade Canção (TCCC) - um trecho da Avenida Lauro Werneck e da Rua São João, no Jardim Universitário, passarão por reforma paisagística a partir de janeiro do próximo ano.

Os passeios dessas vias serão adequados à lei municipal 335/99, que criou os modelos de calçadas ecológicas. A legislação determina que o proprietário do imóvel reserve um trecho de 90 centímetros de largura para vegetação rasteira, na zona central, e de 120 cm de largura para imóveis localizados nos bairros.

A proposta do professor Bacarin, que conta com o apoio da Prefeitura de Maringá e da reitoria da UEM, incrementa a lei municipal com aspectos paisagísticos e de sustentabilidade para as plantas.

Segundo Bacarin, ao lado de cada árvore condenada existente nos trechos, será colocada uma nova muda. Para que a planta cresça sem concorrência pela luz do sol, a copa da árvore condenada será podada. Na parte central dos trechos de gramado serão plantadas flores.

Em alguns pontos da calçada ecológica serão criados sumidouros, com o objetivo de aumentar a absorção de água pelas gramíneas e a novas árvores, além de diminuir o fluxo de enxurrada, que acabariam nas galerias pluviais. “Com menos água de enxurrada, o projeto contribui para a redução da erosão urbana”, explica Bacarin.

A fase experimental do projeto será custeada pelos patrocinadores e executada pelos internos da Casa Nossa Senhora da Anunciação, do distrito de Iguatemi.

Andarilhos e outros adultos acolhidos pelo abrigo receberão um salário, alimentação e transporte para retirar parte do pavimento das calçadas, preparar e plantar mudas de árvores e de gramíneas, que serão plantadas nos passeios.

A Prefeitura também poderá encaminhar pessoas atendidas pelo programa Portão da Inclusão, para que também ganhem um salário com a atividade de intervenção paisagística. “Tirar as árvores condenadas é fácil. O problema é substituí-las, já que precisamos desses vegetais para garantir um ambiente muito melhor”, afirma Bacarin.

As árvores contribuem com a redução da temperatura ambiente, controle no nível de umidade do ar e absorção dos ruídos da cidade. A Prefeitura sugere que alguns troncos condenados sejam mantidos e transformados em esculturas de madeira.

Orquestra de Flautas da UEM estreia no Convite à Música


Orquestra de Flautas da UEM estreia na terça-feira (1º) em edição especial do Convite à Música; formação tem 15 flautistas e quer mostrar todas as possibilidades do instrumento.

Pela semelhança com o timbre da voz humana, nos Estados Unidos e na Europa eles são chamados de coro. No Brasil, são orquestra. Em Maringá, a primeira Orquestra de Flautas da cidade estreia na próxima terça-feira (1º), no primeiro de uma série de concertos especiais que acontecerão nos bairros da cidade dentro do projeto Convite à Música.

A Orquestra de Flautas da UEM tem 15 flautistas e foi idealizada pelo professor e flautista Bernhard Fuchs. “A orquestra de flautas quer congregar os flautistas, pois um flautista gosta de ver e ouvir outros flautistas.Também queremos mostrar as possibilidades do instrumento, dando amplitude artística e pedagógica para o instrumento”, explicou Fuchs. “Também queremos divulgar a própria flauta enquanto instrumento.”

O grupo, que está aberto a novos flautistas (os interessados devem procurar Fuchs ou a regente Andréia Anhezini no departamento de Música da UEM), tem quatro naipes, além de uma flauta contralto e uma flauta baixo. “A flauta é um dos instrumentos mais ecléticos que existe e você a encontra em qualquer estilo musical.”

Na apresentação desta terça-feira, a Orquestra de Flautas da UEM dividirá o palco do Centro Cultural do Jardim Alvorada com grupos de câmara e com o coral da Escola de Música da UEM. A regente da orquestra, Andréia Anhezini, explicou que na apresentação de estreia o grupo interpretará obras consagradas de compositores clássicos. “São peças bastante chamativas”, garante.

