sábado, 31 de janeiro de 2009

Secretaria de Saúde interdita cinco lotes de anticoncepcional em SP


Nociclin terá comercialização proibida a partir deste sábado (31).Exames do Instituto Adolfo Lutz mostraram risco de gravidez em usuárias.

Cinco lotes do anticoncepcional Nociclin tiveram nesta sexta-feira (30) sua interdição cautelar determinada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O medicamento é produzido pelo laboratório EMS em São Bernardo do Campo, que se pronunciou sobre o caso (leia nota abaixo).

A partir deste sábado (31), fica proibida a distribuição e comercialização do produto em todo o Estado de São Paulo. De acordo com a secretaria, só na fábrica em São Paulo foram retidos 4,6 milhões de comprimidos. Há possibilidade, entretanto, de o produto ter sido distribuído em todo o Brasil. Segundo o governo estadual, exames realizados no Instituto Adolfo Lutz, órgão da Secretaria, indicaram "que a absorção do princípio ativo do anticoncepcional pelo organismo pode ser inferior ao necessário para a prevenção à gravidez".

Foram proibidos os lotes de nº. 157430, 152933, 156383, 156389 e 156390 do Nociclin. A Secretaria já informou a Anvisa sobre a decisão e enviou comunicado à EMS sobre os resultados das análises. A empresa tem dez dias corridos para apresentar sua defesa. A Secretaria também informou o Ministério da Saúde sobre o caso, uma vez que a pasta adquire anticoncepcionais da EMS para distribuição na rede pública de saúde. E determinou a retenção de 164,2 mil cartelas (ou 4,6 milhões de comprimidos) que o Ministério enviou à Fundação para o Remédio Popular (Furp ) para entrega em cidades paulistas com menos de 500 mil habitantes.
O laboratório deverá encaminhar ao Centro de Vigilância Sanitária (CVS) do Estado de São Paulo informações sobre a quantidade total produzida dos cinco lotes interditados, bem como sobre os clientes para os quais o produto foi vendido, na área pública ou privada.

Outro lado

Sobre a interdição cautelar dos lotes do medicamento Nociclin, divulgada nesta sexta pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, a EMS esclarece: 1) O medicamento foi vendido por meio de licitação, cujo contrato exigia a realização de testes em instituto reblado, além dos atestados de controle interno da empresa, antes da entrega do produto. Os testes foram realizados e todos apresentaram resultados satisfatórios, comprovando a qualidade do produto. 2) O Instituto Adolfo Lutz realizou teste em oito lotes do medicamento, sendo que três deles foram plenamente aprovados. O órgão não realizou testes de contraprova previstos pela legislação com os cinco lotes que, segundo a avaliação do instituto, apresentaram resultados insatisfatórios apenas no ensaio de dissolução. Todos os demais ensaios foram considerados satisfatórios. 3) Diante desse procedimento, a EMS solicitou em 30/01/2009 a realização de testes de contraprova do produto, visando o esclarecimento dos fatos e a comprovação da qualidade e segurança do medicamento. 4) A empresa cumprirá todas as determinações do órgão regulador. 5) A empresa mantém um canal de atendimento às usuárias do medicamento pelo telefone 0800-191914, para o esclarecimento de dúvidas e informações, com funcionamento diário de 8h30 às 20h. 6) Os lotes que estão sob interdição cautelar não foram comercializados no varejo, sendo seu único destino o Ministério da Saúde, para distribuição às redes públicas de saúde estaduais. 7) O produto Nociclin é comercializado desde 1967, sem notificação de incidentes. Apenas nos últimos três anos, mais de 60 milhões de cartelas foram distribuídas e utilizadas pela população brasileira com plena segurança. 8) A EMS, que há 45 anos atua com seriedade e excelência no mercado farmacêutico brasileiro, reafirma seu compromisso com a qualidade e segurança de seus produtos e dedicará todos os esforços para o rápido esclarecimento dos fatos.

