sábado, 11 de julho de 2009

Abuso no uso das calçadas leva Prefeitura de Maringá a notificar 5 mil comerciantes


Dois mil comerciantes já foram avisados que devem respeitar a lei, sob pena de multa de R$ 500 por dia. No centro, efeito foi positivo; mas medida gera polêmica entre lideranças. A Prefeitura de Maringá começou a notificar 5 mil comerciantes sobre o uso irregular de calçadas. O objetivo é fazer valer a lei municipal 429/2002, que estabelece o uso máximo de 25% do passeio público para a exposição de mercadorias ou colocação de mesas e cadeiras para clientes.


Além de assegurar, no mínimo, 1,2 metro de vão livre para o trânsito de pedestres. Cerca de 2 mil notificações já foram entregues e as restantes 3 mil chegam ainda este mês. Mas não basta usar a calçada nas medidas previstas em lei. A utilização do passeio público depende de aprovação do poder público municipal.

Antes de expor uma gôndola ou colocar mesas e cadeiras na calçada, o comerciante precisa pedir autorização à secretaria de Urbanização (Seurb) e apresentar um projeto especificando o que pretende colocar sobre o passeio público. Apenas depois de autorizado, poderá ocupar parte das calçadas.

Multa diária
A partir do recebimento da notificação, o comerciante passa a ter dez dias para se adequar à legislação. Aqueles que não se enquadrarem, poderão ser multados em até R$ 500 por dia de descumprimento da lei.

Além de coibir a exposição de artigos, como eletrodomésticos, roupas e acessórios, a fiscalização também visa a impedir o uso dos passeios públicos para a instalação de mesas, cadeiras e churrasqueiras. Centenas de bares maringaenses fazem isso como atrativo para vender bebidas e churrasquinhos.

O comerciante Ademir Oliveira, sócio de um bar na Avenida Riachuelo, Vila Operária, foi um dos primeiros a ser notificado. A churrasqueira com capacidade para ‘três andares’ de espetinhos, até então um carro-chefe do estabelecimento, de um dia para o outro virou uma ameaça para os negócios.

“A fiscalização sempre marcou em cima, mas dessa vez foram mais rigorosos”, diz. A saída foi quebrar a parede e construir uma churrasqueira dentro do bar, “com a boca aberta para o lado da rua”. A reforma custou R$ 3 mil. “Mas agora não dá mais dor de cabeça”, conta Oliveira, apontando para a fuligem na parede, que indica a localização da antiga churrasqueira, de metal.

Bons resultados
A gerente de fiscalização da Secretaria Municipal de Controle Urbano e Obras Públicas (Seurb), Terezinha Carniatto, avalia que as notificações já surtiram efeito, com o esvaziamento das calçadas em pontos que eram tradicionalmente extensões das lojas, como na região central da Avenida Brasil.

“A gente teve um bom resultado. Pode ver como as calçadas ficaram mais bonitas, sem aquele monte de coisas no meio do caminho”, diz, referindo-se a aquele trecho. Na tarde desta quinta-feira (9), num giro pela Avenida Brasil, entre as avenidas São Paulo e Paraná, a reportagem observou que, por parte do comércio formal, apenas a caixa de som de uma loja estava colocada na calçada.

Apesar da presença de camelos vendendo CDs e DVDs piratas, o cenário era bem diferente do que se via há um mês, quando roupas, móveis usados e eletrodomésticos novos tomavam boa parte do espaço destinado aos pedestres.

Carta-convite
O efeito da iniciativa da prefeitura, no entanto, ainda não chegou aos bairros. Na Avenida Pedro Taques, a mais movimentada do Jardim Alvorada, ontem no final da tarde as calçadas ainda serviam como extensão das lojas. A previsão da prefeitura é que todos os estabelecimentos que colocam mesas, cadeiras ou mostruários no passeio público sejam notificados até o final deste mês.

Terezinha observa que a intenção não é prejudicar o comércio, mas sim aplicar a lei municipal. “A ideia foi fazer algo que não parecesse ofensivo”, diz, explicando que a notificação “é uma carta-convite para que sejam retirados todos os objetos que não estão previstos na legislação”.