No programa estão Grieg, Debussy, Bach, Villa Lobos e Gossec. Muitas dessas peças, e outras dos repertórios para orquestras de flautas, precisam de arranjos compostos especialmente para esse tipo de formação. Futuramente, além das obras eruditas, a Orquestra de Flautas da UEM pretende inserir em seu repertório também composições populares.


Entrada franca
Orquestra de Flautas da UEM.
Dia 1º de dezembro, às 20h30, em programação especial do Convite à Música na Casa de Cultura do Jardim Alvorada.
Dia 4, 12h, bloco 8 da UEM.

sábado, 28 de novembro de 2009

Praça Raposo Tavares vira a Cracolândia de Maringá






Durante o dia e à noite, o comércio e o consumo de crack na praça em frente à antiga rodoviária é constante. Autoridades dizem que fazem o possível no combate à droga.
O menino aparentando 12 anos caça uma lata de refrigerante no lixo, saca do bolso uma pedra de crack e fuma. A rotina do garoto e outros usuários foi acompanhada durante dois dias da semana por repórteres fotográficos de O Diário, na Praça Raposo Tavares, Centro de Maringá.

O menino não escolheu o ponto por acaso. A praça tornou-se uma espécie de Cracolândia maringaense e atrai homens e mulheres de diversas idades para o comércio e consumo da droga, tanto durante o dia como durante à noite. De tão comum, a cena parece já não despertar a atenção de quem passa por ali. Prefeitura, Polícia Militar e Ministério Público garantem que estão tomando providências sobre o caso.

“As drogas não vão acabar nunca, a realidade é essa. Seria uma grande vitória se a gente conseguisse evitar que o consumo cresça ”, diz o diretor do Programa Antidrogas da Prefeitura de Maringá, Manoel Costa.

Os meios que o município dispõe para retirar os usuários das ruas é a repressão policial, contra traficantes e consumidores pegos em flagrante, ou simplesmente o convite, por meio de abordagens de assistentes sociais. “O que nossa equipe pode fazer é convidar a pessoa para ir a um abrigo provisório. Não podemos obrigá-la. Algumas aceitam, mas no dia seguinte já estão na rua de novo”, diz Costa.

A Polícia Militar diz que as prisões de usuários e traficantes são frequentes no centro . O usuário detido normalmente está na rua já no dia seguinte, após assinar um Termo Circunstanciado na delegacia. “Fazemos inúmeros encaminhamentos de usuários para a delegacia, temos equipes em patrulha constante nas regiões mais críticas. A PM está fazendo o que pode ser feito”, diz o tenente Alexandro Marcolino Gomes.

A promotora da Infância e Juventude de Maringá, Mônica Louise de Azevedo, diz que vem reunido provas para acionar judicialmente o poder público. Diz que o objetivo é cobrar providências quanto ao consumo de drogas entre crianças e adolescentes. “A gente tem que cobrar políticas públicas, estamos recolhendo informações para isso”. Mônica diz que o caso do menino que fuma crack na Raposo Tavares não é isolado. “Infelizmente, não é um caso único, me deparo com várias situações como essa. É uma realidade brasileira”, comenta.

A estrutura para o tratamento de viciados está sobrecarregada. Entre comunidades terapêuticas particulares e serviços públicos, a capacidade atual é para o atendimento a 180 homens adultos, 40 crianças e adolescentes do sexo masculino e 21 mulheres.

Nas comunidades terapêuticas, praticamente todas ligadas a instituições religiosas, o custo de cada dependente químico é de R$ 900 por mês — o tratamento envolve profissionais de nível superior e despesas com estadia Parte desse custo é subsidiado pelas organizações religiosas,mas normalmente é necessário ajuda financeira por parte das famílias dos dependentes químicos.

“O município não tem convênio de vagas com as instituições terapêuticas. Nossa sorte é que elas têm sido muito flexíveis, aceitando os casos que encaminhamos”, diz o diretor do Programa Antidrogas. Costa diz que há o projeto para regulamentar do Fundo Municipal Antidrogas, que poderia bancar internações e programas de prevenção. A ideia ainda não saiu do papel.