Tom Cruise não sai do hotel em seu primeiro dia no Rio de Janeiro


Apesar de todas as expectativas, o astro Tom Cruise não saiu do hotel Copacabana Palace neste sábado. O ator, que está no Rio para promover o filme "Operação Valquíria", chegou ao Rio sob forte esquema de segurança por volta das 20h desta sexta-feira, acompanhado da mulher, Katie Holmes, dos três filhos, Suri e Isabella e Connor (adotados durante o casamento dele com Nicole Kidman), e de duas babás.

De acordo com fontes do hotel, Katie Holmes planejava dar um passeio pela cidade com a filha, Suri, mas teria desistido - talvez por conta do calor. A família Cruise não teria saído de sua suíte até a tarde deste sábado. Dezenas de jornalistas estão aglomerados na frente do hotel, esperando um sinal do astro, o que tem atraído curiosos - a maioria desconhecendo a identidade do hóspede ilustre. Poucos fãs estão fazendo plantão na porta do Copacabana Palace.
Na noite de sexta-feira, para desgosto de dezenas de fãs, que aguardavam o ator ansiosamente no setor de desembarque de passageiros do aeroporto do Galeão, um carro blindado pegou o astro ainda na pista de aterrissagem na Base Área e levou-o embora, cercado por batedores da Polícia Militar. O destino era o Hotel Copacabana Palace, na Avenida Atlântica.
Ao chegar, Tom Cruise foi simpático e acenou para os fãs, que passaram o dia entre o forte calor e a chuva para ver o ídolo de perto. Ao contrário de Madonna, que entrou no hotel por uma entrada lateral e só desceu do carro depois que o portão da garagem se fechou, Tom passou pela porta da frente do hotel por volta das 21h. Pouco tempo depois, Tom apareceu em seu terraço exclusivo com vista para o mar ao lado da mulher, Katie Holmes.

Tom Cruise está no Brasil para promover o longa-metragem "Operação Valquíria", que entra em cartaz nos cinemas brasileiros no dia 13 de fevereiro. O ator dará entrevista coletiva à imprensa local na próxima terça-feira e pode passear de barco pela Baía de Guanabara neste fim de semana, assim como visitar outros pontos turísticos da cidade. Se o tempo melhorar, ele pode conhecer também Angra dos Reis.
A agenda do astro é mantida sob sigilo pelo estúdio Fox, responsável pela visita de Tom Cruise ao Brasil. É possível que, na terça à noite, logo após a pré-estreia do filme, no Cine Odeon, ele embarque de volta para Los Angeles, embora a reserva de sua suíte luxuosa no Copacabana Palace acabe ao meio-dia de quarta-feira.
A reserva no Copacabana Palace é para uma suíte "penthouse", a mais cara do hotel - a diária custa R$ 5,5 mil - e a mesma utilizada por Madonna em dezembro. Só que em vez de ficar com o sexto andar inteiro como ela (são sete quartos ao todo no andar), Tom Cruise terá a sua diposição apenas uma suíte, de pouco mais de 100 m², e de frente para o mar de Copacabana. O ator e sua família terão terraço e piscina exclusivos. A decoração é luxuosa, com muitas obras de arte, tapetes exóticos e móveis fabricados na França. A reserva, como praxe entre os astros, não está no nome do ator.
Esta é a segunda visita de Tom Cruise ao Brasil. Ele esteve na Amazônia em 1989.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Google deixa de ser a melhor empresa para trabalhar, diz "Fortune"


No ranking anual da revista, a empresa de buscas está em 4º lugar

A empresa norte-americana de tecnologia Google perdeu para a NetApp o título de melhor empresa para trabalhar, divulgou nesta quinta-feira (22) a revista “Fortune”.

O Google, que encabeçou a lista nos dois últimos anos, caiu para número quatro na relação das melhores empresas para se trabalhar, a maioria das quais tem postos abertos e está contratando.

A NetApp, que atua com armazenamento e gerenciamento de dados das empresas, lidera a lista anual da “Fortune” deste ano. Em segundo lugar, está a Edward Jones, seguida pela Boston Consulting Group.

A NetApp, que emprega 5 mil pessoas, chegou ao primeiro lugar pelo "entusiasmo de seus empregados e pela legendária cultura da igualdade", disse a “Fortune”.

