sábado, 25 de abril de 2009

Maringá adere ao programa e pretende construir seis mil moradias no município


O prefeito Silvio Barros assinou na manhã desta sexta-feira (24), na sala de reuniões do Paço Municipal, o termo de adesão que garante a participação de Maringá no programa federal “Minha Casa, Minha Vida”. Também assinaram o documento o vice-prefeito Carlos Roberto Pupin, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF) Fábio Carnelós e o deputado federal Ricardo Barros. Lançado pelo governo federal, o programa prevê a construção de um milhão de unidades habitacionais em todo o país e 44,7 mil em todo o Paraná. Em Maringá, o prefeito Silvio Barros pretende construir pelo menos seis mil casas. “Este programa habitacional representa o maior desafio a ser enfrentado individualmente até o final de nossa gestão, mais que o rebaixamento da ferrovia, a construção da Vila Olímpica e o Contorno Norte”, assegurou o prefeito. Quanto a dificuldade de se conseguir terrenos necessários para a construção das moradias, Silvio Barros adiantou que já manteve contato com proprietários de áreas e eles se mostraram dispostos a colaborar com a viabilização do projeto. “Nos próximos dias vamos convocar audiência pública para isso e, havendo a cessão desses espaços, a Prefeitura tem toda estrutura suficiente para executar a obra”, garantiu.

Novos projetos
Durante pronunciamento o superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Fábio Carnelós, destacou que, por ser uma cidade pólo, Maringá será referência também neste programa federal por conta da firme parceria mantida entre a administração municipal e a instituição financeira. “Aqui as coisas acontecem também em função da existência de um setor privado aguerrido e, por isso, o programa tem tudo para dar certo no município”, enfatizou.
Para o deputado federal Ricardo Barros, mais que uma nova alternativa para atender a crescente demanda pela casa própria, a participação de Maringá no programa “Minha Casa, Minha Vida” representa uma nova demonstração de confiança que o governo federal tem na administração municipal. “É graças à capacidade e competência que a cidade tem em utilizar os recursos que recebe para a execução de obras de vulto que temos sido motivados a apresentar novos projetos para atrair outros importantes investimentos no município”, explicou.
Entre os novos projetos elaborados para Maringá, o deputado destacou o do “PAC Drenagem”, que prevê a resolução dos problemas de alagamento apresentados em 12 pontos críticos na cidade.

Postos de Saúde vacinam idosos contra gripe neste sábado


Todos os postos de Saúde e a sala de vacinas da Secretaria Municipal de Saúde estarão abertos neste sábado (25), entre 8 e 17 horas, exclusivamente para vacinar os idosos contra a gripe. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de imunizar 80% das pessoas com mais de 60 anos. Em Maringá estão cadastrados 40.906 idosos, que devem tomar a vacina em qualquer posto ou na secretaria até o próximo dia 8 de maio. O secretário de Saúde de Maringá, Antônio Carlos Nardi, adianta que o compromisso é garantir saúde e imunidade a todos os idosos do município. “A vacina é de graça e todas as pessoas com mais de 60 anos que não tem problemas de rejeição devem ser imunizadas”, alerta. Não podem se vacinar pessoas que tenham alergia comprovada à proteína do ovo e ao Timerosal (mercurocromo ou mertiolate). Com o slogan “Deixe a gripe na saudade”, a campanha de vacinação dos idosos tem o objetivo de reduzir os óbitos e as internações causadas pela gripe e suas conseqüências. Nardi ressalta que as pessoas precisam ser vacinadas todos os anos para estarem protegidas contra gripe, já que a vacina é desenvolvida com a proteína dos vírus mais comuns no ambiente. A campanha de vacinação contra a gripe em idosos foi lançada na última quinta-feira, no Asilo São Vicente de Paulo, onde 80 idosos já foram vacinados. As pessoas com problemas de locomoção podem pedir a vacinação em casa, através do posto de saúde mais próximo da residência.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Prefeitura distribui senhas para organizar crescimento da demanda de interessados pela casa própria

Em busca de nova alternativa para atender a demanda pela casa própria em Maringá, o prefeito Silvio Barros assina nesta sexta-feira, dia 24, o termo de adesão que garante a participação do município no programa federal “Minha Casa Minha Vida”.