Quarta-feira, 15h36, Praça Raposo Tavares — Sem se intimidar com o movimento, o menino-criança improvisa um cachimbo com uma lata de refrigerante para saciar o vício precoce. Na quinta-feira à tarde, ele continuava na mesma praça, com a mesma roupa. Foto do repórter-fotográfico Rafael Silva.



Quinta-feira, às 15h56, Praça Raposo Tavares — Os dois jovens e o homem que aparenta ter 50 anos compartilham da droga. O cigarro aceso na mão do rapaz à direita serve para fornecer cinza, usada para ajudar na combustão da droga. Registro fotográfico de Walter Fernandes.



Quarta-feira, 16h36, Praça Raposo Tavares — O rapaz corre para embaixo da escada do palco da praça para se proteger de uma pancada de chuva. Permanece ali, fumando crack, durante uns dez minutos. A chuva passa e ele sai caminhando normalmente. Foto do repórter-fotográfico Rafael Silva.



Quinta-feira, às 16h06, Praça Raposo Tavares — Gentil, o jovem acende o cachimbo para o senhor de meia idade se drogar. Na mão esquerda, aberta, o rapaz segura outras pedras de crack, comercializadas no centro da cidade a R$ 10,00 a unidade. Foto de Walter Fernandes.



Quarta-feira, 16h12, Praça Raposo Tavares — Enquanto a garota fuma crack, o homem vigia. Ele percebe a presença do repórter-fotográfico Walter Fernandes e parece não se importar. Depois, ele também fuma.



Quinta-feira, 16h06, Praça Raposo Tavares — Grupo de jovens se protege do sol a pino sob uma palmeira e o cachimbo passa de mão em mão, de boca em boca. Os usuários do centro costumam ser rápidos no uso da droga. Flagrante de Walter Fernandes.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Até que enfim, começaram as obras no Parque do Ingá




Entre ameaças à saúde pública, macacos mortos por contaminação misteriosa e promessas de revitalização, o Parque do Ingá está fechado há sete meses e dez dias.

Autorizado a ser reaberto, pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná em 20 de julho, a Prefeitura de Maringá resolveu manter o parque fechado ao público para reformas. Passados quatro meses desde a liberação, apenas esta semana começaram a construção de novos banheiros e as reformas dos banheiros antigos e da cantina — as únicas obras licitadas até terça-feira (24). Neles, a prefeitura está investindo R$ 222 mil (valor da licitação ocorrida em setembro).

No final de outubro, a reportagem de O Diário entrou no parque e constatou estado de abandono. Sem manutenção, a infraestrutura que havia se degradou. Os sanitários e a lanchonete que funcionavam em uma das margens do lago, foram depredados — agora estão sendo reformados. Essa, segundo a prefeitura, é a primeira etapa das obras de revitalização e corresponde a uma área de 128 metros quadrados. A Construtora R.D Ferreira, de Umuarama, que venceu a licitação, vai, entre outras coisas, trocar o piso ao redor da lanchonete por outro de material ecológico.

Busca de recursos

Segundo o projeto divulgado pela secretaria de Meio Ambiente de Maringá (Sema) no início do ano, serão investidos R$ 2,5 milhões em melhorias no parque. Os recursos estão sendo pleiteados junto ao Governo Federal. Além da lanchonete e dos banheiros, a revitalização prevê a construção de um deck de madeira sobre o lago — onde antes era o embarcadouro dos pedalinhos—, pista de corrida de carrinhos infantis, um centro de educação ambiental, um parque de diversões ecológico, pista de brinquedos rústicos, bicicletas especiais para alugar, área para a prática de arvorismo e uma tirolesa atravessando o lago.

Ainda segundo o projeto de revitalização, junto com as obras de melhoria da infraestrutura será feito um trabalho para o resgate histórico e patrimonial, envolvendo as secretarias municipais de Meio Ambiente e Cultura: “Aspectos relevantes relacionados à história do parque e a educação ambiental serão melhor trabalhados”. Diz o documento que “o novo Parque do Ingá será de fato uma das mais interessantes atrações turísticas da cidade, sempre cheio de atividades culturais e com muita diversão para crianças e adultos”.