Das 100 empresas relacionadas pela revista, 73 estão contratando e os postos abertos aparecem identificados na lista, disse a revista. A maioria das companhias presentes na classificação tem sede na Califórnia, Estados Unidos. Quinze empresas apareceram na lista pela primeira vez, entre elas a Zappos.com, a DreamWorks Animation, a Salesforce.com e a Accenture.

A “Fortune” ouviu mais de 81 mil empregados selecionados aleatoriamente em 353 empresas; cada um respondeu 57 perguntas.

Apostar nas ações da TIM é muito arriscado, dizem analistas


A decisão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) que impõe à Telco, controladora da Telecom Itália, a realização de uma oferta pública de aquisição (OPA) para ações da TIM provocou uma corrida pelos papéis na Bovespa nesta sexta-feira (23/1). Embora ninguém saiba ainda ao certo qual seria o valor oferecido pelas ações, os investidores se animaram com a possibilidade de altos lucros e foram às compras, elevando o preço dos papéis ordinários em até 31% durante o dia. "Como a crise depreciou demais as ações, é praticamente certo que o valor a ser fixado na OPA será razoavelmente superior ao praticado atualmente", diz o economista da corretora Alpes, José Góes. Em abril de 2007, quando foi fechado o contrato de venda da holding Olimpia, que detinha o controle da Telecom Italia, para a Telco, as ações da TIM eram negociadas na casa dos 11 reais. Ontem, quando ainda não havia notícias sobre a decisão da CVM, os papéis custavam 5,31 reais. Em relatório, o Unibanco explica que não é possível calcular um valor para as ações na OPA porque não foi divulgado o preço atribuído às operações da Telecom Itália no Brasil na ocasião da venda da Olímpia para a Telco. O mercado conhece apenas o valor total do negócio, que foi fechado por 4,1 bilhões de euros. E essa é apenas uma das incertezas que tornam o negócio arriscado. A Telco poderá recorrer da decisão da CVM e, para os especialistas, a companhia não medirá esforços para evitar a realização de uma OPA. "Se a questão for parar na Justiça, poderá levar meses, talvez anos, para se chegar a um posicionamento definitivo", diz Góes. Nesse caso, o custo de oportunidade para o investidor poderá ser bastante alto. "Se ficar definido que não haverá OPA, o preço da ação vai despencar. E, mesmo que haja um parecer favorável à realização da OPA, o tempo poderá ter comido grande parte do ganho. Pesando todos os fatores, eu não arriscaria", diz Eduardo Roche, gerente de análise do Modal Asset Management. Briga de gigantes Pelas leis que regem o mercado acionário brasileiro, toda vez que há troca de controle numa empresa listada na Bolsa, é obrigatória a realização de uma OPA. A oferta garante aos minoritários a chance de vender seus papéis por um valor, no mínimo, equivalente a 80% do oferecido aos controladores. No entendimento da CVM, com a venda da Olimpia para a Telco - um consórcio formado pela Telefônica, bancos italianos Mediobanca e Intesa Sanpaolo, pela seguradora Assicurazioni Generali e pela holding da família Benetton, a Sintonia -, houve troca indireta de controle na TIM. Portanto, caberia a realização de uma OPA. O Unibanco ressalta, porém, que a Telco poderá utilizar negociações anteriores como argumento de defesa. Em 2001, a Olimpia comprou da Olivetti 18% de participação na Telecom Italia, sem que tenha havido oferta aos acionistas minoritários. Uma operação envolvendo a Arcelor Mittal, por sua vez, conta a favor da CVM. Em 2007, o órgão determinou que a companhia realizasse uma OPA para os minoritários no Brasil considerando a troca de controle da empresa na Europa, com a compra de 45% da Arcelor pela Mittal. A discussão sobre o assunto levou mais de seis meses, terminando com a realização da OPA.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Depois de fugir dos treinos, Robinho emite nota para acalmar Manchester City