A assinatura – que terá a presença do superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Fábio Carnelós – está programada para as 11 horas da manhã na sala de reuniões do Paço Municipal.
O programa do governo federal prevê a construção de um milhão de unidades habitacionais em todo o país e 44,7 mil em todo o Paraná.
Em Maringá, o prefeito Silvio Barros pretende construir pelo menos seis mil casas.
De acordo com o projeto federal, o Plano Nacional de Habitação dará forte subsídio, com isenção de seguro, para as famílias com renda de até três salários mínimos. As famílias com renda de três a seis salários mínimos terão subsídio parcial nos financiamentos, com redução dos custos de seguro e acesso ao Fundo de Garantia.

Distribuição de senhas
Em função do aumento da demanda de interessados na aquisição de moradias, em consequência do anúncio do programa “Minha Casa Minha Vida”, a Diretoria de Habitação, vinculada à Secretaria Municipal de Controle Urbano e Obras Públicas da Prefeitura de Maringá (Seurb), está distribuindo senhas para organizar o atendimento à população.
De acordo com o diretor de habitação, Gilberto Delgado, o cadastramento de interessados tem sido feito de forma genérica, ou seja, a inscrição vale para todos os programas habitacionais desenvolvidos para o setor em Maringá e não especificamente para o programa “Minha Casa Minha Vida”, criado pelo Governo Federal para beneficiar famílias com renda de até 10 salários mínimos e maior foco nas que têm renda de até 3 salários.
“Dessa forma, o critério para atendimento às famílias inscritas prioriza a antiguidade da inscrição, ou seja, as pessoas que estão há mais tempo na fila serão atendidas primeiro”, afirma Delgado.

Postos de Saúde abrem neste sábado para vacinar idosos


Todas as Unidades Básicas de Saúde de Maringá e a Secretaria de Saúde estarão abertas neste sábado (25), entre 8 e 17 horas, exclusivamente para vacinar os idosos contra a gripe. A iniciativa foi anunciada nesta quinta-feira (23), pelo secretário de saúde, Antônio Carlos Nardi, durante o lançamento da Campanha de Vacinação contra Gripe do Idoso, no Asilo São Vicente de Paulo. Maringá possui 40.906 idosos e a meta da campanha é imunizar 80% desta população, que equivale a 32.725 idosos. “Nosso compromisso é garantir saúde e imunidade aos nossos idosos”, afirma Nardi, agradecendo a diretoria do asilo e parabenizando a instituição pelo aniversário de 25 anos. “Registramos aqui a homenagem da Prefeitura à diretoria do asilo e aos idosos que vivem aqui.” O prefeito Silvio Barros também participou do lançamento da campanha. “É muito bom estar com vocês hoje, pois antes de vir aqui estive em uma creche entregando brinquedos para as crianças. Isso demonstra nosso compromisso com toda a população maringaense. Nosso objetivo é trabalhar com a prevenção e promoção da saúde para todos”, concluiu o prefeito, parabenizando a equipe do asilo pela atenção e cuidado dispensado aos idosos durante os últimos 25 anos. A vacina contra a gripe é indicada somente para a população com idade acima de 60 anos. Não podem se vacinar pessoas que tenham alergia comprovada à proteína do ovo e ao Timerosal (mercurocromo ou mertiolate). A campanha de vacinação prossegue até o dia 8 de maio e as vacinas estarão disponíveis em todos os postos e também na Sala de Vacinas da Secretaria de Saúde. O lançamento da campanha cumpre uma determinação do Ministério da Saúde que orienta que a vacina precisa ser tomada todos os anos. Também estavam presentes no evento, o vereador Heine Macieira, a secretária de Assistência Social e Cidadania, Rosa Maria Marques de Souza e a secretária de Esporte e Lazer, Edith Dias.