Entrada franca

“A entrada no parque continuará sendo gratuita como sempre foi, porém com muito mais opções de lazer para os visitantes”, disse o diretor-geral da secretaria de Meio Ambiente de Maringá, Sérgio Antonio Viotto Filho, lembrando que as novas atrações, como bicicletas, carrinhos, tirolesa e arvorismo serão cobrados, “mas haverá inúmeras atividades lúdicas totalmente gratuitas para a criançada”.

Quando se decidiu manter o parque fechado, em julho, a prefeitura divulgou que ele seria aberto no final do ano, mas faltam apenas 35 dias para 2009 terminar e o prazo para a conclusão das obras em andamento é de 90 dias.

No parque, a reportagem encontrou caminhos parcialmente tomados pelo mato, animais exóticos soltos e lixeiras quebradas. Das antigas atrações do minizoo, pouca coisa restou: dois cachorros do mato, um casal de leões (o macho tem 13 anos e a fêmea 12) um puma, seis macacos-prego e uma arara. Os viveiros, que tinham papagaios, araras e outras espécies, estão vazios.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Processo de Avaliação Seriada da UEM será neste domingo

As provas do Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Maringá (UEM) serão realizadas neste domingo (29), em 15 cidades paranaenses. Os portões serão abertos às 13h30 e fechados às 13h50. Os candidatos terão até as 19 horas para responder as 40 questões e redigir a redação. O PAS teve 8.485 inscritos, dos quais, foram homologados 8.013 candidatos.

Foram identificados 534 colégios, dos quais, 389 do Paraná, 120 de São Paulo, 17 do Mato Grosso do Sul, 3 do Mato Grosso, 3 de Santa Catarina e 2 de Minas Gerais. Além disso, 423 candidatos não mencionaram de que colégio são provenientes.

Serão cobrados conteúdos do primeiro ano do ensino médio de Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Redação, Literaturas em Língua Portuguesa, Matemática e Química, além de Língua Estrangeira (Espanhol, Francês ou Inglês). As questões estarão englobadas nas provas de Conhecimentos Gerais (25), Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa (10), Língua Estrangeira (5) e Redação.

As quinze cidades são: Apucarana, Campo Mourão, Cianorte, Cidade Gaúcha, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Loanda, Londrina, Maringá, Paiçandu, Paranavaí, Pitanga, Sarandi e Umuarama. Em Maringá, 44 colégios participam do PAS, e as provas serão aplicadas na UEM. Os inscritos podem verificar o local de provas pelo site www.pas.uem.br. O resultado das provas será divulgado até 10 de fevereiro de 2010.

Sasc abre inscrições para curso de eletricista instalador

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Sasc) está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (30), para o curso de eletricista instalador predial, que será realizado a partir do próximo dia 7 de dezembro. O curso é voltado para usuários dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), e aceita inscrições do público em geral.

O curso será realizado no Centro de Tecnologia de Maringá (CTM), em dois períodos de 7 a 15 de dezembro e de 18 a 27 de janeiro de 2010. Para se inscrever os candidatos devem apresentar os documentos pessoais e um comprovante de residência.

As inscrições podem ser feitas nos cinco Cras: Central – rua Santos Dumont, 3071, fundos; Itaipu – rua Lubélia esquina com rua Pioneiro Antônio José Pires; Ney Braga – rua Urutau, ao lado no número 311; Requião – rua Maria Paulina Palma, 453; e Santa Felicidade – rua Carmem Miranda, 800.

sábado, 21 de novembro de 2009

Europa investiga mutação do H1N1



No Reino Unido, há suspeita de transmissão de um novo vírus da gripe suína; Noruega fala em sintomas agravados.


Cientistas europeus investigam a mutação do H1N1 e uma eventual transmissão entre pessoas de novos vírus da gripe suína. Eles seriam resistentes ao Tamiflu, antiviral utilizado no tratamento da doença. Na Noruega, o governo anunciou ontem que foi encontrada em três pacientes uma mutação considerada "substancial" do vírus, que poderia causar sintomas mais graves. A doença já matou 6,7 mil pessoas no mundo.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há 57 casos de mutação do vírus da gripe suína em vários países, inclusive no Brasil. Em comunicado, a OMS minimizou ontem o impacto da nova descoberta e alertou que não há indicação de que o novo vírus tenha levado a um número maior de infectados.