Ameaçado de punição pelo Manchester City por ter deixado a concentração da equipe na Espanha sem avisar o técnico Mark Hughes, o atacante brasileiro Robinho divulgou uma nota oficial nesta quinta-feira (22) para tentar acalmar os ânimos no clube inglês. No comunicado, ele garante que está feliz com sua vida atual na Inglaterra e no próprio Manchester City.“Eu gosto de morar em Manchester e tenho muitos amigos no time e na cidade desde que eu cheguei, no ano passado. Admiro os fãs do Manchester City, que são verdadeiros amantes do futebol, e espero marcar o máximo de gols possível para ajudar o nosso time a subir a um nível mais alto”, afirmou Robinho.O Manchester City aproveitou um período de folga no Campeonato Inglês para treinar durante a semana em Tenerife, na Espanha, fugindo do frio na Inglaterra - só volta a jogar no dia 28 de janeiro. Na última segunda-feira, no entanto, Robinho deixou o hotel sem avisar ninguém e embarcou para o Brasil. Ele alegou problemas particulares e garantiu que a viagem já tinha sido acertada anteriormente com o clube.Por conta do saída da concentração, a diretoria do Manchester City já decidiu multar Robinho - o valor não foi divulgado e ainda depende de quando ele se reapresentará ao clube. De qualquer maneira, o atacante brasileiro tentou nesta quinta-feira diminuir a polêmica, revelando também que não quis, com esse episódio, questionar a autoridade do técnico Mark Hughes.“Eu tenho um bom relacionamento com o treinador Mark Hughes e sempre respeitei suas decisões. Ele é quem manda”, afirmou Robinho, através do comunicado divulgado nesta quinta-feira, em que ele prometeu retornar “nos próximos dias” ao Manchester City. Apesar disso, Robinho será recebido por Mark Hughes para uma “conversa séria”, como relatou o próprio técnico ao site do Manchester City também nesta quinta-feira. “Ele saiu sem permissão, e não é a situação ideal”, afirmou o treinador.

Marido traído exige que amante fique com sua esposa, sob ameaças de morte


Um vendedor de 37 anos, que trabalha em loja na Vila Operária, está sendo ameaçado de morte pelo marido traído. Detalhe: o marido, revoltado, quer que o amante fique em definitivo com sua esposa, sob ameaças de morte caso isso não ocorra.O vendedor, que também é casado, procurou a 9ª Subdivisão Policial de Maringá esta semana para relatar as ameaças. Ele confessou que mantém um relacionamento amoroso com a esposa de seu desafeto há dois anos e que a traição foi descoberta recentemente. "Fique com ela senão vou te matar", teriam sido as palavras proferidas pelo marido traído na última ameça, feita na loja onde o vendedor trabalha.Diante do inusitado, a Polícia Civil de Maringá estuda quais atitudes serão tomadas. O Diário preferiu manter em sigilo o nome das partes envolvidas

Vereadores maringaenses são convocados para mais três sessões extraordinárias

O presidente da Câmara Municipal, Mário Hossokawa (PMDB), ordenou a distribuição da convocação dos demais vereadores maringaenses para três sessões extraordinárias, que serão realizadas na semana que vem - de segunda a quarta-feira (dias 26, 27 e 28), às 16 horas. No início do mês, nos dias 4, 5 e 6, os edis já tinham se reunido para outras três extraordinárias - que em Maringá não são remuneradas.Desta vez, os vereadores terão de apreciar quatro itens, três deles encaminhados pelo Executivo municipal e um pela própria Mesa Executiva do Legislativo, informou a assessoria de imprensa da Câmara.O primeiro item da pauta, Projeto de Lei 11.121/2009, do Executivo, visa a alterar dispositivos da Lei 7.053/2005, que dispõe sobre o Plano Plurianual de Maringá para o período de 2006 a 2009. São alterações necessárias para tornar a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2009 compatível com o Plano Plurianual.Também do Executivo, o segundo item - Projeto de Lei 11.1122/2009 - propõe alterações nos dispositivos da Lei 8.031/2008, que dispõe sobre as Diretrizes Orçamentárias para o exercício de 2009. Também objetiva, segundo a administração municipal, a compatibilização da Lei Orçamentáriacom a Lei de Diretrizes Orçamentárias, ambas referentes a 2009.O item terceiro, Projeto de lei 11.123/2009, do Executivo, prevê mudanças nos dispositivos da Lei 8.287/2008, que estima a receita e fixa a despesa do município de Maringá para o exercício financeiro de 2009.O quarto e último item da pauta é o Projeto de Lei 11.124/2009, da Mesa Executiva do Legislativo Municipal. Este visa a conceder reajuste de vencimentos aos servidores do Poder Legislativo, para preservação de seu poder aquisitivo. O reajuste pretendido é de 5,09%, tendo como base para os cálculos o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe).