Doação de terreno garante novas vagas de emprego aos maringaenses


O prefeito em exercício, Carlos Roberto Pupin, assinou nesta quinta-feira (9), a doação de uma área de 8,3 mil metros quadrados, no Parque Industrial, para a construção de novas instalações de duas empresas de Maringá. A escritura foi assinada também pelo secretário de Desenvolvimento, Valter Viana e pelos empresários que receberam o terreno, Lucheo Tombini e José Benedito Jorge. A doação faz parte do Programa Municipal de Desenvolvimento Econômico de Base – Prodem que pretende expandir, reativar e trazer novos empreendimentos de serviços de base para Maringá, através de benefícios fiscais.
Dois dos terrenos foram doados à empresa Tombini, que está instalada na cidade há 21 anos. O proprietário da empresa, Lucheo Tombini, destacou que o terreno era esperado. “Com as novas instalações da empresa vamos dobrar o número de funcionários em nossa fábrica e chegar a 70 funcionários”, comentou Lucheo Tombini .
Pupin destacou que as duas empresas acreditam no potencial de Maringá. “Serão mais duas grandes indústrias colaborando para a geração de empregos na cidade. A consequência dessa doação será mais impostos, que vamos retribuir à população dessa cidade com mais escolas, asfaltos, entre tantas outras melhorias para os maringaenses”, afirmou o prefeito.
Outra empresa beneficiada foi a Biosolar do Brasil, que está instalada na cidade há três anos e trabalha com aproveitamento de resíduos de soja e aproveitamento de café. O grupo conta atualmente com oito funcionários, que deve passar para 16 depois das melhorias.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Creche de Iguatemi oferece mais 100 vagas após reforma

A população do distrito de Iguatemi recebeu nesta quinta-feira (2), o prefeito Silvio Barros, para entregar as melhorias realizadas na creche Professora France Luz, que depois da reforma aumentou mais 100 vagas. “Nossa demanda era grande, pois antes conseguíamos atender 94 alunos e agora com a ampliação de mais quatro salas de aula, vamos atender 194 crianças. Outra parte da nossa creche que também ficou linda foi o pátio coberto que ficou ótimo”, comemorou a diretora do local, Marcilene Casado Dias.

A creche passou por melhorias como adequação dos ambientes para direção, supervisão, sala dos professores, instalações sanitárias, passarela coberta, ampliação do pátio coberto e construção de quatro salas de aula. No total foram ampliados mais de 550 metros.

Silvio Barros destacou que em apenas 15 dias já esteve em Iguatemi para entregar três obras de melhorias. “Nosso compromisso como gestores é oferecer espaço com qualidade e conforto aos nossos usuários. Mas também não basta melhorar só os espaços físicos das escolas e creches, é preciso capacitar nossos funcionários. Temos que trabalhar em conjunto, pois os pais deixam aqui o seu bem mais precioso, que são seus filhos. Quando chegam e se deparam com um espaço de qualidade como esse e que acima de tudo passa segurança, podem ter certeza que irão trabalhar muito mais tranquilos”, explicou o prefeito.

A secretária de Educação, Márcia Socreppa, disse ser uma satisfação entregar mais uma creche reformada e ampliada. “Fico feliz quando entregamos unidades escolares totalmente reestruturadas, pois assim podemos atender a demanda de toda nossa cidade e oferecer um ensino de qualidade para nossas crianças”, frisou Márcia.

O administrador de Iguatemi, João Borri, agradeceu o prefeito por mais uma obra no distrito. “Estamos em festa mais uma vez. Parabéns à comunidade de Iguatemi. Com essa creche reformada nossas crianças terão mais conforto”, agradeceu Borri.

Para a costureira, Daniele Cainy, a ampliação era muito esperada. “Há quase um ano espero uma vaga para minha filha. Agora, graças a Deus consegui. Mas valeu a pena esperar, pois a creche ficou linda e muito segura”, disse Daniele.