Uma mutação de vírus ocorre quando ele sofre alteração em seu material genético. Isso pode acontecer toda vez que ele entra em contato com uma célula, ou seja, infecta pessoas ou animais. Uma mutação foi a causa do próprio H1N1, que só atacava animais, passar a infectar humanos.


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Lançada a Campanha Papai Noel dos Correios 2009

“Voce não precisa acreditar em Papai noel, mais pode ser um”


O que é:
O Projeto Papai Noel dos Correios é uma ação corporativa, desenvolvida em todas as 28 diretorias regionais, que tem como foco principal o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao “Papai Noel”. O objetivo central é manter a magia do Natal.

A quem se destina?
O destinatário do projeto é a criança que envia pelos Correios uma cartinha ao Papai Noel. As cartas que partem das comunidades carentes em todo o País são separadas e colocadas à disposição da sociedade para quem quiser adotá-las. Ou seja, nem todas as crianças carentes serão necessariamente atendidas.

Como é feita a triagem?
Inicialmente são descartadas as correspondências que não contêm remetentes ou as com endereços repetidos. Portanto, não adianta mandar mais de uma carta, pois não se trata de sorteio. Assim, é importante o correto preenchimento do nome e endereço do destinatário, com CEP. Cartas de adultos não são atendidas, bem como pedidos de medicamentos, celular, MP3, DVD, notebooks e afins. Os critérios de atendimento de pedidos são razoabilidade e possibilidade.

Cada Regional tem um método de trabalho para classificação e seleção das cartas destinadas para adoção, considerando diversos fatores, tais como: tamanho da área abrangida, número de correspondências, número de adoções, número de voluntários envolvidos, etc.
Em 1997, a iniciativa transformou-se em projeto corporativo, passando a ser desenvolvida em todas as 28 Diretorias Regionais da empresa.

Números:
Desde a criação do projeto o número de correspondências vem aumentando. Abaixo, os dados dos últimos quatro anos:
Ano Cartas recebidas Cartas respondidas Cartas adotadas
2005 395.183 145.474 130.655
2006 501.605 177.549 226.934
2007 792.760 231.552 357.971
2008 1.078.711 365.446 464.481

Quem pode colaborar?
Todas as pessoas da sociedade podem colaborar, tanto como voluntários para auxiliar na leitura e triagem das cartas, como para adotar um pedido. Para isso, basta entrar em contato com os Correios de sua região .
* Os interessados em adotar uma cartinha podem procurar, de 09 de novembro a 18 de dezembro, em uma unidade dos Correios mais próxima de sua casa.

Nós, do Planeta Voluntários, convidamos você a servir e a apoiar os outros com devoção e compaixão.

Faça você também uma criança sorrir neste Natal.

Seja Voluntário você Também!
* Saiba + como você pode ajudar!
http://www.planetavoluntarios.com.br/nossas-acoes

Planeta Voluntários -A maior Rede Social de Voluntários e ONGs do Brasil !!!



Planeta Voluntários apóia Papai Noel dos Correios 2009

Amanhã é feriado em várias cidades do Brasil; Maringá não aderiu ao dia de folga


Na próxima sexta-feira (20) será feriado do Dia da Consciência Negra em 388 cidades do Brasil, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Maringá não aderiu a comemoração e todo o comércio e serviços funcionam normalmente.

A data lembra o dia em que Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, foi assassinado. Este quilombro foi um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão. O assassinato ocorreu em 20 de novembro de 1695.

Para lembrar a data será realizado em Maringá o 1ª Festival Afro-brasileiro de Maringá. O evento tem início nesta quinta-feira (19), com a inauguração da Praça Zumbi dos Palmares, entre os bairros Santa Felicidade e João de Barro I, e vai até o dia 22. O festival contará com extensa programação cultura, social e esportiva.