Lucro decepciona e Microsoft demite até 5 mil


NOVA YORK (Reuters) - A Microsoft divulgou nesta quinta-feira resultados trimestrais que ficaram aquém da expectativa de Wall Street. A companhia de software também anunciou que poderá cortar até 5 mil postos de trabalho e informou que não poder dar estimativa de ganhos para todo o resto do ano fiscal. Os cortes, entretanto, não devem afetar a operação brasileira, segundo informações da assessoria de imprensa local. "A Microsoft Brasil esclarece que o anúncio de redução de quadros feito hoje pela Microsoft Corporation não afetou a operação da empresa no Brasil", diz a empresa em comunicado.
Ações da Microsoft caem a menor nível desde 1998
NOVA YORK (Reuters) - As ações da Microsoft despencavam cerca de 10 por cento nesta quinta-feira, para o menor patamar desde janeiro de 1998, após a empresa divulgar um lucro trimestral decepcionante e informar que demitirá 5 mil pessoas. Os papéis afundavam 9,8 por cento, a 17,49 dólares, às 15h51 (horário de Brasília). Na mínima, eles chegaram a 17,19 dólares.
Impasse entre teles e governo sobre banda larga continua
SÃO PAULO (Reuters) - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tentou, nesta quinta-feira, chegar a um acordo com as operadoras de telefonia fixa local para incluir em seus contratos aditivo que garante a reversibilidade à União das redes de banda larga após o fim dos contratos em 2025. A agência tentava, desta forma, assegurar em contrato que essas redes pertencem à União após o fim dos contratos e, assim, atender a uma liminar obtida pela Pro-Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) junto ao Tribunal Regionmal Federal (TRF) em novembro.
Demanda por eletrônicos afunda e afeta empresas de tecnologia
HELSINQUE/TÓQUIO (Reuters) - Três das principais fabricantes mundiais de eletrônicos, Nokia, Sony e LG Electronics, fizeram alertas nesta quinta-feira sobre quedas sérias na demanda e problemas que devem surgir à medida que a brutal recessão mundial abala os consumidores. A maior fabricante mundial de celulares, Nokia, reportou queda pior que a esperada em seu lucro no quarto trimestre, e alertou que os celulares haviam entrado em seu pior ano, com previsão de queda de 10 por cento em termos de volume com relação a 2008.
Sony espera prejuízo anual recorde e acelera reestruturação
TÓQUIO (Reuters) - A Sony alertou nesta quinta-feira que vai registrar prejuízo operacional anual recorde de 2,9 bilhões de dólares por causa da queda na demanda e valorização do iene. A companhia revelou novas medidas de restruturação em suas operações com eletrônicos. O prejuízo operacional será o primeiro da Sony em 14 anos, o que sinaliza agravamento dos problemas de uma companhia que caiu atrás da Apple no mercado de música digital, da Nintendo nos videogames e está perdendo dinheiro com televisores de telas planas.
Google deixa de ser a melhor empresa para se trabalhar--Fortune
NOVA YORK (Reuters) - A empresa norte-americana de tecnologia Google perdeu para a NetApp o título de melhor empresa para trabalhar, disse nesta quinta-feira a revista Fortune. O Google, que encabeçou a lista nos dois últimos anos, caiu para número quatro na relação das melhores empresas para se trabalhar, a maioria das quais tem postos abertos e está contratando.
Ações da Palm caem com preocupação sobre disputa legal com Apple
NOVA YORK (Reuters) - As ações da Palm chegaram a cair oito por cento nesta quinta-feira, devido às preocupações dos investidores quanto a uma possível contestação judicial da rival Apple sobre o Pre, o celular equipado com tela de toque que a Palm planeja lançar. O vice-presidente operacional da Apple, Tim Cook, disse na noite de quarta-feira que sua empresa utilizaria todas as suas armas para combater qualquer um que "metesse a mão" em sua propriedade intelectual.
Resultado da Nokia fica abaixo do esperado no trimestre
HELSINQUE (Reuters) - A maior fabricante de celulares do mundo, a Nokia, divulgou nesta quinta-feira resultado trimestral abaixo do esperado e alertou o mercado que as vendas em volume do mercado mundial devem cair cerca de 10 por cento com a crise internacional afetando a demanda dos consumidores. No mês passado, a companhia havia informado que o mercado recuaria 5 por cento ou mais em 2009.
Presidentes da RIM podem enfrentar multa de até US$80 milhões
TORONTO (Reuters) - Órgãos reguladores canadenses avaliam aplicar uma multa recorde de até 100 milhões de dólares canadenses (80 milhões de dólares) para os dois principais executivos da Research in Motion (RIM) por seus papéis em uma controversa contabilização de programa de opções de ações em 1996, segundo o jornal Globe and Mail. O colegiado da Ontario Securities Commission (OSC) está em discussões avançadas com os advogados que representam os dois presidentes-executivos da RIM, Jim Balsillie e Mike Lazaridis, publicou o jornal nesta quinta-feira, citando pessoas familiarizadas com o assunto.
Encomendas de equipamentos para produção de chips despencam
TÓQUIO (Reuters) - Encomendas de equipamentos japoneses usados para fabricar semicondutores despencaram 83 por cento em dezembro em relação ao mesmo mês de 2007, diante de um cenário em que fabricantes de chips mantêm gastos em um nível mínimo, mostraram cálculos baseados em dados da indústria nesta quinta-feira. As encomendas em dezembro por equipamentos usados para processar wafers, imprimir circuitos, cortá-los em chips e testá-los foram de 21,01 bilhões de ienes (235,9 milhões de dólares), queda elevada ante valor de 126,49 bilhões de ienes um ano antes, e metade das encomendas do mês anterior.