Festa da Canção recebe cerca de 2 mil pessoas por noite


Diretores e voluntários de entidades assistenciais estão satisfeitos com o movimento da 14ª Festa da Canção e do Artesanato, que está sendo realizada no Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio. Segundo os organizadores do evento, cerca de 2 mil pessoas visitam o espaço todas as noites. A festa teve início no dia 17 e vai até o dia 26 com barracas gastronômicas e de artesanatos, além de apresentações culturais. Toda a arrecadação do evento é destinada às entidades assistenciais que desenvolvem projetos sociais no município. Para Marcos Ivantes, tesoureiro da entidade Encontro Fraterno Lins Vasconscelos, “o movimento da festa está excelente e o lucro do evento é fundamental para a manutenção do trabalho realizado na instituição”. A entidade atende famílias em situação de vulnerabilidade social, entregando cestas básicas e promovendo palestras relacionadas ética e conduta moral dos cidadãos. Também oferece cursos de costura e informática e participa do programa Adolescente Aprendiz. O voluntário Wilson Freire, da Casa Assistencial Bezerra de Menezes, também está satisfeito com a participação da comunidade no evento. “A Festa da Canção é muito importante para conseguirmos mater a instituição que atende cerca de 20 pessoas com o vírus HIV.” O evento é coordenado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania - Sasc em parceria com as secretarias da Administração, Desenvolvimento Econômico, Cultura e Serviços Públicos. Foi instituído pela lei municipal 330/92 para que as instituições assistenciais busquem alternativas de recursos financeiros para a manutenção de suas atividades.

domingo, 19 de abril de 2009

Atriz da Globo quase se afoga no mar no dia do aniversário


A atriz Cissa Guimarães, que neste sábado completou 52 anos, quase se afogou no mar da Praia do Arpoador, na Zona Sul do Rio. Cissa foi levada pela correnteza e salva pelos banhistas que a levaram até a área de arrebentação das ondas.

A atriz descobriu recentemente que será avó, pois seu filho Tomás, de 30 anos, vai ser pai em agosto.

Esfaqueamento em Iguatemi


Ferimento por arma branca
Endereço: Avenida Antônio Bortolotto, 621
Bairro: Centro
Distrito de iguatemi
Municipio: Maringá

ALEXANDRA DOS SANTOS, 22 anos, Sofreu Ferimentos leves e foi encaminhada ao Hospital universitário

Família de Maria Rita faz surpresa a Roberto Carlos


Parentes da ex-mulher do cantor, que morreu em 1999, vão ao show. Neste domingo (19), o cantor também comemora 68 anos de vida. O primeiro show de Roberto Carlos da megaturnê em comemoração aos 50 anos de sua carreira conta com uma surpresa especial: a família de Maria Rita - ex-mulher do cantor, que faleceu em 1999, vítima de câncer – foi ao Estádio do Sumaré, em Cachoeiro de Itapemirim (ES), para prestigiar o Rei. O cantor comemora 68 anos neste domingo (19). De acordo com o repertório da organização do evento, Roberto Carlos abrirá a apresentação com as músicas “Emoções”, “Além do horizonte”, “Amor perfeito”, “Te amo, te amo, te amo” e “Detalhes”. Em seguida, ele cantará “Outra vez”, “O pequeno cachoeiro” e, para encerrar a primeira parte, um pout-pourri com os sucessos “Aquela casa simples”, “Meu querido, meu velho, meu amigo” e “Lady Laura”. Para a segunda parte do show, o Rei reserva “Nossa Senhora”, “Amor sem limite”, “Caminhoneiro”, “Olha”, “Canzone per te”, “Do fundo do coração”, “Alô”, “Como é grande o meu amor por você”, “Propostas”, “Cavalgada” e outro pout-pourri, com “É proibido fumar”, “Namoradinha de um amigo meu”, “Quando”, “Por isso que estou aqui” e “Jovens tardes de domingo”.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Estacionamento rotativo terá reajuste de 25%, antecipa secretário


Os preços dos estacionamentos da área de Estar, em Maringá, vão passar de R$ 0,80 para R$ 1. A afirmação é do secretário de Transportes de Maringá, Walter Guerlles que informou a O Diário sobre o reajuste durante entrevista a respeito da implantação de parquímetros na cidade, na última quarta-feira.