Atentado a menor no domingo envolve briga de gangues, apura Polícia Civil

Um atentado ocorrido na madrugada de domingo (15) e que terminou com um adolescente de 16 anos ferido com um tiro no peito envolveu um acerto de contas entre duas gangues residentes nos conjuntos Borba Gato e Requião e na Vila Morangueira, localizados, respectivamente, nas zonas sul e norte de Maringá. O crime foi esclarecido nesta quarta-feira (18), depois de dois rapazes suspeitos de ferir o adolescente se apresentarem à 9ª Subdivisão Policial (SDP). Dizendo-se jurados de morte, os rapazes trouxeram à tona outro atentado que não havia sido levado ao conhecimento da polícia.
De acordo com o chefe da Seção de Homicídios, Furtos e Roubos (SHFR), investigador João Osmar Evarini, os problemas entre as gangues tiveram início há cerca de 40 dias, depois de Alyson Felipe Marcolino Carlos, 19 anos, residente no Borba Gato, iniciar o namoro com uma garota da Vila Morangueira. Inconformada com a relação, uma gangue da Vila Morangueira passou a ameaçar Alyson, argumentando que ele não poderia namorar meninas do bairro. Temendo represálias, Alyson decidiu interromper o namoro. Mesmo assim, continuou a ser ameaçado, ao ponto de ter seu carro – um Astra – alvejado com diversos tiros, além de ter uma irmã agredida. Apesar da gravidade do problema, Alyson, que tem antecedentes criminais por porte ilegal de arma e lesões corporais, não levou os fatos ao conhecimento da polícia. “Acredito que ele (Alyson) manteve a polícia afastada para tentar resolver as desavenças por conta própria, junto com seu grupo”, diz Evarini. A situação ganhou novos – e perigosos – rumos na tarde de terça-feira (17), quando um grupo de rapazes ocupando um Corsa e duas motos efetuou vários disparos defronte a residência de Alyson. A mãe de Alyson acionou a Polícia Militar, mas os atiradores fugiram sem deixar pistas.Afirmando estar marcado para morrer, Alyson decidiu se apresentar à Polícia Civil na manhã desta quarta, levando consigo Luiz Paulo da Silva, 22 anos – também morador do Conjunto Borba Gato e com antecedentes criminais por porte ilegal de arma, roubo qualificado e corrupção de menor. Silva é apontado como suposto autor do disparo que feriu o adolescente. Contrariando a versão apresentada pela vítima, os rapazes contaram que na madrugada de domingo aguardavam a abertura do semáforo instalado no cruzamento das avenidas Pedro Taques e Horácio Raccanello quando foram surpreendidos pelo adolescente, que enfiou o braço dentro do carro e tentou desferir uma coronhada em Luiz Paulo, que estava no banco traseiro. Luiz contou que conseguiu segurar a arma e desviou o cano em direção ao adolescente que, em meio à luta, acabou apertando o gatilho. O projétil perfurou a mão do garoto e alojou-se no pulmão direito. Segundo Luiz, a arma foi deixada jogada na avenida. Ainda de acordo com Evarini, os integrantes da gangue do Conjunto Requião e Vila Morangueira já foram identificados e serão interrogados. A reportagem apurou que todos os envolvidos têm antecedentes criminais.