Obama promete lutar "ativamente" por paz no O.Médio



Washington, 22 jan (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu hoje envolver-se "de maneira ativa e enérgica" na busca pela paz entre palestinos e israelenses.
Em um ato no Departamento de Estado, Obama ressaltou que os EUA estão "comprometidos com a segurança em Israel", mas que as fronteiras com a Faixa de Gaza têm que ser abertas.
Pouco antes de Obama falar, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, apresentou o ex-senador George Mitchell e o ex-secretário de Estado adjunto Richard Holbrooke como novos enviados para o Oriente Médio e para o Afeganistão e o Paquistão, respectivamente.
Em seu discurso, Obama manifestou seu compromisso com uma solução duradoura que inclua dois Estados, o israelense e o palestino, vivendo em paz.
Seria "intolerável um futuro sem esperança" para o povo palestino, acrescentou presidente.
Obama também disse que o Hamas precisa parar de lançar foguetes contra o sul de Israel e que as tropas israelenses devem se retirar "totalmente" da Faixa de Gaza.
Além disso, o novo ocupante da Casa Branca pediu que os países árabes apóiem a Autoridade Nacional Palestina (ANP), dêem passos rumo à normalização das relações com Israel e se oponham ao extremismo.
Durante o discurso, Obama prometeu ainda uma nova etapa para a política externa americana, na qual, segundo disse, a diplomacia será fortalecida.
"Não podemos prometer que vamos solucionar cada problema no mundo, mas, sim, podemos promover os ideais" americanos, declarou.
Obama, que fez elogios rasgados a Hillary Clinton, sua nova secretária de Estado, foi muito aplaudido quando se referiu ao fechamento de Guantánamo: "Podemos dizer sem reservas e sem medo de errar que os Estados Unidos não torturarão". EFE