Ele não quis adiantar quando ocorrerá o aumento de preço, mas avisa que o valor pode ser reajustado quando da instalação dos parquímetros ou mesmo antes, caso demore a licitação para implantar o novo sistema de administração do estacionamento rotativo na cidade. “Esse valor (R$ 0,80), na realidade, está para ser reajustado para R$ 1.

Não há data definida ainda, mas Maringá é uma das cidades com estacionamento rotativo mais barato do Paraná. O preço é maior em outras cidades, como Apucarana e Paranavaí”, afirmou Guerlles. “Há uma grande procura pela ampliação deste tipo de estacionamento. Com a implantação do parquímetro, poderemos ampliar a cobertura.”

A Área de Estar atualmente administra 3.700 vagas em um espaço que vai da Praça Rocha Pombo até a Praça 7 de Setembro, no Centro. Com 55 funcionários, o sistema da Área de Estar, caso seja alterado, não promoverá demissões. Guerlles garante que, mesmo com as mudanças, todos eles serão absorvidos no novo sistema e não haverá cortes dos agentes.

“Temos hoje um quadro de funcionários e não existe a preocupação de mandar alguém embora, de jeito nenhum. Todos serão aproveitados no novo sistema”, declara.

O Estar, que funciona através de cartão a R$ 0,80 a hora, arrecada R$ 80 mil por mês (R$ 960 mil por ano) e tem um custo operacional, segundo o secretário, que se aproxima do valor arrecadado. Quando há superávit, uma lei municipal determina que 50% fiquem com a Área de Estar e os outros 50% sejam destinados ao Fundo Municipal de Transporte e Segurança da Setran.

Antigamente, um decreto municipal destinava o dinheiro a um Fundo de Habitação para a construção de unidades populares.

Tecnologia
Para a implantação dos parquímetros um dos argumentos mais fortes é a tecnologia de ponta que, segundo Walter Guerlles, pode facilitar a vida do usuário.

Ele cita o uso de celular e cartões para registrar o uso de vagas de estacionamento. “Estamos consultando empresas, tudo aquilo que é de direito para consolidarmos uma situação que indique os parquímetros como uma solução para atender a demanda que temos”, diz, ao falar que a prefeitura está em contato com empresas para estudar a melhor opção para a cidade sem onerar o usuário.

Outra argumentação a favor dos parquímetros é que o tempo de uso é fracionado, ou seja, o usuário paga exatamente o tempo em que esteve estacionado. Isso não ocorre com o sistema atual que oferece um cartão com a hora cheia, ou seja, o cartão é válido por uma hora e não há como fracionar. Por outro lado, este mesmo cartão pode ser usado em diversas vagas desde que esteja dentro do prazo de uma hora.

Ex-ministro Delfim Netto faz palestra quarta-feira em Maringá


Em comemoração aos seus 56 anos, a Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) vai promover uma palestra com o economista Antônio Delfim Netto, deputado federal em seu quinto mandato, professor universitário e ministro da Fazenda nos governos Costa e Silva e Garrastazu Médici, ministro da Agricultura e depois do Planejamento na presidência do general João Baptista Figueiredo.

O evento acontecerá na próxima quarta-feira, dia 15, às 19 horas, no Teatro Marista. O tema da palestra será “Conjuntura econômica atual”. Cada empresa associada à entidade terá direito a um convite gratuito.

Delfim Netto é autor das obras “Alguns Aspectos da Inflação Brasileira” (1963), “Agricultura e Desenvolvimento” (1966), “Planejamento para o Desenvolvimento Econômico” (1966) e “Crônica do Debate Interditado” (1998), entre outras.

Os convites são limitados e podem ser retirados na sede da ACIM a partir da semana que vem até o dia 13 de abril, em horário comercial. A ACIM está localizada na rua Basílio Sautchuk, 388, em Maringá. Mais informações pelo telefone (44) 3025-9646.