Fumantes recorrem à calçada após lei antifumo em Curitiba


Fumante traga cigarro sentada em banco na calçada
Desde a 0h desta quinta-feira está proibido fumar em ambientes fechados de Curitiba (PR), quando entrou em vigor a Lei Municipal Antifumo, que estabelece multa de R$ 1 mil para o descumprimento da norma. Na primeira noite da nova lei, seis equipes da Vigilância Sanitária percorreram bares, restaurantes e casas noturnas da capital para fiscalizar o cumprimento da legislação. A maioria dos estabelecimentos montou espaços ao ar livre nas calçadas para os fumantes.
A equipe percorreu os bares da avenida Batel, principal ponto de vida noturna da cidade, mas não teve muito trabalho. Os estabelecimentos orientaram seus frequentadores a não fumar desde o início da noite.
"Estão todos respeitando a lei. O nível de informação é muito grande. Todos os estabelecimentos já orientaram os fumantes sobre como proceder", disse o diretor do Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, Sezifredo Paz, lembrando que se passaram 90 dias entre a sanção e a aplicação da lei.
"Até agora (2h), nenhuma multa foi aplicada por nossa equipe, único problema encontrado, mas que, por enquanto estamos apenas orientando os proprietários a adequarem, foi a criação de áreas para fumantes ao ar livre muito próximas das portas dos estabelecimentos",afirmou.
Para adaptar-se à nova lei, a maioria dos bares da avenida Batel adotou a calçada como fumódromo, reservando um espaço cercado em frente às casas para os clientes.
Controvérsia"Se adequarem os espaços para os fumantes, concordo com a lei. Acho que temos mesmo que respeitar os não fumantes. E até faz bem para a nossa saúde, pois acabamos fumando menos", disse o estudante Leonardo Polli Batistão, fumante, 21 anos. "Fumava 15 cigarros por noite, hoje fumei só cinco", afirmou.
Já assistente comercial Thaiza Evangelista estava irritada com a nova determinação. "É discriminatório sim, os estabelecimentos já tinham áreas para fumantes e para não fumantes e agora nem isso. Vamos ver se essa lei vai pegar ou vão esquecê-la como fizeram com a lei seca", disse.
Quem mais comemorou foram os não fumantes. "Vou chegar em casa sem cheiro de cigarro na roupa, sensacional", disse a podóloga Michele Varago, 25 anos. "Vou até voltar a freqüentar lugares que deixei de ir porque eram muito fechados e ficavam insuportáveis com o cigarro", afirmou. Ela disse que entende a irritação inicial dos fumantes, mas acredita que cm o tempo a norma poderá ser melhor aceita. "Ninguém fuma na igreja, por exemplo, mas nenhum fumante deixa de ir à igreja por isso", disse.
O presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas, Fabio Aguayo, acompanhou o primeiro dia de fiscalização. Ele afirmou que a associação já move quatro ações questionando a nova lei e pede bom senso dos fiscais ao averiguar o cumprimento da regra. "Sem os fumódromos e com todas as restrições da nova lei, calculamos uma redução de 25% a 30% no movimento dos bares e de até 40% nas casas noturnas. vamos lutar por uma lei mais coerente", disse.
O diretor do Centro de Saúde explicou que a lei extinguiu os fumódromos por preocupação com a saúde dos próprios fumantes "pelo acúmulo de fumaça" e, principalmente dos funcionários das casas, "que fumantes ou não teriam que circular por tais espaços".
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, uma equipe de 210 profissionais será responsável pela fiscalização diária nos estabelecimentos. Diante de um flagrante, esses fiscais autuarão o estabelecimento, com multa de R$ 1 mil. O valor pode ser dobrado em caso de reincidência. Em uma possível terceira ocorrência, o local pode perder a licença sanitária e alvará de funcionamento.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Nokia anuncia recall de carregadores; Brasil não é afetado



A Nokia divulgou nesta segunda-feira (9) um extensivo programa de troca de carregadores defeituosos vendidos recentemente que irá afetar 14 milhões de aparelhos. Segundo a filial da empresa finlandesa no Brasil, o recall não afeta os consumidores brasileiros, pois nenhum dos modelos envolvidos foi vendido no mercado nacional.

Os acessórios afetados são modelos AC-3E e AC-3U manufaturados entre 15 de junho e 9 de agosto de 2009, além do modelo AC-4U manufaturado entre 13 de abril e 25 de outubro de 2009. Todos foram fabricados pela terceirizada BYD Co, da China. A maior fabricante de celulares no mundo oferece um site (em inglês) que explica todo o processo:
http://chargerexchange.nokia.com/.

Segundo a assessoria de imprensa da Nokia no Brasil, a recomendação é que pessoas que tenham comprado um dos carregadores envolvidos em outro país parem de utilizá-los e façam a substituição gratuitamente. A empresa tem um call center dedicado às dúvidas dos consumidores nos telefones (11) 4003-2525, para regiões metropolitanas e 0800 88-66542 nas demais localidades, de segunda-feira até sábado, das 8h às 22h.