Portabilidade de planos de saúde começa a valer na quarta-feira


Começam a valer nesta quarta-feira, 15, as regras de portabilidade para planos de saúde. Segundo os novos critérios, clientes que assinaram contratos após janeiro de 1999 poderão mudar de operadora sem a obrigação de cumprir nova carência.

A resolução da Agência Nacional de Sáude Suplementar (ANS) publicada no dia 15 de janeiro de 2009 prevê que os planos deveriam se adequar às novas regras em até noventa dias, prazo que termina na quarta.

A partir do dia 15 será possível mudar de operadora e ter acesso imediato a todos os procedimentos médicos, contanto que algumas regras sejam cumpridas: estar em dia com as mensalidades do plano anterior, ter ficado ao menos dois anos na operadora de origem ou três anos se estiver em cobertura parcial ou em casos de doenças e lesões pré-existentes, solicitar o benefício entre o mês de aniversário do contrato e o mês seguinte; pedir migração para um plano compatível com a faixa de preço e serviços do original e, por fim, ter assinado o contrato após 1 de janeiro de 1999. Cinco faixas de preço serão definidas pela ANS e estarão disponíveis no site da agência para orientar o cliente na troca.

Para pedir a portabilidade, o usuário deverá informar à nova operdadora a sua idade, o valor da prestação paga na operadora de origem, além do número de registro do plano na ANS, caso tenha contratado o serviço após 1 de janeiro de 1999 ou o código do Sistema de Cadastro de Planos Antigos (SCPA) se o plano foi contratado depois antes dessa data. Caso o beneficiário não possua as informações exigidas, poderá solicitá-las à operadora de origem, que terá o prazo máximo de dez dias para emiti-las.

Segundo a ANS, a portabilidade de carências estará à disposição de 6,3 milhões de pessoas do total de 40,8 milhões de brasileiros que têm convênio médico.De acordo com Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, o usuário de planos de saúde deve estar atento aos benefícios oferecidos pela nova operadora contratada. "Dentro da faixa escolhida, o consumidor deve saber que no novo plano ele deve conseguir algum acréscimo de vantagens porque uma das funções da portabilidade é o estímulo à concorrência entre as operadoras", recomendou.

Programa habitacional do governo atinge 49 cidades do Paraná



A partir de hoje (13), a Caixa Econômica Federal passa a oferecer o crédito para aqueles procuram um imóvel financiado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. O governo vai investir R$ 15 bilhões no programa Minha Casa, Minha Vida. Desse montante, R$ 1,76 bilhão destinado ao Paraná, podendo atender a população de 49 cidades paranaenses. De acordo com um levantamento realizado pela Cohapar, o Estado poderá ter 80 mil casas populares construídas a partir do programa. Do total, serão destinados R$ 4 bilhões para a faixa até três salários mínimos, R$ 5,7 bi para os que recebem de três a seis salários mínimos, R$ 4 bi para os que têm renda entre seis e dez salários, além de R$ 1,2 bi para infra-estrutura. Para o grupo que está na faixa salarial entre três e seis salários mínimos estará à disposição cerca de R$ 10 bilhões de subsídios, sendo R$ 2,5 bilhões recursos da União e R$ 7,5 bilhões do FGTS. As famílias com renda mensal de três a dez salários mínimos, contarão com o benefício do Fundo Garantidor. O pagamento de seguros habitacionais não serão cobrados, independentemente das faixas salariais. No caso de morte ou invalidez permanente do beneficiário, cessará sua obrigação de pagar as parcelas mensais A Caixa informou ainda que simplificou o processo para aprovação das propostas dos empreendimentos habitacionais. Foi reduzido o período de análise, que passou de 120 dias para no máximo 45 dias, de acordo com a da modalidade, e será feita em paralelo com a tramitação na prefeitura. A aprovação e a contratação de clientes apresentados pela incorporadora serão em até 15 dias. O banco também aceitará projetos analisados em outras regiões e protocolo de registro no cartório para efetivação da venda ao beneficiário (caso de incorporações) em substituição ao registro. Também foi alterado o teto do valor dos imóveis financiados dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que passou de R$ 350 mil para R$ 500 mil. A regra está em vigor desde o dia 1º de abril. O banco também informou que criou uma linha de crédito específica para financiar infra-estrutura, como calçadas, esgotos e bocas-de-lobo, num investimento total de R$ 5 bilhões em três anos. Esse financiamento é exclusivo para empresas da construção civil e o custo não será repassado ao mutuário final. Confira a lista de cidades atendidas no Paraná: Adrianópolis, Agudos do Sul, Almirante Tamandaré, Ângulo, Apucarana, Araucária, Balsa Nova, Bela Vista do Paraíso, Bocaiúva do Sul, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Cascavel, Cerro Azul, Colombo, Contenda, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Ibiporã, Iguaraçu, Itaperuçu, Jataizinho, Lapa, Londrina, Mandaguaçu, Mandaguari, Mandirituba, Marialva, Maringá, Paiçandu, Paranaguá, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Quatro Barras, Quitandinha, Rio Branco do Sul, Rolândia, São José dos Pinhais, Sarandi, Sertanópolis, Tamarana, Tijucas do Sul, Toledo, Tunas do Paraná e Doutor Ulysses

Equipes preparam Centro de Convivência para Festa da Canção


Funcionários e equipamentos da gerência de Parques e Jardins, da Secretaria de Serviços Públicos, concentram suas atividades nesta semana na readequação infraestrutural e paisagística do Centro de Convivência Comunitário Deputado Renato Celidônio, localizado ao lado do Paço Municipal.
A ação visa a preparação da área pública para acomodar as instalações da Festa da Canção, a ser realizada no período de 17 a 26 deste mês. Além de ser totalmente lavada, a praça está ganhando poda de árvores, pintura de meios-fios e instalação de novas luminárias com lâmpada fluorescente única, mais econômica e de maior luminosidade.
Dentro do projeto de revitalização de espaços públicos de lazer e recreação estão sendo desenvolvidos serviços de roçada, capina, varrição e poda de árvores na Praça São Jorge, localizada no Parque São Jorge – próximo ao Parque Residencial Ney Braga.
Equipes também realizam capina e varrição nas avenidas Itororó e Nóbrega e no pátio do antigo IBC. A equipe feminina de varrição atua na Avenida Cerro Azul, enquanto as varredeiras mecânicas percorrem as principais vias dos jardins Aeroporto, Bertioga e São Silvestre, e dos conjuntos Sanenge, Porto Seguro e Sol Nascente.
Nesta segunda-feira (13) os serviços de poda e recolhimento de grama são executados nas avenidas Horácio Raccanello Filho, Bento Munhoz da Rocha Neto, Demétrio Ribeiro, Lauro Werneck, João Paulino e Mandacaru, além do Lar Samaritano, PSF/Mandacaru, UBS/Tuiuti, Recanto do Menor do Jardim Alvorada, CIACA/Jardim Alvorada e no Contorno Sul.
A pintura de meio-fio é feita nas avenidas Cerro Azul e Papa João XXIII.
Serviços de jardinagem também são executados nas avenidas Perimetral e Cidade Hannover.
No pátio do Tiro de Guerra e do Centro Esportivo do Mandacaru é feita poda de cerca viva.

Tubulação restaurada
Nesta semana, funcionários e máquinas da divisão de Pavimentação e Obras, da Secretaria de Serviços Públicos, trabalham na concusão da obra para restauração da tubulação de águas pluviais que se rompeu na Avenida Tuiuti, no trajeto entre os fundos de vale dos jardins Patrícia e Pinheiros, na região nordeste de Maringá.
O rompimento de parte da tubulação ocorreu no mês de fevereiro, ao lado da canalização do córrego Morangueiro, por conta de fortes chuvas na cidade naquele período.
Para recuperar o aterro foi levantado um novo muro para contenção lateral da pista, com a utilização de rochas retiradas da Pedreira Municipal.
A estrutura do paredão está sendo concretada para oferecer reforço à tubulação e à base de uma das pistas no trecho de 50 metros da Avenida Tuiuti.
A Prefeitura de Maringá é responsável por 100% dos custos da restauração, com recursos próprios.

Ruas Santos Dumont, Neo Alves e outras da zona 3 terão mudança de sentido


A Secretaria de Transportes vai implantar mudanças no sentido das principais vias da zona 3, que a partir do próximo sábado (18) já sofrerão alterações. Para alertar os motoristas sobre as mudanças foram instaladas placas, serão distribuídos folhetos e agentes de trânsito estarão nos locais orientando sobre o novo sentido das vias.
As mudanças atingem nove ruas. A Santos Dumont e Marcílio Dias terão o sentido invertido, passando para direção bairro – centro, no trecho entre os dois cruzamentos com a avenida Laguna. A rua Neo Alves Martins fará o sentido contrário no mesmo trecho, alterando sua direção para centro – bairro.
Para facilitar o tráfego nesta área, o departamento de engenharia de trânsito da Setran também analisou e aprovou alterações de sentido em vias transversais. As ruas Henrique Dias, Mathias de Albuquerque e Guararapes terão direção sul – norte, no trecho entre as avenidas Paissandu e Mauá. Já as ruas Vidal de Negreiros, Furtado de Mendonça e Suely A. Giron Madre terão sentido norte – sul, também no trecho entre as avenidas Mauá e Paissandu.
De acordo com o secretário de Transportes, Walter Guerlles, as mudanças trarão benefícios para os usuários dessas vias. “Fizemos um estudo detalhado e observamos que as alterações no sentido dessas ruas irão melhorar os acessos, a fluidez das vias e a segurança em alguns pontos de conflito. Além disso, esse é o começo das transformações para a implantação do projeto de mobilidade urbana da administração municipal, quando essas modificações irão influenciar no novo sistema binário da avenida Brasil”.
O secretário pede atenção dos motoristas para as mudanças que começam a valer a partir deste sábado. “Além do reforço na sinalização indicando as alterações, os agentes de trânsito estarão nos locais prestando todo auxílio para os motoristas. Ninguém será multado por trafegar errado de imediato, mas os usuários devem prestar atenção nas placas indicando as mudanças”, avisou Guerlles.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Foragido da Justiça fica 21 horas refugiado dentro de escritório de advocacia no centro de Maringá



A policia civil de Maringá ficou 21 horas na porta do escritório do Advogado Dr. Eupídio dos Santos no centro tentado prender um foragido da justiça, Adilson Alves Cardoso, 33 anos é acusado de participar de uma quadrilha que trocou tiros com a policia e morreu três no confronto.
Semana passada a policia encontrou duas armas na casa do foragido.


O advogado Dr. Eupídio dos Santos chegando hoje de manhã no seu escritório, onde o foragido estava refugiado desde ontem a uma da tarde.

Procon divulga pesquisa de carnes bovina, suína e aves

O Procon de Maringá realizou pesquisa em açougues e supermercados verificando o preço de carnes bovina, suína e aves. Foram visitados dez estabelecimentos e pesquisados os preços de 29 itens, quando foi constado variação de até 185,30% nos preços cobrados. O coordenador do Procon, Dorival Dias, aconselha os consumidores a pesquisar antes de comprar qualquer produto. “Sabemos que algumas pessoas não tem tempo para pesquisar os preços de mercado em mercado. Por isso, prestamos esse serviço constantemente e divulgamos os preços encontrados. Assim o consumidor pode comprar com base em nossa lista”. A pesquisa foi realizada no dia 2 de abril, sendo que os preços podem sofrer alterações diária. A lista com os preços pode ser retirada no Procon (rua Arthur Thomas, nº 806) ou acessada no site da Prefeitura de Maringá, no link “Procon” - “Pesquisas”. O Procon orienta que antes de adquirir qualquer produto do gênero, verifique a procedência, o estado de conservação e qualidade.

Corea do Norte abastece foguete e faz nova ameaça


A Coreia do Norte começou a colocar combustível no foguete que pretende lançar a partir deste fim de semana, segundo a emissora CNN, enquanto os Estados Unidos e seus aliados ameaçaram impor novas punições ao país por supostamente violar sanções da ONU.Coreia do Sul, Japão e Estados Unidos consideram que o lançamento na verdade disfarça um teste com o míssil de longo alcance Taepodong-2, capaz de atingir o território norte-americano.O uso do míssil violaria sanções da ONU em vigor desde um teste anterior, em 2006. Pyongyang diz que seu objetivo é colocar em órbita um satélite de comunicações, como parte de um programa espacial pacífico.A emissora norte-americana citou na quarta-feira uma fonte militar de alta patente dos EUA segundo a qual a Coreia do Norte começou a abastecer o foguete, que poderia estar pronto para ser lançado dentro de três ou quatro dias.O lançamento do foguete, que a Coreia do Norte diz que ocorrerá entre os dias 4 e 8, cria uma sombra sobre a cúpula do G20 em Londres.O Japão mobilizou navios com interceptadores de mísseis na rota do foguete, que passa sobre o arquipélago, e promete abater eventuais destroços que caiam dos seus motores sobre seu território.A Coreia do Norte, que já fez numerosas ameaças relativas ao lançamento, elevou ainda mais o tom da sua retórica contra Tóquio."Se o Japão ’interceptar’ imprudentemente o satélite com propósitos pacíficos da RDPC (sigla oficial da Coreia do Norte), o Exército Popular coreano irá impor de modo inclemente golpes letais não só contra os meios de interceptação já mobilizados, mas contra alvos importantes", disse um porta-voz por intermédio da agência oficial de notícias KCNA.O Norte mobilizou seus caças mais novos para uma base próxima ao local do lançamento, Musudan-ri, preparando-se para eventuais contingências, disse o jornal sul-coreano Chosun Ilbo citando fontes do governo em Seul.Esse será o primeiro grande desafio para o governo de Barack Obama no trato com o regime norte-coreano, que mantém relações tensas com Washington devido ao seu programa de armas nucleares.Em Londres, na quarta-feira, uma fonte oficial dos EUA disse sob anonimato que Washington deve levar a questão do lançamento norte- coreano ao Conselho de Segurança da ONU.Mas qualquer tentativa de punir a Coreia do Norte deve enfurecer Pyongyang, que também ameaça abandonar as negociações de desarmamento nuclear e retomar as atividades de uma usina capaz de produzir plutônio para armas atômicas, caso sofra novas sanções daONU.Analistas dizem, no entanto, que a China, com quem a Coreia do Norte tem uma relativa proximidade política, impediria a adoção de novas sanções ou o endurecimento das atuais. Pequim tem poder de veto no Conselho de Segurança.

Tribunal do Malauí nega pedido de adoção a Madonna


LILONGWE - Um tribunal do Malauí decidiu nesta sexta-feira negar a Madonna o pedido de adoção da menina Mercy James, de 4 anos. Segundo fontes judiciais, um dos motivos alegados é o fato da cantora não morar no país africano.
De acordo com as leis do Malauí, para poder receber a guarda de uma criança, os pais devem residir há pelo menos 18 meses no país.
Em sua decisão, o juiz Judge Esimie Chombo fez um discurso contra a adoção por celebridades, dizendo que isso poderia levar ao tráfico de crianças:
- Qualquer um poderia vir ao malauí e rapidamente arranjar uma adoção que pode ter graves consequências para as próprias crianças que a lei quer proteger.
Madonna chegou ao Malauí no domingo junto com os três filhos - Lourdes, 12 anos, Rocco, 8 anos, e o malauiano David, 3 anos - para comparecer à audiência que decidiria se ela poderia levar a pequena Mercy para casa, em Nova York.
Vários grupos de direitos humanos acusaram as autoridades de Malauí de dar um tratamento especial à popstar. O governo local, que sofreu muitas críticas depois que Madonna adotou um menino de 13 meses, disse na quinta-feira que apoiaria uma segunda adoção.
O advogado de Madonna, Alan Chinula, afirmou que entrará com um recurso na Suprema Corte do Malauí ainda nesta sexta-feira.